A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promove, no fim deste mês de junho e ao longo de todo o mês de julho, o Programa de Aulas Abertas "Edição Ceará". Especialmente desenvolvido para o período de férias, o programa conta com 16 cursos ministrados por importantes nomes da dança cênica do Estado. Com exceção da aula inaugural de cada um dos professores, que será aberta ao público e com transmissão ao vivo do canal da Vila das Artes na plataforma de vídeos Youtube, as demais aulas ocorrerão por meio de videoconferências na plataforma Google Meet. As inscrições devem ser realizadas on-line em www.linktr.ee/viladasartes.
Participam como professores da "Semana 1" da Edição Ceará do Programa de Aulas Abertas: Silvia Moura, Rubéns Lopes, Douglas Motta, Andréa Bardawill, João Paulo Lima, Flávio Sampaio, Luiz Alexandre e Fauller. Para saber mais sobre os cursos, confira a programação abaixo. Informações sobre a "Semana 2" do evento serão divulgadas em breve.
"São profissionais que participam ativamente da formação de uma ou mais gerações de dançarinos no Ceará e no Brasil", comenta Marina Carleial, coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. "É realmente uma honra e um grande prazer para a Vila das Artes permitir aos interessados participar dessa grande jornada, com aulas práticas e de partilhas sobre a carreira e outras experiências com essas figuras tão especiais para a dança local e nacional", complementa a coordenadora.
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI)
Programação
Cada curso consiste em três encontros on-line. O primeiro é aberto ao público e ocorre por meio de uma live no canal da Vila das Artes no YouTube. Já é possível acessar cada um dos links para acionar o lembrete. Para acessar o canal da Vila, clique aqui.
As outras duas aulas ocorrem por meio de videoconferências na plataforma Google Meet. Para participar delas, é preciso estar inscrito no curso. Confira abaixo o detalhamento de cada uma das atividades. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.
- "A Dança das Coisas", com Sílvia Moura:
O curso trabalha a criação e a composição de experiências para cenas curtas, vídeos ou performance, a partir da observação e da utilização de diversos recursos como material de cena. "Iremos potencializar o estado de presença a partir da observação do que nos rodeia e constitui nosso ser-corpo-dança", explica Sílvia Moura.
Data: 28 a 30/06
Hora: das 14h às 15h30
Live no YouTube: 28/06, às 14h
- "Dança Negra Contemporânea", com Rubéns Lopes:
O curso visa trabalhar as bases do Corpo Lânguido (Cia Anagrama) com suas referências negríndias. O objetivo é proporcionar momentos que sensibilizem o sentido da audição, além das práticas para um melhor aprofundamento corporal e entendimento sensorial, potencializando o repertório de cada participante com ênfase no movimento multidimensional a partir de exercícios que estimulem a conexão entre corpo e espaço. "Pretendemos perceber as motivações de movimento e entendê-lo no corpo de forma sensorial, dando ênfase na fluência da movimentação dos exercícios propostos e na musicalidade afro referenciadas", explica Rubéns Lopes.
Data: 28 a 30/06
Hora: das 16h às 17h30
Live no YouTube: 28/06, às 16h
- "Balé Clássico", com Douglas Motta:
"Nas aulas iremos trabalhar equilíbrio, transições, e posicionamentos do corpo em relação à barra e ao centro", explica o ministrante do curso, Douglas Motta.
Data: 01 a 03/07
Hora: das 14h às 15h30
Live no YouTube: 01/07, às 14h
- "A Construção Poética do Visível", com Andréa Bardawill:
A oficina teórico-prática tem como foco apresentar brevemente a abordagem desenvolvida pela coreógrafa, que consiste na experiência terapêutica com a dança a partir da consciência corporal, da educação somática e da improvisação. Podem participar pessoas com ou sem experiência prévia com dança.
Data: 01 a 03/07
Hora: das 16h às 17h30
Live no YouTube: 01/07, às 16h
- "Corporeografismos", com João Paulo Lima
O curso tem a escrita como parte imprescindível do processo de criação. "A palavra é presente. Ela pode ser escrita, desenhada ou perfurada no papel, no espaço onde habitamos. Trabalharemos a percepção da escrita como corpo em movimento e de como o corpo incide nessa escrita. Experimentaremos a escrita como um lugar onde o corpo agrega sensações e afetos.
Data: 05 a 07/07
Hora: das 14h às 15h30
Live no YouTube: 05/07, às 14h
- "O Balé em corpos diversos", com Flávio Sampaio
O curso apresenta e se utiliza da metodologia de ensino do balé clássico em corpos de compleição diferenciada, desenvolvida na Escola de Dança de Paracuru entre os anos 2003 e 2013, que se fundamenta nos conceitos da educação somática, na alteração do eixo do corpo, associados aos princípios de “estabilidade” e “perpendicularidade”. "Encontra-se, a partir daí, um ponto de sustentação corporal diferenciado dos métodos tradicionais do ensino do balé e idêntico ao da técnica Graham, do Teatro Nô, das danças balinesas e das danças de tambores africanas. "Esse corpo híbrido, desassociado das características culturais das matrizes europeias, pode migrar por diversas estéticas", explica Flávio Sampaio.
Data: 05 a 07/07
Hora: das 16h às 17h30
Live no YouTube: 05/07, às 16h
- "Hip-hop - Dicionário Corporal", com Luiz Alexandre
O curso tem como objetivo explorar os fundamentos das danças sociais do hip hop dance para contribuir com novas perspectivas de movimento e ampliar o repertório corporal dos estudantes.
