A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está com seleção pública aberta para a contratação de profissionais que irão ocupar cargos comissionados na área da saúde de Fortaleza. Serão selecionados gestores para Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS/ Postos de Saúde), coordenadores de Regionais de Saúde, gestores de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), diretores executivos de hospitais e gerente da célula do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O objetivo é fortalecer a Rede Municipal de Saúde, responsável pela prevenção de doenças, promoção da saúde e organização dos serviços assistenciais.
De acordo com o Edital de Convocação Nº 68/2025, estão sendo ofertadas 166 vagas: 134 para gestor de UAPS, seis para coordenador de Regional de Saúde, 16 para gestor de CAPS, nove para diretor executivo de hospital e uma para gerente do SAMU.
Para os candidatos servidores das esferas municipal, estadual ou federal, os vencimentos variam entre R$ 1.752,39 e R$ 4.137,87. Para os não servidores, será acrescido à remuneração do cargo o valor de R$ 716,92, correspondente ao Vencimentos de Cargos Comissionado (VCC).
Os profissionais selecionados atuarão em funções de liderança e gestão, sendo responsáveis pelo pleno funcionamento das unidades sob sua chefia. Entre as atribuições, estão o planejamento, a organização, a execução e o acompanhamento de Planos de Gestão. A seleção pública terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, a critério da Administração Pública.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Imparh, entre as 14h do dia 11 de abril e as 23h59 do dia 30 de abril de 2025 (horário de Fortaleza-CE). Para se inscrever o candidato deve ter graduação em qualquer curso de nível superior, e experiência mínima de um ano em gestão pública e/ou privada, em ambos os casos na área da saúde.
Para admissão, os candidatos convocados deverão apresentar a documentação exigida para nomeação na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), localizada na Rua Barão do Rio Branco, 910 - Centro, conforme orientações que serão divulgadas posteriormente em edital específico. A ausência ou atraso na entrega dos documentos implicará na perda do direito à contratação.