04 de February de 2015 em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza anuncia sete novas intervenções na área de mobilidade urbana para 2015

As ações priorizarão o transporte público, a malha cicloviária e o tráfego de pedestres


As medidas foram anunciadas em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, dia 4 (Foto: Queiroz Neto)

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta quarta-feira (04/02), sete intervenções do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) para o primeiro semestre de 2015. As medidas são voltadas para a melhoria das condições para o transporte público, malha cicloviária, circulação de pedestres e tráfego de veículos.

As ações foram elaboradas em conjunto por diversas secretarias municipais a partir de um mapeamento dos principais problemas de mobilidade urbana da Cidade. Outras sete iniciativas estão em detalhamento para serem apresentadas nos próximos meses. Além disso, o prefeito Roberto Cláudio também fez um balanço das políticas públicas da pasta em 2014, comentando as que estão em continuidade.

De acordo com o Prefeito, as ações priorizam o transporte público, os ciclistas e criam uma consciência de respeito ao pedestre. “Duas premissas básicas do Paitt são melhorar a fluidez do trânsito e melhorar a segurança viária, reduzido acidentes. Por detrás disso tudo, existe uma preocupação em melhorar o transporte público, instalar ciclofaixas e dar condições para quem quiser substituir os veículos por bicicletas e, como vai ficar mais claro em 2015, temos a preocupação progressiva de qualificar calçadas e dar segurança ao pedestre”, afirmou.

O secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, afirma que o levantamento para elaboração dos planos de ação de mobilidade deste ano foram feitos em parceria com os envolvidos, por meio de reuniões, imersões e visitas em campo. “O trabalho técnico tem que partir da vivência da sociedade sobre aquilo que ela acha que são os problemas. Tivemos um trabalho grande de mergulhar nos registros que a AMC e Etufor têm, em sugestões e reclamações dos usuários e em vários levantamentos dos pontos de demora do transporte público. Esses projetos também ainda serão bastante discutidos, estamos abertos a aperfeiçoamentos”, disse. 

Programa de Expansão da Malha Cicloviária
Para garantir segurança e conforto aos ciclistas, bem como incentivar novas pessoas a aderirem ao transporte por bicicleta, o Programa de Expansão da Malha Cicloviária vai implantar ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, buscando atingir uma meta de 100 km de novas infraestruturas cicloviárias até 2016, totalizando 216 km. Como exemplo das ciclofaixas previstas até esta data está a Rota Intercampus, que ligará Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Segundo o Prefeito, a previsão é de que, até abril, haja 129,4 km de faixas para ciclistas na Capital, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário (PDCI).

Programa de Informação ao Usuário do Transporte Público
O Programa de Informação ao Usuário do Transporte Público tem o objetivo de melhorar a comunicação do sistema de transporte público e facilitar os deslocamentos dos usuários habituados e não habituados com ônibus e vans, disponibilizando informações de itinerários, previsão de chegada de ônibus e integrações. 

Uma de suas ações específicas será a criação de um aplicativo móvel (App móvel) até o fim de abril deste ano. Ele terá as funcionalidades de previsão de chegada dos coletivos nos pontos de parada, mapa de integrações e outras informações de interesse para os usuários. O aplicativo está sendo desenvolvido em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Programa de Requalificação de Pontos de Parada
O Programa tem a meta de promover, até julho de 2015, um maior conforto, segurança e informação ao usuário do transporte público e reordenar o espaço urbano no entorno de 183 paradas de ônibus com o maior número de linhas circulantes na cidade.

Entre as ações previstas para este programa estão a troca ou instalação de abrigos metálicos; a instalação de lixeiras para combater a alocação indevida de lixo, promovendo um ambiente mais limpo e agradável; a requalificação da iluminação pública; e microcorreções de acessibilidade nos passeios.

Programa de Apoio à Circulação de Pedestres
Para melhorar a circulação de pedestres serão implantados dispositivos de moderação de tráfego e de segurança viária em áreas com alto risco para pedestres, de julho de 2015 a dezembro de 2016. Uma das principais ações deste programa é a instalação de faixas elevadas para pedestres. Os técnicos irão mapear os pontos críticos, levando em consideração a ocorrência de acidentes, as áreas próximas às escolas e as chamadas “Zona 30”, isto é, locais onde a velocidade máxima permitida será de 30 km/hora.

