15 de February de 2016 em Gestão

Prefeitura de Fortaleza reordena o tráfego e implanta nova sinalização no Binário da Parangaba

Algumas vias ganharão sentido único e nova sinalização , mas não haverá desvio de tráfego


A previsão é que a obra seja concluída em cinco meses

As intervenções para a implantação do Binário da Parangaba seguem em andamento e, nesta semana, a Prefeitura de Fortaleza inicia mais uma etapa dos trabalhos no bairro. Algumas vias terão sentido único e nova sinalização para a viabilização do projeto do binário, que vai priorizar o transporte público em benefício de cerca de 190 mil pessoas que passam por aquela região. Não haverá necessidade de desvio de tráfego nesta etapa, pois os trabalhos ocorrerão no período noturno.

Quem transita por aquela área, precisa de mais atenção, pois, a partir desta terça-feira (16/02), a Rua Barão de Canindé terá sentido único norte/sul, entre as ruas Barão de Sobral e Elcias Lopes. Em seguida, a partir de quinta-feira (18/02), a Rua Elcias Lopes terá sentido único oeste/leste, entre as ruas Barão de Canindé e Equador.

Dando continuidade aos trabalhos, a Rua Dom Carloto Távora receberá nova sinalização também na quinta-feira (18/02), estendendo o sentido único leste/oeste já existente, em dois trechos: entre as ruas Equador e Antônio Fiuza e entre as ruas Barão de Canindé e Almirante Rubim.

Apesar de não ser necessário desvio de tráfego, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) permanecem no local para orientar a população e dar reforço durante a execução dos trabalhos.

Confira aqui a alteração de circulação

Em paralelo, seguem as obras físicas de recapeamento na Avenida Osório de Paiva, no trecho entre a Rua Eduardo Perdigão e Vila Lobos. Na próxima semana, terão continuidade os trabalhos na Rua Almirante Rubim, entre as ruas Elcias Lopes e Barão de Sobral, na Avenida César Rosas, e nas ruas Casimiro de Abreu e Alemanha. Já receberam os serviços as ruas Júlio Verne, Barão de Canindé, Mundica Paula, Dom Carloto Távora, Barão de Sobral e Elcias Lopes.

Transporte público como prioridade
Envolvendo a Avenida Germano Franck, a Rua Barão de Canindé e outras vias naquele entorno, o Binário da Parangaba será contemplado com implantação de faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese (Regional IV), proporcionando viagens de ônibus mais rápidas e confortáveis para cerca de 190 mil pessoas diariamente. A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê ainda a extensão da Rua Barão de Canindé, que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.

O projeto prevê também o prolongamento da Rua Barão de Canindé, por meio da abertura de um novo trecho que será interligado à Avenida Germano Franck, além da duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne.

O fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba. Além de alargamento, o projeto do Binário da Parangaba prevê a requalificação da iluminação, novos pontos de paradas de ônibus, serviços de sinalização horizontal e vertical, além de um reordenamento de estacionamentos em vias secundárias do entorno.

Após a obra, cuja previsão de conclusão é de cinco meses, a Avenida Germano Franck passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus. Em todo o trecho alargado da Avenida Germano Franck, os ciclistas serão contemplados com ciclofaixa e ciclovia. Com o projeto, a ciclovia da Avenida Godofredo Maciel será conectada ao binário cicloviário do Montese, promovendo um grande eixo de infraestrutura cicloviária. Com isso, Fortaleza terá mais conexões da malha cicloviária e de faixas exclusivas. No total, a cidade ganhará mais 2,3 km de infraestruturas cicloviárias e novos 1,6 km de faixas exclusivas para ônibus.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.

Binários
Em junho de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantou o primeiro binário durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio, contemplando as avenidas Santos Dumont e Dom Luiz, além das vias no entorno. De lá para cá, Fortaleza já conta com seis binários implantados na Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota, com novas ordenações de trânsito para otimizar os deslocamentos do transporte público e proporcionar maior segurança no trânsito para pedestres e ciclistas.

