12 de March de 2024 em Fortaleza

Juventude Digital capacita 30 mil alunos para mercado da tecnologia em dois anos

Política pública criada em 2021 já alcançou 75% da meta da gestão


 

Grupo de pessoas em apresentação na Câmara Municipal
Resultados foram apresentados durante solenidade na Câmara Municipal (Fotos: JL Rosa/CMFor)

O Juventude Digital (JD), da Prefeitura de Fortaleza, capacitou 30 mil jovens para o mercado da tecnologia, alcançando 75% da meta do programa. Esses e outros resultados estão no relatório de atividades do JD e foram apresentados pela Prefeitura, nesta terça-feira (12/03), na Câmara Municipal. O programa, criado em outubro de 2021, foi instituído como política pública permanente da cidade pela Lei Municipal nº 11.172.

Em dois anos, o programa ainda realizou 241 cursos e oficinas, e alcançou 43 mil pessoas por meio de 145 eventos. Tássila Ribeiro, 22 anos, é uma das alunas beneficiadas. A jovem passou por cursos na área de jogos, foi bolsista do JD e conseguiu um estágio na Controladoria Geral do Município (CGM), por meio do projeto Jovens Talentos, onde ajudou a criar um jogo premiado em 2023.

Na solenidade, Tássila contou como o programa a ajudou a se desenvolver pessoal e profissionalmente. “Consegui descobrir todas as possibilidades do mercado da tecnologia e o que eu quero para minha carreira. Só tenho a agradecer por essa política pública que está transformando a realidade de tantos jovens de Fortaleza”, disse.

Residente no Presidente Kennedy e oriunda da rede pública de ensino, Tássila faz parte do público-alvo do programa. Cerca de 87% dos alunos do Juventude Digital moram em bairros de IDH baixo ou muito baixo. Enquanto isso, 75% dos jovens atendidos são egressos de escolas públicas.

Aluna do Juventude Digital discursando na Câmara Municipal
Tássila Ribeiro, 22 anos, conseguiu seu estágio por meio do projeto Jovens Talentos, do Juventude Digital

Resultados

Após dois anos, o programa se consolida como a maior política pública permanente de capacitação para a tecnologia no Nordeste. Coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), o Juventude Digital é organizado nos eixos de JD Mercado, JD Hardware, JD Ensino Fundamental e JD Games.

Segundo Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova, o JD foi idealizado ainda durante a pandemia de covid-19, no Plano de Governo do prefeito José Sarto, como uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico, considerando a necessidade de inclusão produtiva da juventude e a falta de profissionais qualificados no setor.

De acordo com dados da PNAD Contínua de 2020, mais de 63 mil jovens de Fortaleza nem trabalhavam, nem estudavam. Além disso, 47,5% dos jovens desempregados tinham até 29 anos. Em contrapartida, o mercado da tecnologia deve ter um déficit de 530 mil profissionais até 2025, segundo pesquisa do Google.

“Criamos o JD para ser uma ponte entre o potencial da nossa juventude e as oportunidades do mercado da tecnologia, gerando emprego e renda. A economia digital é um dos principais motores do desenvolvimento dos países nos próximos anos e seu insumo fundamental é a mão de obra qualificada. Essa é a lacuna que o JD procura preencher”, salientou Luiz Alberto durante o evento na Câmara dos Vereadores.

Homem discursando na Câmara Municipal
“Criamos o JD para ser uma ponte entre o potencial da nossa juventude e as oportunidades do mercado da tecnologia, gerando emprego e renda", explicou o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia

Ianna Brandão, coordenadora do Juventude Digital, destaca que o programa foi ganhando complexidade ao longo do tempo, desenvolvendo estratégias de empregabilidade a partir das demandas de seu público-alvo. “O JD vai além da capacitação, acompanhando os jovens para que eles alcancem seus sonhos e inspirem outros jovens. Neste ano, queremos ampliar ainda mais nossas parcerias com empresas e organizações, aproximando nossa juventude do mercado de trabalho”, completou.

Por ser uma política pública intersetorial, o JD conta com a parceria de outros órgãos na sua execução, incluindo a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). Davi Gomes, titular da Sejuv, ressaltou que a juventude tem sido uma prioridade da gestão. “Estamos vendo o resultado de uma política pública de qualidade que tem transformado a vida de tantos jovens. O Juventude Digital faz parte da estratégia do prefeito Sarto de aproveitar o potencial dos jovens da cidade”, enfatizou.

Acesse o relatório de atividades do Juventude Digital

Novas metas

Até 2024, o Juventude Digital deverá ultrapassar a meta da gestão de qualificar 40 mil jovens. Além disso, há perspectiva de inaugurar novos equipamentos, como seis novos Centros de Recondicionamento Tecnológico (CRTs) na cidade. Novas parcerias com empresas, universidades e startups também serão firmadas com o intuito de ampliar a rede de oportunidades dos jovens qualificados pelo programa.

