09 de November de 2021 em Controladoria e Ouvidoria

Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal completa um ano de funcionamento

O Sistema qualificou o serviço, permitindo ao cidadão o registro de suas manifestações pela internet


Um dos principais canais de comunicação entre a gestão e o cidadão, o Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom) da Prefeitura de Fortaleza completa um ano de funcionamento com o registro de 22.741 manifestações. Durante os dois primeiros meses de seu lançamento, em 9 de novembro de 2020, foram abertos 2.565 pedidos, das quais 69,7% foram registradas somente pela nova plataforma. A média mensal de atendimentos saltou de 142 solicitações para mais de 3.000, em 2021.

A plataforma, gerida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, passou por mudanças esse ano, qualificando assim o serviço. O Sistema que unifica a base de dados utilizada pelas ouvidorias dos órgãos da Prefeitura, possibilita à área manter um histórico das manifestações, por tipo e nível de serviço, dentre outros requisitos necessários à efetividade de um sistema integrado e on-line.

A secretária chefe da CGM, Christina Machado, destacou o aumento das manifestações em 2021. “O sistema, disponível através de sua plataforma on-line, permitiu uma aproximação maior da gestão com o cidadão. Quando comparamos o primeiro semestre de 2020 e de 2021, percebemos um aumento de 1.300% nas aberturas de novas manifestações. Esse dado reflete a procura do cidadão pelo serviço, e a certeza de que sua solicitação será acolhida e atendida”, informou Christina.

Desde o seu lançamento, entre as manifestações realizadas, 56% corresponderam a pedido de informação, elogios e sugestões, enquanto que 43% estavam relacionadas a reclamações e 0,9% a denúncias. A Iluminação pública e informações relacionadas a covid, como a fiscalização e o atendimento de postos e hospitais estiveram entre os temas mais solicitados.

Para a ouvidora geral de Fortaleza, Lílian Fontele, o sistema trouxe mais comodidade para o cidadão. “O sistema de Ouvidoria Digital oferece mais agilidade e autonomia ao cidadão de Fortaleza, pela possibilidade de fazer o registro da ocorrência pela internet, sem sair de casa, além de oportunizar acompanhar todo o processo até a sua resolução, fortalecendo assim a transparência”, explica a ouvidora.

informações

Acesso ao SISCOM

O usuário, consegue registrar sua manifestação pelo seguinte endereço https://ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br/portal e acompanhar todo o trâmite do processo através de um número de protocolo e senha gerados automaticamente por ocasião do envio da demanda por meio do sistema. Ao cadastrar a manifestação o cidadão pode informar um e-mail, sendo enviado através dele o andamento da manifestação. Possibilita, ainda, que sejam anexados arquivos múltiplos, em diferentes formatos (documentos, fotos, áudios ou vídeos) até o limite máximo de 10MB, como meio de prova.

Canais de acesso a Ouvidoria

A Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza também pode ser acionada através do número 156 da “Central 156”, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e na forma presencial na Avenida Dom Luís, 807 – Meireles / 11º andar. Por esses canais, o cidadão pode cadastrar suas manifestações, entre sugestões, elogios, solicitação de informações, reclamações ou denúncias.

Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal completa um ano de funcionamento

O Sistema qualificou o serviço, permitindo ao cidadão o registro de suas manifestações pela internet

Um dos principais canais de comunicação entre a gestão e o cidadão, o Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom) da Prefeitura de Fortaleza completa um ano de funcionamento com o registro de 22.741 manifestações. Durante os dois primeiros meses de seu lançamento, em 9 de novembro de 2020, foram abertos 2.565 pedidos, das quais 69,7% foram registradas somente pela nova plataforma. A média mensal de atendimentos saltou de 142 solicitações para mais de 3.000, em 2021.

A plataforma, gerida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, passou por mudanças esse ano, qualificando assim o serviço. O Sistema que unifica a base de dados utilizada pelas ouvidorias dos órgãos da Prefeitura, possibilita à área manter um histórico das manifestações, por tipo e nível de serviço, dentre outros requisitos necessários à efetividade de um sistema integrado e on-line.

A secretária chefe da CGM, Christina Machado, destacou o aumento das manifestações em 2021. “O sistema, disponível através de sua plataforma on-line, permitiu uma aproximação maior da gestão com o cidadão. Quando comparamos o primeiro semestre de 2020 e de 2021, percebemos um aumento de 1.300% nas aberturas de novas manifestações. Esse dado reflete a procura do cidadão pelo serviço, e a certeza de que sua solicitação será acolhida e atendida”, informou Christina.

Desde o seu lançamento, entre as manifestações realizadas, 56% corresponderam a pedido de informação, elogios e sugestões, enquanto que 43% estavam relacionadas a reclamações e 0,9% a denúncias. A Iluminação pública e informações relacionadas a covid, como a fiscalização e o atendimento de postos e hospitais estiveram entre os temas mais solicitados.

Para a ouvidora geral de Fortaleza, Lílian Fontele, o sistema trouxe mais comodidade para o cidadão. “O sistema de Ouvidoria Digital oferece mais agilidade e autonomia ao cidadão de Fortaleza, pela possibilidade de fazer o registro da ocorrência pela internet, sem sair de casa, além de oportunizar acompanhar todo o processo até a sua resolução, fortalecendo assim a transparência”, explica a ouvidora.

informações

Acesso ao SISCOM

O usuário, consegue registrar sua manifestação pelo seguinte endereço https://ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br/portal e acompanhar todo o trâmite do processo através de um número de protocolo e senha gerados automaticamente por ocasião do envio da demanda por meio do sistema. Ao cadastrar a manifestação o cidadão pode informar um e-mail, sendo enviado através dele o andamento da manifestação. Possibilita, ainda, que sejam anexados arquivos múltiplos, em diferentes formatos (documentos, fotos, áudios ou vídeos) até o limite máximo de 10MB, como meio de prova.

Canais de acesso a Ouvidoria

A Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza também pode ser acionada através do número 156 da “Central 156”, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e na forma presencial na Avenida Dom Luís, 807 – Meireles / 11º andar. Por esses canais, o cidadão pode cadastrar suas manifestações, entre sugestões, elogios, solicitação de informações, reclamações ou denúncias.