Prefeitura de Fortaleza reordena o tráfego e implanta nova sinalização no Binário da Parangaba

Algumas vias ganharão sentido único e nova sinalização , mas não haverá desvio de tráfego

A previsão é que a obra seja concluída em cinco meses

As intervenções para a implantação do Binário da Parangaba seguem em andamento e, nesta semana, a Prefeitura de Fortaleza inicia mais uma etapa dos trabalhos no bairro. Algumas vias terão sentido único e nova sinalização para a viabilização do projeto do binário, que vai priorizar o transporte público em benefício de cerca de 190 mil pessoas que passam por aquela região. Não haverá necessidade de desvio de tráfego nesta etapa, pois os trabalhos ocorrerão no período noturno.

Quem transita por aquela área, precisa de mais atenção, pois, a partir desta terça-feira (16/02), a Rua Barão de Canindé terá sentido único norte/sul, entre as ruas Barão de Sobral e Elcias Lopes. Em seguida, a partir de quinta-feira (18/02), a Rua Elcias Lopes terá sentido único oeste/leste, entre as ruas Barão de Canindé e Equador.

Dando continuidade aos trabalhos, a Rua Dom Carloto Távora receberá nova sinalização também na quinta-feira (18/02), estendendo o sentido único leste/oeste já existente, em dois trechos: entre as ruas Equador e Antônio Fiuza e entre as ruas Barão de Canindé e Almirante Rubim.

Apesar de não ser necessário desvio de tráfego, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) permanecem no local para orientar a população e dar reforço durante a execução dos trabalhos.

Confira aqui a alteração de circulação

Em paralelo, seguem as obras físicas de recapeamento na Avenida Osório de Paiva, no trecho entre a Rua Eduardo Perdigão e Vila Lobos. Na próxima semana, terão continuidade os trabalhos na Rua Almirante Rubim, entre as ruas Elcias Lopes e Barão de Sobral, na Avenida César Rosas, e nas ruas Casimiro de Abreu e Alemanha. Já receberam os serviços as ruas Júlio Verne, Barão de Canindé, Mundica Paula, Dom Carloto Távora, Barão de Sobral e Elcias Lopes.

Transporte público como prioridade
Envolvendo a Avenida Germano Franck, a Rua Barão de Canindé e outras vias naquele entorno, o Binário da Parangaba será contemplado com implantação de faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese (Regional IV), proporcionando viagens de ônibus mais rápidas e confortáveis para cerca de 190 mil pessoas diariamente. A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê ainda a extensão da Rua Barão de Canindé, que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.

O projeto prevê também o prolongamento da Rua Barão de Canindé, por meio da abertura de um novo trecho que será interligado à Avenida Germano Franck, além da duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne.

O fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba. Além de alargamento, o projeto do Binário da Parangaba prevê a requalificação da iluminação, novos pontos de paradas de ônibus, serviços de sinalização horizontal e vertical, além de um reordenamento de estacionamentos em vias secundárias do entorno.

Após a obra, cuja previsão de conclusão é de cinco meses, a Avenida Germano Franck passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus. Em todo o trecho alargado da Avenida Germano Franck, os ciclistas serão contemplados com ciclofaixa e ciclovia. Com o projeto, a ciclovia da Avenida Godofredo Maciel será conectada ao binário cicloviário do Montese, promovendo um grande eixo de infraestrutura cicloviária. Com isso, Fortaleza terá mais conexões da malha cicloviária e de faixas exclusivas. No total, a cidade ganhará mais 2,3 km de infraestruturas cicloviárias e novos 1,6 km de faixas exclusivas para ônibus.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.

Binários
Em junho de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantou o primeiro binário durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio, contemplando as avenidas Santos Dumont e Dom Luiz, além das vias no entorno. De lá para cá, Fortaleza já conta com seis binários implantados na Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota, com novas ordenações de trânsito para otimizar os deslocamentos do transporte público e proporcionar maior segurança no trânsito para pedestres e ciclistas.