20 de November de 2015 em Mobilidade
Prefeitura inicia implantação de faixa exclusiva de ônibus na Rua Padre Valdevino
A medida beneficiará cerca de 60 mil passageiros que circulam diariamente na via
Com o objetivo de melhorar a fluidez viária e reduzir o tempo de deslocamento dos coletivos, a Prefeitura de Fortaleza inicia a implantação da faixa exclusiva de ônibus nas ruas Beni de Carvalho e Padre Valdevino, no trecho compreendido entre as vias Senador Virgílio Távora e Dom Manoel. Para dar suporte à intervenção, otimizando o tráfego dos veículos particulares, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) criou um corredor alternativo, composto pelas vias Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido, a partir da R. Monsenhor Catão até a Av. Aguanambi.
A nova faixa beneficiará cerca de 60 mil passageiros que circulam diariamente, favorecendo o fluxo dos ônibus que transitam no sentido Papicu/Antônio Bezerra. As nove linhas que trafegam na via contam com 61 ônibus por hora que devem obter um ganho de velocidade de, no mínimo, 40%. “Os ônibus que circulam pela região fazem parte do Corredor Antônio Bezerra/Papicu e já são beneficiados com diversas tecnologias de priorização do transporte coletivo, como faixas exclusivas, corredor expresso e viaduto da Av. Engenheiro Santana Júnior. Apesar da agilidade durante o trajeto de ida, o retorno dessas linhas ficava prejudicado pela ausência de uma faixa destinada exclusivamente aos coletivos”, justifica Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
A faixa na R. Padre Valdevino terá 3,2 km de extensão, devendo começar a funcionar até o fim deste mês. Como uma faixa será exclusiva para os ônibus, os condutores de veículos particulares ganharão duas novas faixas ao longo do corredor Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido para realizar seus deslocamentos.
No corredor alternativo, foi realizada a abertura de canteiros centrais, instalação de semáforos e alteração na circulação viária. Novos equipamentos semaforizados passaram a operar nesta semana nos seguintes cruzamentos: Tertuliano Potiguara X Leonardo Mota, Tertuliano Potiguara X Barbosa de Freitas, Dom Expedito Lopes X Tibúrcio Cavalcante, Dom Expedito Lopes X José Vilar e João Brígido X Rui Barbosa.
Como parte das mudanças, também está prevista a implantação de uma ciclofaixa nas ruas Tertuliano Potiguara, Oswaldo Cruz (entre a Tertuliano Potiguara e Dom Expedito Lopes), Dom Expedito Lopes e João Brígido. “Enquanto poder público, seguimos diretrizes da Lei Mobilidade Urbana ao priorizarmos o transporte coletivo e o modal não motorizado. Entretanto, oferecemos também aos veículos particulares rotas alternativas para a realização de seus deslocamentos”, defende Arcelino Lima, superintendente da AMC.
Essa infraestrutura cicloviária servirá como retorno da ciclofaixa existente na Av. Antônio Sales. O trecho contemplado será a partir da R. Cel. Jucá até a R. Dona Leopoldina, oferecendo uma opção de mobilidade segura aos ciclistas.
Priorização do transporte coletivo
Com a nova implantação da faixa exclusiva na R. Padre Valdevino, serão 87,8 km que priorizam a maioria da população. Isso representa um aumento de 786% em priorização do transporte coletivo durante os três anos de gestão do prefeito Roberto Cláudio. A meta é concluir o ano de 2016 com 135 km de faixas exclusivas de ônibus.
Clique aqui para saber mais.
Prefeitura inicia implantação de faixa exclusiva de ônibus na Rua Padre Valdevino
A medida beneficiará cerca de 60 mil passageiros que circulam diariamente na via
Com o objetivo de melhorar a fluidez viária e reduzir o tempo de deslocamento dos coletivos, a Prefeitura de Fortaleza inicia a implantação da faixa exclusiva de ônibus nas ruas Beni de Carvalho e Padre Valdevino, no trecho compreendido entre as vias Senador Virgílio Távora e Dom Manoel. Para dar suporte à intervenção, otimizando o tráfego dos veículos particulares, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) criou um corredor alternativo, composto pelas vias Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido, a partir da R. Monsenhor Catão até a Av. Aguanambi.
A nova faixa beneficiará cerca de 60 mil passageiros que circulam diariamente, favorecendo o fluxo dos ônibus que transitam no sentido Papicu/Antônio Bezerra. As nove linhas que trafegam na via contam com 61 ônibus por hora que devem obter um ganho de velocidade de, no mínimo, 40%. “Os ônibus que circulam pela região fazem parte do Corredor Antônio Bezerra/Papicu e já são beneficiados com diversas tecnologias de priorização do transporte coletivo, como faixas exclusivas, corredor expresso e viaduto da Av. Engenheiro Santana Júnior. Apesar da agilidade durante o trajeto de ida, o retorno dessas linhas ficava prejudicado pela ausência de uma faixa destinada exclusivamente aos coletivos”, justifica Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
A faixa na R. Padre Valdevino terá 3,2 km de extensão, devendo começar a funcionar até o fim deste mês. Como uma faixa será exclusiva para os ônibus, os condutores de veículos particulares ganharão duas novas faixas ao longo do corredor Tertuliano Potiguara/Dom Expedito Lopes/João Brígido para realizar seus deslocamentos.
No corredor alternativo, foi realizada a abertura de canteiros centrais, instalação de semáforos e alteração na circulação viária. Novos equipamentos semaforizados passaram a operar nesta semana nos seguintes cruzamentos: Tertuliano Potiguara X Leonardo Mota, Tertuliano Potiguara X Barbosa de Freitas, Dom Expedito Lopes X Tibúrcio Cavalcante, Dom Expedito Lopes X José Vilar e João Brígido X Rui Barbosa.
Como parte das mudanças, também está prevista a implantação de uma ciclofaixa nas ruas Tertuliano Potiguara, Oswaldo Cruz (entre a Tertuliano Potiguara e Dom Expedito Lopes), Dom Expedito Lopes e João Brígido. “Enquanto poder público, seguimos diretrizes da Lei Mobilidade Urbana ao priorizarmos o transporte coletivo e o modal não motorizado. Entretanto, oferecemos também aos veículos particulares rotas alternativas para a realização de seus deslocamentos”, defende Arcelino Lima, superintendente da AMC.
Essa infraestrutura cicloviária servirá como retorno da ciclofaixa existente na Av. Antônio Sales. O trecho contemplado será a partir da R. Cel. Jucá até a R. Dona Leopoldina, oferecendo uma opção de mobilidade segura aos ciclistas.
Priorização do transporte coletivo
Com a nova implantação da faixa exclusiva na R. Padre Valdevino, serão 87,8 km que priorizam a maioria da população. Isso representa um aumento de 786% em priorização do transporte coletivo durante os três anos de gestão do prefeito Roberto Cláudio. A meta é concluir o ano de 2016 com 135 km de faixas exclusivas de ônibus.
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