Fortaleza apresentou queda expressiva no número de trotes telefônicos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Entre janeiro e dezembro de 2022, foram 363.141 chamadas para a central de atendimento 192, das quais 25.643 foram ligações indevidas, equivalente a 7% do total. No mesmo período de 2021, a central recebeu 343.561 ligações, sendo 39.474 trotes, 11% das chamadas. Portanto, houve uma redução de 35% no número de trotes em um ano, com 13.831 ligações indevidas a menos e 19.580 chamadas a mais.
Os técnicos associam a redução das ligações indevidas às ações educativas de sensibilização realizadas junto à população. Durante os cursos e palestras ministrados pela equipe do Samu, são formados multiplicadores de boas práticas, apresentando os prejuízos que as ligações indevidas podem ocasionar.
De acordo com Ecleidson Fragoso, enfermeiro do Samu 192 de Fortaleza, durante as capacitações, a equipe repassa conhecimentos sobre as práticas de suporte básico de vida, orientando, por exemplo, sobre a identificação de infarto e AVC. Além disso, é mostrado como uma ligação indevida impacta diretamente no tempo de resposta para um atendimento de urgência, em que os riscos podem ser letais para o paciente.
“Tão importante quanto os ensinamentos de suporte básico de vida são as orientações repassadas para a população sobre a veracidade das informações repassadas ao Samu. Nas escolas, cursos e palestras deixamos claro para os ouvintes que ligações falsas podem congestionar as linhas, impactando no atendimento rápido”, afirma Ecleidson.
O titular da Secretaria da Saúde de Fortaleza, João Borges, celebra a redução do número de chamadas indevidas e convoca a população a ampliar o resultado. “Tivemos uma expressiva redução no número de trotes, porém, a união entre poder público e sociedade civil pode alcançar resultados ainda maiores. Por isso, pedimos o apoio da população, para que não realizem chamadas indevidas, o que impacta negativamente no resultado do trabalho do Samu”, enfatiza o secretário.
Projeto Samu Junior
Um dos projetos voltados para o combate aos trotes telefônicos é o Samu Junior. A iniciativa visa capacitar crianças de 7 a 12 anos para desenvolverem habilidades técnicas e comportamentais na prevenção de acidentes e situações de urgência, além de minimizar índices de ligações falsas, apresentando a seriedade e a complexidade destas chamadas.
“Nosso foco, ao ensinar que não se deve ligar indevidamente para o Samu, é formar pequenos multiplicadores para propagar as boas práticas na escola e com sua família”, enfatiza Ecleidson.
Por meio de simulações com manequins, as crianças aprendem técnicas para imobilização de paciente acidentado, contenção de hemorragia, aplicação de bandagem, medidas em situações de queimadura, socorro à vítima de choque elétrico, reconhecimento de sinais de engasgo e afogamento, bem como reanimação cardiopulmonar.
No total, 435 crianças já foram capacitadas por meio da iniciativa. Para participar, o pai ou responsável deve entrar em contato com o telefone da ouvidoria do Samu 192: 85 3452.9140.
Alerta: trote para serviços de emergência é crime previsto no Código Penal
Ecleidson alerta ainda sobre as consequências penais para quem passa trotes para o serviço de emergência. A prática é um crime previsto no Código Penal, artigo nº 340.
“Ligações falsas para os serviços de emergência é crime. O autor, quando identificado, pode ser detido, de um a seis meses, ou ter que pagar multa, conforme o Código Penal”, alerta.
Samu 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou óbito.
O SAMU 192 conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas atuando em 19 unidades de Suporte Básico (USB), 04 Unidades de Suporte Intermediário (USI) 06 de Suporte Avançado (USA), 10 motolâncias e 03 Bikes Vida.