09 de June de 2015 em Infraestrutura

Prefeitura de Fortaleza promove fiscalização em Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) da Cidade

O gerente de cada ZGL acompanha a remoção de pontos de lixo, coleta domiciliar, capinação e varrição, de segunda à sexta e aos sábados


O itinerário diário prioriza vias com acúmulo de resíduos e é integrado ao aplicativo Central 156 (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura Municipal de Fortaleza iniciou o acompanhamento da limpeza urbana da cidade com a nova frota de 30 motos nas 25 Zonas Geradoras de Lixo da cidade (ZGLs). O gerente de cada zona acompanha a remoção de pontos de lixo, coleta domiciliar, capinação e varrição, de segunda à sexta (7h às 17h) e aos sábados (até 12h).

De acordo com o gerente da ZGL 4, que abarca o Centro da Cidade, Eduardo Azevedo, o trabalho de acompanhamento melhorou bastante com os novos equipamentos. “As motos anteriores já estavam precárias. Agora, conseguimos ver tudo com facilidade”, apontou. O itinerário diário prioriza vias com acúmulo de resíduos e é integrado ao aplicativo Central 156, que permite ao cidadão registrar solicitações, denúncias, sugestões, elogios e reclamações acerca da iluminação e limpeza urbana da cidade. “Aqui no Centro, o principal desafio é de pessoas que ainda colocam o lixo nos dias incorretos da coleta, gerando acúmulo indevido. Nosso trabalho é identificar, orientar e acionar a fiscalização para que as devidas providências sejam tomadas”.

O aplicativo Central 156 já funciona há seis meses. Conforme o articulador da Coordenadoria de Limpeza Urbana Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Waldemberg Lima, “ele cria um canal de comunicação mais rápido entre a Prefeitura de Fortaleza e o cidadão para denúncias. Se, por exemplo, um grande gerador está depositando seus resíduos em área pública o cidadão pode fazer um registro fotográfico e denunciar para que Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) tome as medidas cabíveis para a autuação. Ao mesmo tempo, a pessoa também pode fazer uma denúncia em relação ao serviço, caso ele não tenha sido feito adequadamente”. A Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) é responsável pelas demandas de coleta domiciliar, a SCSP e a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) pela varrição e capinação e a Agefis pela fiscalização das denúncias recebidas.

A Prefeitura já iniciou a adequação da legislação dos grandes geradores de resíduos (que produzem a partir de 100 litros por dia). por meio da Agefis. Entre os serviços que serão oferecidos para a limpeza pública está a instalação de 12 ecopontos na Cidade, nos quais a população poderá depositar pequenas quantidades de entulho, podas e volumosas. Para 2016, está previsto o “Alô, Cidade Limpa”, serviço de coleta domiciliar para contemplar moradores que moram longe dos Ecopontos. Além disso, serão feitas ações educativas de orientação à população e fiscalização com o ciclomonitoramento (com bicicletas), que auxiliará o monitoramento das ZGLs já feito pelas motos. “A Prefeitura quer modificar o paradigma dos serviços pautados na coleta corretiva, recolhendo materiais já dispostos de maneira irregular, para um serviço preventivo que evita que os resíduos acabem no logradouro público”, disse Waldemberg.

Central 156
Por telefone: discando 156
No site: acessando a página www.fortaleza.ce.gov.br/156
No celular: baixando o aplicativo Central 156 na página da Prefeitura ou no Google Play. Inicialmente apenas em celulares Android, mas estará disponível para IOS no final de agosto.
Como usar: para utilizar o serviço, o usuário deve se cadastrar (nome, sobrenome, email, CPF e País), selecionar a aba “abrir solicitação” (Iluminação ou Fiscal Cidadão), e selecionar a categoria desejada (Denúncia, Informação, Sugestão, Elogio).

Prefeitura de Fortaleza promove fiscalização em Zonas Geradoras de Lixo (ZGLs) da Cidade

O gerente de cada ZGL acompanha a remoção de pontos de lixo, coleta domiciliar, capinação e varrição, de segunda à sexta e aos sábados

O itinerário diário prioriza vias com acúmulo de resíduos e é integrado ao aplicativo Central 156 (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura Municipal de Fortaleza iniciou o acompanhamento da limpeza urbana da cidade com a nova frota de 30 motos nas 25 Zonas Geradoras de Lixo da cidade (ZGLs). O gerente de cada zona acompanha a remoção de pontos de lixo, coleta domiciliar, capinação e varrição, de segunda à sexta (7h às 17h) e aos sábados (até 12h).

De acordo com o gerente da ZGL 4, que abarca o Centro da Cidade, Eduardo Azevedo, o trabalho de acompanhamento melhorou bastante com os novos equipamentos. “As motos anteriores já estavam precárias. Agora, conseguimos ver tudo com facilidade”, apontou. O itinerário diário prioriza vias com acúmulo de resíduos e é integrado ao aplicativo Central 156, que permite ao cidadão registrar solicitações, denúncias, sugestões, elogios e reclamações acerca da iluminação e limpeza urbana da cidade. “Aqui no Centro, o principal desafio é de pessoas que ainda colocam o lixo nos dias incorretos da coleta, gerando acúmulo indevido. Nosso trabalho é identificar, orientar e acionar a fiscalização para que as devidas providências sejam tomadas”.

O aplicativo Central 156 já funciona há seis meses. Conforme o articulador da Coordenadoria de Limpeza Urbana Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Waldemberg Lima, “ele cria um canal de comunicação mais rápido entre a Prefeitura de Fortaleza e o cidadão para denúncias. Se, por exemplo, um grande gerador está depositando seus resíduos em área pública o cidadão pode fazer um registro fotográfico e denunciar para que Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) tome as medidas cabíveis para a autuação. Ao mesmo tempo, a pessoa também pode fazer uma denúncia em relação ao serviço, caso ele não tenha sido feito adequadamente”. A Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor) é responsável pelas demandas de coleta domiciliar, a SCSP e a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) pela varrição e capinação e a Agefis pela fiscalização das denúncias recebidas.

A Prefeitura já iniciou a adequação da legislação dos grandes geradores de resíduos (que produzem a partir de 100 litros por dia). por meio da Agefis. Entre os serviços que serão oferecidos para a limpeza pública está a instalação de 12 ecopontos na Cidade, nos quais a população poderá depositar pequenas quantidades de entulho, podas e volumosas. Para 2016, está previsto o “Alô, Cidade Limpa”, serviço de coleta domiciliar para contemplar moradores que moram longe dos Ecopontos. Além disso, serão feitas ações educativas de orientação à população e fiscalização com o ciclomonitoramento (com bicicletas), que auxiliará o monitoramento das ZGLs já feito pelas motos. “A Prefeitura quer modificar o paradigma dos serviços pautados na coleta corretiva, recolhendo materiais já dispostos de maneira irregular, para um serviço preventivo que evita que os resíduos acabem no logradouro público”, disse Waldemberg.

Central 156
Por telefone: discando 156
No site: acessando a página www.fortaleza.ce.gov.br/156
No celular: baixando o aplicativo Central 156 na página da Prefeitura ou no Google Play. Inicialmente apenas em celulares Android, mas estará disponível para IOS no final de agosto.
Como usar: para utilizar o serviço, o usuário deve se cadastrar (nome, sobrenome, email, CPF e País), selecionar a aba “abrir solicitação” (Iluminação ou Fiscal Cidadão), e selecionar a categoria desejada (Denúncia, Informação, Sugestão, Elogio).