21 de June de 2024 em Fortaleza

Serrinha recebe 7° edição do Programa Chega Junto neste sábado (22/06)

O evento acontecerá na Areninha da Serrinha, das 8h30 às 12h


estandes de atendimento do Prefeitura Chega Junto
O Prefeitura Chega Junto visa aproximar os serviços da população e descentralizar os atendimentos do Município (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste sábado (22/06), nova edição do Chega Junto na Serrinha. O evento será na Areninha da Serrinha, das 8h30 às 12h, e contará com uma programação especial de serviços para a população.

Entre os atendimentos ofertados estão atendimentos para pets, oportunidades de capacitação, emissão de documentos (Bilhete Único, Bilhetinho, carteira estudantil, cartão do idoso, cartão gratuidade para pessoas com deficiência), atendimentos em saúde, ações educacionais, entre outras iniciativas municipais.

O Prefeitura Chega Junto visa aproximar os serviços da população e descentralizar os atendimentos do Município. Desde maio, o programa já passou pelos bairros Conjunto Esperança, Messejana, Antônio Bezerra, Pirambu, Bom Jardim e Conjunto Ceará realizando mais de cinco mil atendimentos à população.

Fortaleza Limpa

O Ecoponto itinerante e os agentes do movimento Fortaleza Limpa vão promover uma troca de ideias com a população sobre o descarte correto do lixo e fornecer informações sobre os equipamentos para manejo de resíduos sólidos disponibilizados pela Prefeitura. Além disso, haverá distribuição de mudas e adubos, gibis e jogos educativos.

Saúde

- Vacinação humana
- Verificação de pressão arterial
- Educação em saúde bucal com distribuição de escovas de dente
- Rastreamento de câncer bucal
- Educação em saúde sexual com distribuição de preservativos
- Consultório na Rua (exposição do serviço)
- Divulgação do App Mais Saúde e do Tuk Tuk dos Remédios
- Exposição sobre ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Agypti
- ⁠Acompanhamento do Programa Bolsa Família
- Atendimento nutricional

Além desses serviços, o evento  também vai contar com uma carreta do Programa Vem Saúde, ofertando atendimentos médico, de enfermagem e odontológico, além de exames laboratoriais e pequenos procedimentos.

Serviço aos pets

A Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participa da ação com a realização de consultas clínicas, vacinas anti-rábicas, testes de leishmaniose Visceral Canina (LVC), também conhecida como calazar e encoleiramento de cães para o controle da doença. Ainda terá distribuição de cartilhas educativas.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) oferece os serviços de solicitação de cartões de transporte ao público. Entre os serviços disponíveis, haverá a emissão de Bilhete Único, para usufruir do benefício da integração no transporte, Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, solicitação de 1ª e 2ª via da carteira estudantil, 1ª e 2ª via de Bilhetinho (gratuidade infantil para crianças até 7 anos ou 1,10 m).

Entre as gratuidades no transporte, também haverá a emissão do Cartão do Idoso, além de solicitação de 1ª via e orientação sobre o cartão gratuidade para pessoas com deficiência, voltado para pessoas enquadradas no perfil socioeconômico. Todos os atendimentos da Etufor serão ampliados devido à alta demanda. Confira a documentação necessária para a emissão dos documentos

Mobilidade

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) emitirá as credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, um dos serviços mais requisitados pelo público. Para obter o documento, os interessados devem cumprir os requisitos exigidos como ter mais de 60 anos e comprovar a deficiência.

Documentação necessária
Pessoas com deficiência deverão apresentar laudo ou atestado médico, RG, CPF e comprovante de residência. Os idosos precisam da mesma documentação, com exceção do laudo médico.

Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

A Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) irá oferecer atendimentos de Cadastro Único, solicitação de Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e orientações sobre serviços de proteção à mulher.

Cadastro Único: inscrição e atualização de cadastro de famílias de baixa renda para acesso a programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, entre outros. Confira a documentação necessária

Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). 

Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) estará com um estande do Sine Municipal voltado para o atendimento aos trabalhadores que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho. No local, será possível conferir as vagas de emprego disponíveis, se cadastrar no sistema, tirar dúvidas sobre a elaboração de um currículo, dentre outras atividades.