Serviço
Juventude Digital
Mais informações: site do JDInstagram do JD

Juventude Digital capacita 30 mil alunos para mercado da tecnologia em dois anos

Política pública criada em 2021 já alcançou 75% da meta da gestão

 

Grupo de pessoas em apresentação na Câmara Municipal
Resultados foram apresentados durante solenidade na Câmara Municipal (Fotos: JL Rosa/CMFor)

O Juventude Digital (JD), da Prefeitura de Fortaleza, capacitou 30 mil jovens para o mercado da tecnologia, alcançando 75% da meta do programa. Esses e outros resultados estão no relatório de atividades do JD e foram apresentados pela Prefeitura, nesta terça-feira (12/03), na Câmara Municipal. O programa, criado em outubro de 2021, foi instituído como política pública permanente da cidade pela Lei Municipal nº 11.172.

Em dois anos, o programa ainda realizou 241 cursos e oficinas, e alcançou 43 mil pessoas por meio de 145 eventos. Tássila Ribeiro, 22 anos, é uma das alunas beneficiadas. A jovem passou por cursos na área de jogos, foi bolsista do JD e conseguiu um estágio na Controladoria Geral do Município (CGM), por meio do projeto Jovens Talentos, onde ajudou a criar um jogo premiado em 2023.

Na solenidade, Tássila contou como o programa a ajudou a se desenvolver pessoal e profissionalmente. “Consegui descobrir todas as possibilidades do mercado da tecnologia e o que eu quero para minha carreira. Só tenho a agradecer por essa política pública que está transformando a realidade de tantos jovens de Fortaleza”, disse.

Residente no Presidente Kennedy e oriunda da rede pública de ensino, Tássila faz parte do público-alvo do programa. Cerca de 87% dos alunos do Juventude Digital moram em bairros de IDH baixo ou muito baixo. Enquanto isso, 75% dos jovens atendidos são egressos de escolas públicas.

Aluna do Juventude Digital discursando na Câmara Municipal
Tássila Ribeiro, 22 anos, conseguiu seu estágio por meio do projeto Jovens Talentos, do Juventude Digital

Resultados

Após dois anos, o programa se consolida como a maior política pública permanente de capacitação para a tecnologia no Nordeste. Coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), o Juventude Digital é organizado nos eixos de JD Mercado, JD Hardware, JD Ensino Fundamental e JD Games.

Segundo Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova, o JD foi idealizado ainda durante a pandemia de covid-19, no Plano de Governo do prefeito José Sarto, como uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico, considerando a necessidade de inclusão produtiva da juventude e a falta de profissionais qualificados no setor.

De acordo com dados da PNAD Contínua de 2020, mais de 63 mil jovens de Fortaleza nem trabalhavam, nem estudavam. Além disso, 47,5% dos jovens desempregados tinham até 29 anos. Em contrapartida, o mercado da tecnologia deve ter um déficit de 530 mil profissionais até 2025, segundo pesquisa do Google.

“Criamos o JD para ser uma ponte entre o potencial da nossa juventude e as oportunidades do mercado da tecnologia, gerando emprego e renda. A economia digital é um dos principais motores do desenvolvimento dos países nos próximos anos e seu insumo fundamental é a mão de obra qualificada. Essa é a lacuna que o JD procura preencher”, salientou Luiz Alberto durante o evento na Câmara dos Vereadores.

Homem discursando na Câmara Municipal
“Criamos o JD para ser uma ponte entre o potencial da nossa juventude e as oportunidades do mercado da tecnologia, gerando emprego e renda", explicou o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia

Ianna Brandão, coordenadora do Juventude Digital, destaca que o programa foi ganhando complexidade ao longo do tempo, desenvolvendo estratégias de empregabilidade a partir das demandas de seu público-alvo. “O JD vai além da capacitação, acompanhando os jovens para que eles alcancem seus sonhos e inspirem outros jovens. Neste ano, queremos ampliar ainda mais nossas parcerias com empresas e organizações, aproximando nossa juventude do mercado de trabalho”, completou.

Por ser uma política pública intersetorial, o JD conta com a parceria de outros órgãos na sua execução, incluindo a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). Davi Gomes, titular da Sejuv, ressaltou que a juventude tem sido uma prioridade da gestão. “Estamos vendo o resultado de uma política pública de qualidade que tem transformado a vida de tantos jovens. O Juventude Digital faz parte da estratégia do prefeito Sarto de aproveitar o potencial dos jovens da cidade”, enfatizou.

Acesse o relatório de atividades do Juventude Digital

Novas metas

Até 2024, o Juventude Digital deverá ultrapassar a meta da gestão de qualificar 40 mil jovens. Além disso, há perspectiva de inaugurar novos equipamentos, como seis novos Centros de Recondicionamento Tecnológico (CRTs) na cidade. Novas parcerias com empresas, universidades e startups também serão firmadas com o intuito de ampliar a rede de oportunidades dos jovens qualificados pelo programa.

Serviço
Juventude Digital
Mais informações: site do JDInstagram do JD