Requalificação do Binário Alberto Magno x Gomes de Matos
Terá 4,3 Km e fará o reordenamento da circulação do tráfego, implantações de faixas exclusivas para o transporte público, regulamentação de estacionamentos rotativos (Zona Azul),implantação de infraestruturas cicloviárias, aumento da segurança viária e otimização da rede semafórica (sincronização). A previsão de término da 1ª etapa é junho de 2015.

Implantação do Binário Germano Frank x Zacarias Gondim
O binário Germano Frank x Zacarias Gondim promoverá o reordenamento da circulação do tráfego no entorno do terminal da Parangaba, implantações de faixas exclusivas para o transporte público, implantação de infraestruturas cicloviárias, aumento da segurança viária e otimização da rede semafórica (sincronização). A previsão de conclusão é agosto de 2015.

Implantação do Binário Costa Mendes x Gustavo Braga
Já o das Ruas Costa Mendes x Gustavo Braga vai estabelecer um corredor alternativo de ligação da região Parangaba/Montese ao Pici/Bezerra, aumento da segurança viária para o pedestre, melhoria da fluidez do tráfego geral e aumento da capacidade viária. Fica pronto até julho de 2015. Os três Binários farão a integração da Regional IV.

Balanço das ações de 2014
Além das novas ações, frentes que começaram a ser desenvolvidas em 2014 terão continuidade como o programa de faixas exclusivas, que já implantou 61,1 km e fará mais 29,4 km até março, totalizando 91 km; o sistema de bicicletas compartilhadas, que já registrou 40 mil viagens e que entregará mais 25 estações até o dia 15 de março; a ciclofaixa de lazer, cujo edital para ampliação de mais duas ciclofaixas será lançado dia 19 de fevereiro, ligando o lado leste, oeste e sul ao Centro da Cidade; a ampliação da rede cicloviária; e o teste de novas tecnologias para gestão do estacionamento  “Zona Azul” (parquímetros, celular/SMS e sensores).

Prefeitura de Fortaleza anuncia sete novas intervenções na área de mobilidade urbana para 2015

As ações priorizarão o transporte público, a malha cicloviária e o tráfego de pedestres

As medidas foram anunciadas em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, dia 4 (Foto: Queiroz Neto)

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nesta quarta-feira (04/02), sete intervenções do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) para o primeiro semestre de 2015. As medidas são voltadas para a melhoria das condições para o transporte público, malha cicloviária, circulação de pedestres e tráfego de veículos.

As ações foram elaboradas em conjunto por diversas secretarias municipais a partir de um mapeamento dos principais problemas de mobilidade urbana da Cidade. Outras sete iniciativas estão em detalhamento para serem apresentadas nos próximos meses. Além disso, o prefeito Roberto Cláudio também fez um balanço das políticas públicas da pasta em 2014, comentando as que estão em continuidade.

De acordo com o Prefeito, as ações priorizam o transporte público, os ciclistas e criam uma consciência de respeito ao pedestre. “Duas premissas básicas do Paitt são melhorar a fluidez do trânsito e melhorar a segurança viária, reduzido acidentes. Por detrás disso tudo, existe uma preocupação em melhorar o transporte público, instalar ciclofaixas e dar condições para quem quiser substituir os veículos por bicicletas e, como vai ficar mais claro em 2015, temos a preocupação progressiva de qualificar calçadas e dar segurança ao pedestre”, afirmou.

O secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Sabóia, afirma que o levantamento para elaboração dos planos de ação de mobilidade deste ano foram feitos em parceria com os envolvidos, por meio de reuniões, imersões e visitas em campo. “O trabalho técnico tem que partir da vivência da sociedade sobre aquilo que ela acha que são os problemas. Tivemos um trabalho grande de mergulhar nos registros que a AMC e Etufor têm, em sugestões e reclamações dos usuários e em vários levantamentos dos pontos de demora do transporte público. Esses projetos também ainda serão bastante discutidos, estamos abertos a aperfeiçoamentos”, disse. 