Haverá também um espaço dedicado ao Programa Nossas Guerreiras, no qual os técnicos da Secretaria irão tirar dúvidas sobre as iniciativas, realizar cadastros, e repassar encaminhamentos para quem deseja participar da iniciativa.

Unidades do Projeto Meu Carrinho Empreendedor também participarão do evento.

Controladoria e Ouvidoria Geral

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) de Fortaleza estará com uma equipe ofertando o serviço de ouvidoria à população, onde poderá ser registrado manifestações relacionadas a sugestões, pedidos de informação, elogio, denúncia ou reclamação.

O atendimento de ouvidoria também acontece por meio do serviço de Ouvidoria Digital, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo número (85) 9 8814.4478 (ligação ou WhatsApp). Caso o cidadão deseje registrar sua manifestação pessoalmente, basta ir até a sede da CGM (Av. Dom Luis, 807 – 7º andar – Aldeota) ou procurar as ouvidorias setoriais localizadas em todas as secretarias e órgãos da administração municipal, além do serviço da central 156.

Procon

Os serviços do Procon estarão disponíveis para a população com orientação jurídica sobre as relações de consumo, além de abertura de reclamação e distribuição de material educativo. A ideia é resolver problemas que envolvam compra de produtos ou contratação de serviços, levando o direito do consumidor para mais próximo do cidadão.

O Procon ressalta que, para registrar uma reclamação, é preciso estar em mãos com cópia de documentos que comprovem a compra de algum produto ou a aquisição de algum serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas, bem como a cópia de documentação pessoal (RG, CPF ou CNH). Também é imprescindível o comprovante de endereço na capital, já que o Procon atende a consumidores residentes em Fortaleza.

Para denúncias e informações relacionadas ao Procon o telefone é o 151.

Serviço
Prefeitura Chega Junto - 7ª edição
Data: 23/06 (sábado)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Areninha da Serrinha (Av. Dr. Silas Munguba, 4423 - Serrinha)

Serrinha recebe 7° edição do Programa Chega Junto neste sábado (22/06)

O evento acontecerá na Areninha da Serrinha, das 8h30 às 12h

estandes de atendimento do Prefeitura Chega Junto
O Prefeitura Chega Junto visa aproximar os serviços da população e descentralizar os atendimentos do Município (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste sábado (22/06), nova edição do Chega Junto na Serrinha. O evento será na Areninha da Serrinha, das 8h30 às 12h, e contará com uma programação especial de serviços para a população.

Entre os atendimentos ofertados estão atendimentos para pets, oportunidades de capacitação, emissão de documentos (Bilhete Único, Bilhetinho, carteira estudantil, cartão do idoso, cartão gratuidade para pessoas com deficiência), atendimentos em saúde, ações educacionais, entre outras iniciativas municipais.

O Prefeitura Chega Junto visa aproximar os serviços da população e descentralizar os atendimentos do Município. Desde maio, o programa já passou pelos bairros Conjunto Esperança, Messejana, Antônio Bezerra, Pirambu, Bom Jardim e Conjunto Ceará realizando mais de cinco mil atendimentos à população.

Fortaleza Limpa

O Ecoponto itinerante e os agentes do movimento Fortaleza Limpa vão promover uma troca de ideias com a população sobre o descarte correto do lixo e fornecer informações sobre os equipamentos para manejo de resíduos sólidos disponibilizados pela Prefeitura. Além disso, haverá distribuição de mudas e adubos, gibis e jogos educativos.

Saúde

- Vacinação humana
- Verificação de pressão arterial
- Educação em saúde bucal com distribuição de escovas de dente
- Rastreamento de câncer bucal
- Educação em saúde sexual com distribuição de preservativos
- Consultório na Rua (exposição do serviço)
- Divulgação do App Mais Saúde e do Tuk Tuk dos Remédios
- Exposição sobre ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Agypti
- ⁠Acompanhamento do Programa Bolsa Família
- Atendimento nutricional

Além desses serviços, o evento  também vai contar com uma carreta do Programa Vem Saúde, ofertando atendimentos médico, de enfermagem e odontológico, além de exames laboratoriais e pequenos procedimentos.

