O prefeito José Sarto recebeu, nesta quinta-feira (11/11), no Paço Municipal, alunos das escolas municipais aprovados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), nos processos seletivos que ocorreram entre 2019.2 e 2021.1. Na ocasião, além de um bate-papo com os estudantes, o prefeito, juntamente com a secretária Municipal da Educação, Dalila Saldanha, entregou placas em reconhecimento às escolas e aos Distritos de Educação que tiveram o maior número de alunos aprovados.
“Hoje, Fortaleza é a terceira capital com melhor avaliação da Educação, caminhando para a primeira posição. Quero parabenizar a nossa equipe de Educação que está colocando Fortaleza nesta rota da vitória na área do conhecimento, que tem um valor inestimável. Temos quase 500 jovens selecionados para cursos do IFCE, e sabemos das dificuldades que um processo de seleção para um instituto federal traz, então, são jovens que terão suas vidas impactadas positivamente e vão servir de exemplo para outros”, comemorou o prefeito.
No total, 455 alunos da Rede Municipal ingressaram no Instituto Federal nas últimas seleções. Em 2020, foram aprovados 231 alunos. Já na etapa 2021.1, 104 estudantes ingressaram no IFCE.
A Escola Municipal José de Alencar (Distrito de Educação 1) foi homenageada pela Prefeitura, recebendo o primeiro lugar entre as escolas da Rede Municipal com maior número de alunos aprovados no IFCE. No total, 47 estudantes da unidade tiveram aprovação. O segundo lugar ficou com a Escola Municipal de Tempo Integral Guiomar da Silva Almeida (Distrito de Educação 6), com 33 alunos aprovados. Já o terceiro lugar foi para a Escola Municipal de Tempo Integral Professor José Júlio da Ponte (Distrito de Educação 3), contabilizando 25 alunos aprovados.
Projeto de incentivo
Os estudantes fizeram parte do projeto #EuNoIFCE, iniciativa que promove o incentivo e suporte aos discentes do 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA IV) para que participem do processo seletivo. O projeto é realizado em diferentes etapas: campanha de emissão dos documentos, aulões de preparação e acompanhamento dos alunos nas inscrições, no dia da prova e no processo de matrícula na instituição de ensino.
“Essa trilha pedagógica dá apoio e motivação aos estudantes, com uma trajetória desde o início do ano até o final das inserções das matrículas. A gente busca apoiar os estudantes não só na aprendizagem, mas também no processo de matrícula, providenciando, por exemplo, o deslocamento para a emissão de documentos, reunião de grupos para realizar a inscrição, aulões extras, além de acompanhamento no dia da prova, levando os estudantes e ofertando água e lanches em tendas de apoio nos locais”, explicou a secretária Municipal da Educação, Dalila Saldanha.
A iniciativa ainda garante suporte após a aprovação dos alunos, com encaminhamento para estágios remunerados, como forma de evitar o abandono dos cursos técnicos.
A aprovação dos alunos da Rede Municipal foi registrada em escolas de tempo parcial, de tempo integral e nas unidades com atividades do Aprender Mais, que permitem a ampliação da jornada escolar e contribuem para o alcance de bons resultados dos alunos. Nessas ações, os estudantes realizam o ensino regular nas escolas e, no contraturno, recebem reforço escolar e participam de outras atividades esportivas e culturais.
Eduarda Alves, 15, passou na seleção para o curso técnico de Telecomunicações aos 14 anos, quando cursava o 9º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Felício Lopes. Por meio do projeto, ela teve acesso a matérias avançadas, que, segundo ela, contribuíram para a aprovação.
“Tinha professores maravilhosos, é um incentivo a mais para buscar o que a gente quer, buscar um futuro. Eu fazia turmas especiais, o ITA, e me dedicava bastante na escola, pra mim, estudar sempre foi o foco”, declarou a estudante.
Ao enxergar a oportunidade, a aluna Lorena Damião, 16, conversou com os pais e decidiu se dedicar ao projeto, culminando na aprovação para o curso de Eletrotécnica do IFCE.
“Sempre estudei em escola pública, mesmo com as dificuldades tive professores esforçados, e quando vi essa oportunidade, foquei. Eram matérias que nunca tinha visto, e tem toda a questão social, porque moro na favela e ir para um lugar considerado para pessoas de um maior poder aquisitivo era algo novo. Mas foi muito bom, é um curso que tem um futuro muito bom”, relatou.
Projeto
A ação #EuNoIFCE faz parte do projeto Aprender Mais, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da SME, com o compromisso de fortalecer a aprendizagem dos estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA IV). O projeto busca a consolidação dos conteúdos de português e matemática, com a realização de aulões, aplicação de simulados, além de palestras motivacionais e programações especiais com música, dança, teatro, ginástica, entre outras ações.
Para dar suporte aos alunos no dia do exame, a SME realiza as ações “Semana IF” e "Dia IF", com atividades de elucidação sobre o edital e motivação para os estudantes que realizaram o processo seletivo, com tendas nos dois maiores lugares de prova com equipes a postos. Outra ação já realizada é o jogo #EunoIFCE, que tem o objetivo de trabalhar de forma lúdica as orientações da prova com os estudantes.
As atividades têm como foco a melhor preparação dos alunos para o Ensino Médio, para avaliações externas, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), e para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).