Com o intuito de garantir um deslocamento seguro para quem utiliza a Av. Osório de Paiva, a Prefeitura de Fortaleza continua implantando um conjunto de ações de segurança viária ao longo da via. A medida integra um pacote de intervenções viárias que é executado para reduzir o número de mortes e resguardar a integridade dos pedestres, permitindo maior segurança durante as travessias. A Av. Osório de Paiva é conhecida pelo alto índice de acidentalidade tendo sido registrado um total de 129 óbitos nos últimos dez anos.
As ações incluem implantação de seis novos semáforos, readequação de calçadas e nova sinalização indicando o limite máximo de velocidade para 50 km/h para o tráfego de veículos. O início da instalação das placas de velocidade começa nesta quinta-feira (30/08), com previsão de conclusão de toda a sinalização para terceira semana de setembro. O trecho contemplado neste primeiro momento vai da Av. Gomes Brasil até a Perimetral.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance da pessoa atropelada sobreviver. Dados recentes divulgados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) reforçam o impacto desta iniciativa na preservação das vidas. Exemplo disso é que na Av. Leste-Oeste o número de atropelamentos caiu 63% e o quantitativo de acidentes com vítima reduziu 54% após a mudança.
Embora os agentes de trânsito atuem na área para um trabalho de orientação, os condutores terão um período educativo de no mínimo seis meses para se adaptarem à nova regra. Quem exceder a velocidade de 60 km/h, entretanto, continuará passivo de fiscalização.
Intervenções viárias
Considerada uma das vias onde mais acontece acidentes fatais, a Av. Osório de Paiva vem recebendo desde maio deste ano um pacote de intervenções viárias para garantir a segurança de condutores e pedestres. Já foram instalados seis novos semáforos: um para pedestres em frente ao Terminal do Siqueira e os outros no cruzamento da Av. Osório de Paiva com as ruas Afrânio Peixoto, Napoleão Quezado, Dom Henrique, Leblon Maia e Leão do Norte. Foi implantado ainda estágio para pedestres nos equipamentos existentes no cruzamento da Av. Osório de Paiva com Raimundo Neri e Av. Osório de Paiva com Rua Luiz Vieira, locais onde as conversões à esquerda foram proibidas.
Os trabalhos continuam e estão previstas ainda ações de melhoria de calçadas e revitalização da sinalização vertical e horizontal. A expectativa é continuar reduzindo o número de vítimas no trânsito a exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos. Em 2017, foram registrados 256 óbitos na cidade, 9% a menos quando comparado a 2016.