Serviço aos pets

A Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participa da ação com a realização de consultas clínicas, vacinas anti-rábicas, testes de leishmaniose Visceral Canina (LVC), também conhecida como calazar e encoleiramento de cães para o controle da doença. Ainda terá distribuição de cartilhas educativas.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) oferece os serviços de solicitação de cartões de transporte ao público. Entre os serviços disponíveis, haverá a emissão de Bilhete Único, para usufruir do benefício da integração no transporte, Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, solicitação de 1ª e 2ª via da carteira estudantil, 1ª e 2ª via de Bilhetinho (gratuidade infantil para crianças até 7 anos ou 1,10 m).

Entre as gratuidades no transporte, também haverá a emissão do Cartão do Idoso, além de solicitação de 1ª via e orientação sobre o cartão gratuidade para pessoas com deficiência, voltado para pessoas enquadradas no perfil socioeconômico. Todos os atendimentos da Etufor serão ampliados devido à alta demanda. Confira a documentação necessária para a emissão dos documentos

Mobilidade

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) emitirá as credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, um dos serviços mais requisitados pelo público. Para obter o documento, os interessados devem cumprir os requisitos exigidos como ter mais de 60 anos e comprovar a deficiência.

Documentação necessária
Pessoas com deficiência deverão apresentar laudo ou atestado médico, RG, CPF e comprovante de residência. Os idosos precisam da mesma documentação, com exceção do laudo médico.

Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

A Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) irá oferecer atendimentos de Cadastro Único, solicitação de Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e orientações sobre serviços de proteção à mulher.

Cadastro Único: inscrição e atualização de cadastro de famílias de baixa renda para acesso a programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, entre outros. Confira a documentação necessária

Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). 

Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) estará com um estande do Sine Municipal voltado para o atendimento aos trabalhadores que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho. No local, será possível conferir as vagas de emprego disponíveis, se cadastrar no sistema, tirar dúvidas sobre a elaboração de um currículo, dentre outras atividades.

Haverá também um espaço dedicado ao Programa Nossas Guerreiras, no qual os técnicos da Secretaria irão tirar dúvidas sobre as iniciativas, realizar cadastros, e repassar encaminhamentos para quem deseja participar da iniciativa.

Unidades do Projeto Meu Carrinho Empreendedor também participarão do evento.

Controladoria e Ouvidoria Geral

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) de Fortaleza estará com uma equipe ofertando o serviço de ouvidoria à população, onde poderá ser registrado manifestações relacionadas a sugestões, pedidos de informação, elogio, denúncia ou reclamação.

O atendimento de ouvidoria também acontece por meio do serviço de Ouvidoria Digital, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo número (85) 9 8814.4478 (ligação ou WhatsApp). Caso o cidadão deseje registrar sua manifestação pessoalmente, basta ir até a sede da CGM (Av. Dom Luis, 807 – 7º andar – Aldeota) ou procurar as ouvidorias setoriais localizadas em todas as secretarias e órgãos da administração municipal, além do serviço da central 156.

Procon

Os serviços do Procon estarão disponíveis para a população com orientação jurídica sobre as relações de consumo, além de abertura de reclamação e distribuição de material educativo. A ideia é resolver problemas que envolvam compra de produtos ou contratação de serviços, levando o direito do consumidor para mais próximo do cidadão.

O Procon ressalta que, para registrar uma reclamação, é preciso estar em mãos com cópia de documentos que comprovem a compra de algum produto ou a aquisição de algum serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas, bem como a cópia de documentação pessoal (RG, CPF ou CNH). Também é imprescindível o comprovante de endereço na capital, já que o Procon atende a consumidores residentes em Fortaleza.

Para denúncias e informações relacionadas ao Procon o telefone é o 151.

Serviço
Prefeitura Chega Junto - 7ª edição
Data: 23/06 (sábado)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Areninha da Serrinha (Av. Dr. Silas Munguba, 4423 - Serrinha)