Programa de Expansão da Malha Cicloviária
Para garantir segurança e conforto aos ciclistas, bem como incentivar novas pessoas a aderirem ao transporte por bicicleta, o Programa de Expansão da Malha Cicloviária vai implantar ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, buscando atingir uma meta de 100 km de novas infraestruturas cicloviárias até 2016, totalizando 216 km. Como exemplo das ciclofaixas previstas até esta data está a Rota Intercampus, que ligará Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Segundo o Prefeito, a previsão é de que, até abril, haja 129,4 km de faixas para ciclistas na Capital, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário (PDCI).

Programa de Informação ao Usuário do Transporte Público
O Programa de Informação ao Usuário do Transporte Público tem o objetivo de melhorar a comunicação do sistema de transporte público e facilitar os deslocamentos dos usuários habituados e não habituados com ônibus e vans, disponibilizando informações de itinerários, previsão de chegada de ônibus e integrações. 

Uma de suas ações específicas será a criação de um aplicativo móvel (App móvel) até o fim de abril deste ano. Ele terá as funcionalidades de previsão de chegada dos coletivos nos pontos de parada, mapa de integrações e outras informações de interesse para os usuários. O aplicativo está sendo desenvolvido em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Programa de Requalificação de Pontos de Parada
O Programa tem a meta de promover, até julho de 2015, um maior conforto, segurança e informação ao usuário do transporte público e reordenar o espaço urbano no entorno de 183 paradas de ônibus com o maior número de linhas circulantes na cidade.

Entre as ações previstas para este programa estão a troca ou instalação de abrigos metálicos; a instalação de lixeiras para combater a alocação indevida de lixo, promovendo um ambiente mais limpo e agradável; a requalificação da iluminação pública; e microcorreções de acessibilidade nos passeios.

Programa de Apoio à Circulação de Pedestres
Para melhorar a circulação de pedestres serão implantados dispositivos de moderação de tráfego e de segurança viária em áreas com alto risco para pedestres, de julho de 2015 a dezembro de 2016. Uma das principais ações deste programa é a instalação de faixas elevadas para pedestres. Os técnicos irão mapear os pontos críticos, levando em consideração a ocorrência de acidentes, as áreas próximas às escolas e as chamadas “Zona 30”, isto é, locais onde a velocidade máxima permitida será de 30 km/hora.

Requalificação do Binário Alberto Magno x Gomes de Matos
Terá 4,3 Km e fará o reordenamento da circulação do tráfego, implantações de faixas exclusivas para o transporte público, regulamentação de estacionamentos rotativos (Zona Azul),implantação de infraestruturas cicloviárias, aumento da segurança viária e otimização da rede semafórica (sincronização). A previsão de término da 1ª etapa é junho de 2015.

Implantação do Binário Germano Frank x Zacarias Gondim
O binário Germano Frank x Zacarias Gondim promoverá o reordenamento da circulação do tráfego no entorno do terminal da Parangaba, implantações de faixas exclusivas para o transporte público, implantação de infraestruturas cicloviárias, aumento da segurança viária e otimização da rede semafórica (sincronização). A previsão de conclusão é agosto de 2015.

Implantação do Binário Costa Mendes x Gustavo Braga
Já o das Ruas Costa Mendes x Gustavo Braga vai estabelecer um corredor alternativo de ligação da região Parangaba/Montese ao Pici/Bezerra, aumento da segurança viária para o pedestre, melhoria da fluidez do tráfego geral e aumento da capacidade viária. Fica pronto até julho de 2015. Os três Binários farão a integração da Regional IV.

Balanço das ações de 2014
Além das novas ações, frentes que começaram a ser desenvolvidas em 2014 terão continuidade como o programa de faixas exclusivas, que já implantou 61,1 km e fará mais 29,4 km até março, totalizando 91 km; o sistema de bicicletas compartilhadas, que já registrou 40 mil viagens e que entregará mais 25 estações até o dia 15 de março; a ciclofaixa de lazer, cujo edital para ampliação de mais duas ciclofaixas será lançado dia 19 de fevereiro, ligando o lado leste, oeste e sul ao Centro da Cidade; a ampliação da rede cicloviária; e o teste de novas tecnologias para gestão do estacionamento  “Zona Azul” (parquímetros, celular/SMS e sensores).