Data: 08 a 10/07
Hora: das 14h às 15h30
Live no YouTube: 08/07, às 14h
- "Notas para uma Composição Viva", com Fauller
A oficina propõe uma série de exercícios e falas que relacionam arte e vida cotidiana, a fim de fazer emergir diferentes qualidades de presenças em uma composição.
Data: 08 a 10/07
Hora: 16h às 17h30
Live no YouTube: 08/07, às 16h
Sobre os ministrantes
Sílvia Moura iniciou os estudos em Dança Clássica com a Maitre Ana Virginia Valente, em 1974 . Os estudos em Teatro foram iniciados no Movimento de Teatro Amador com o Professor Ivonilson Borges, no ano de 1987. Formou-se pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará, em 1995, e como atriz pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar, em 1997. Concluiu também o Curso de Formação em Criação Coreográfica pelo mesmo instituto, em 2002. Foi presidente da Federação de Teatro Amador do Ceará (Festa), entre os anos de 1990 e 1993, presidente da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), em 2016 e 2017, e é membro do Fórum de Dança do Ceará desde 1999. Atualmente, faz parte da Escola Carnaubal – Estudos sobre Políticas Culturais, cursa formação em Arte Terapia e se dedica à criação em dança-teatro e à escrita literária.
Rubéns Lopes é artista, professor e pesquisador em dança. Mestrando em Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), é formado pelo Curso Técnico em Dança do Ceará (CTD) e pela Licenciatura em Dança na Universidade Federal do Ceará (UFC). Dirige a Cia. Anagrama desde 2008, onde desenvolve a pesquisa de movimento em dança do “Corpo Lânguido”. Atualmente, coordena o e compõe o quadro de professores de diversas escolas de dança, na capital e no interior do Estado. Dentro do ativismo no Movimento Negro, pesquisa as danças negras ancestrais e da diáspora. É membro do Fórum de Dança do Ceará, da Juventude Negra Kalunga, do Coletivo CREWolos e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) Campus Fortaleza.
Douglas Motta é professor, bailarino e coreógrafo. É graduado em Pedagogia, pós-graduado em Arte Educação e Cultura Popular. É formado em Ballet Clássico pela Escola de Ballet Gorette Quintela.
Andréa Bardawil é coreógrafa, professora de dança e arte-terapeuta. Trabalha com a Companhia da Arte Andanças há 30 anos, com a qual desenvolve espetáculos e projetos colaborativos, experimentando a interface da dança com outras linguagens. Atualmente, dedica-se à sistematização de uma abordagem terapêutica com a dança, chamada "A Construção Poética do Visível", realizando atendimentos e cursos.
João Paulo Lima é doutorando em Dança na Universidade de Lisboa, em Portugal, mestre em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e técnico em Dança pelo Porto Iracema das Artes. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência.
Flávio Sampaio acumula 48 anos de experiências no palco e 34 anos no ensino da dança. Atuou como maitre de Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, professor da Escola do Ballet Bolshoi no Brasil, professor do Curso de Dança da UniverCidade (RJ), coordenador do Curso de Dança da Universidade Gama Filho, coordenador do Curso Técnico em Dança do Ceará e diretor do Colégio de Dança do Ceará. É autor de livros sobre o ensino da dança clássica, como “Ballet Essencial” e “Balé Passo a Passo”. É também consultor artístico do Ministério da Cultura da República de Cabo Verde, para a implantação do Ballet Nacional de Cabo Verde, e idealizador do “Projeto Dançar Paracuru”, que reúne a Escola de Dança de Paracuru, a Mostra Paracuru de Dança e a Paracuru Cia. de Dança.
Luiz Alexandre é professor, dançarino, coreógrafo e diretor artístico. Iniciou suas atividades em dança em 1995. Foi aluno do Curso de Capacitação Coreográfica do Colégio de Dança do Ceará e, como professor de Dança Urbana, ministrou cursos e oficinas para diversas escolas e companhias de dança. Atualmente, é diretor e coreógrafo da Arte em Rua Cia. de Dança, diretor geral do Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena (Fiduc) e da Escola Urbana de Dança do Ceará, coordenador artístico do Circuito de Danças Urbanas de Fortaleza e coordenador de Artes e Bibliotecas da Rede Cuca.
Fauller é bailarino e coreógrafo, formado pelo Colégio de Dança do Ceará. Em sua carreira fez colaborações com importantes artistas da Dança e do Cinema. Atualmente, desenvolve seus trabalhos autorais na Cia. Dita, paralelos às suas vivências agroflorestais.
Aulas Abertas
O Programa de Aulas Abertas da Vila das Artes é um projeto que visa proporcionar aos artistas da dança local oportunidades regulares e adequadas de trabalho e aperfeiçoamento técnico-corporal.
"O programa é constituído por módulos independentes entre si e, a cada ação, visa possibilitar o contato de profissionais e estudantes com distintas propostas de trabalho corporal e artístico desenvolvidas em diferentes contextos de pesquisa e criação em Dança", explica Marina Carleial, coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. "No formato virtual, a ação pode ainda ser ampliada para públicos em localidades mais distantes", complementa.
Serviço
Programa de Aulas Abertas – Edição Ceará
Inscrições em www.linktr.ee/viladasartes