05 de May de 2015 em Fortaleza

Prefeitura implanta faixa de retenção exclusiva para motos no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges

A novidade estará em funcionamento a partir desta quarta-feira (06/05)


De janeiro a dezembro de 2014, 3.355 acidentes envolvendo motos foram registrados pela AMC, sendo 20 fatais (Foto: Igor de Melo)

A Prefeitura de Fortaleza está implantando, em caráter experimental, uma faixa de retenção exclusiva para motos à frente dos demais veículos no cruzamento das avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges. A novidade, que estará em funcionamento a partir desta quarta-feira (06/05), tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, reduzindo os riscos de acidentes.

Trata-se de uma experiência inovadora na Capital que consiste em dar prioridade aos motociclistas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir. “Distanciando motos dos carros nos primeiros instantes após a abertura semafórica esperamos que ultrapassagens arriscadas e conflitos sejam evitados, tornando a largada mais segura”, defende o diretor da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima.

Além de melhorar a segurança dos motociclistas por aumentar a visibilidade no cruzamento, a medida trará maior conforto também para os automóveis. Não haverá mais aquela aglomeração de motos ao lado dos carros, tampouco a disputa pelo espaço. O órgão espera ainda que o novo recurso viário aumente o respeito aos pedestres e reduza o número de infrações de parada sobre a faixa e avanço de semáforo.

A exemplo de outras cidades brasileiras que já adotaram a medida, como São Paulo, Natal e Salvador, a faixa de retenção para motos será identificada por sinalização horizontal situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no semáforo. Uma placa educativa no local reforçará a sinalização.

Na avaliação de Gerardo Aguiar, coordenador da Motosnet Confraria, instituição que congrega motoqueiros de Fortaleza, a iniciativa irá melhorar a segurança viária. “Essa já é uma prática cotidiana, mas que acontece de forma desordenada. A iniciativa, além de disciplinar o tráfego, vai evitar principalmente as colisões laterais e, consequentemente, discussões banais no trânsito”, acredita.

A AMC estará monitorando o trânsito no local após a implantação desse projeto-piloto para avaliar a adaptação dos usuários. Optou-se em escolher inicialmente o cruzamento das avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges por possuir faixas largas de tráfego com ampla capacidade viária e alto volume de motos. A intervenção deve ser analisada pelos próximos 120 dias, podendo ser expandida posteriormente para outros corredores.

Acidentes
As motocicletas ainda são consideradas os veículos mais vulneráveis a acidentes de trânsito. De janeiro a dezembro de 2014, 3.355 acidentes envolvendo motos foram atendidos pela AMC, sendo 20 fatais, 2.548 com vítimas e 787 sem vítimas. Pilotar sempre equipado, obedecer à sinalização e evitar manobras arriscadas são algumas posturas que devem ser adotadas para um trânsito mais seguro.

Prefeitura implanta faixa de retenção exclusiva para motos no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges

A novidade estará em funcionamento a partir desta quarta-feira (06/05)

De janeiro a dezembro de 2014, 3.355 acidentes envolvendo motos foram registrados pela AMC, sendo 20 fatais (Foto: Igor de Melo)

A Prefeitura de Fortaleza está implantando, em caráter experimental, uma faixa de retenção exclusiva para motos à frente dos demais veículos no cruzamento das avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges. A novidade, que estará em funcionamento a partir desta quarta-feira (06/05), tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, reduzindo os riscos de acidentes.

Trata-se de uma experiência inovadora na Capital que consiste em dar prioridade aos motociclistas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir. “Distanciando motos dos carros nos primeiros instantes após a abertura semafórica esperamos que ultrapassagens arriscadas e conflitos sejam evitados, tornando a largada mais segura”, defende o diretor da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima.

Além de melhorar a segurança dos motociclistas por aumentar a visibilidade no cruzamento, a medida trará maior conforto também para os automóveis. Não haverá mais aquela aglomeração de motos ao lado dos carros, tampouco a disputa pelo espaço. O órgão espera ainda que o novo recurso viário aumente o respeito aos pedestres e reduza o número de infrações de parada sobre a faixa e avanço de semáforo.

A exemplo de outras cidades brasileiras que já adotaram a medida, como São Paulo, Natal e Salvador, a faixa de retenção para motos será identificada por sinalização horizontal situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no semáforo. Uma placa educativa no local reforçará a sinalização.

Na avaliação de Gerardo Aguiar, coordenador da Motosnet Confraria, instituição que congrega motoqueiros de Fortaleza, a iniciativa irá melhorar a segurança viária. “Essa já é uma prática cotidiana, mas que acontece de forma desordenada. A iniciativa, além de disciplinar o tráfego, vai evitar principalmente as colisões laterais e, consequentemente, discussões banais no trânsito”, acredita.

A AMC estará monitorando o trânsito no local após a implantação desse projeto-piloto para avaliar a adaptação dos usuários. Optou-se em escolher inicialmente o cruzamento das avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges por possuir faixas largas de tráfego com ampla capacidade viária e alto volume de motos. A intervenção deve ser analisada pelos próximos 120 dias, podendo ser expandida posteriormente para outros corredores.

Acidentes
As motocicletas ainda são consideradas os veículos mais vulneráveis a acidentes de trânsito. De janeiro a dezembro de 2014, 3.355 acidentes envolvendo motos foram atendidos pela AMC, sendo 20 fatais, 2.548 com vítimas e 787 sem vítimas. Pilotar sempre equipado, obedecer à sinalização e evitar manobras arriscadas são algumas posturas que devem ser adotadas para um trânsito mais seguro.