A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), apresentou levantamento socieconômico de 589 empresas por Regionais da cidade, durante o Seminário “Novos Empreendimentos e Novos Empreendedores no Século XXI: Economia Criativa no Bairro, na Cidade e na Comunidade”, nesta segunda-feira (12/12), no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A pesquisa faz parte do projeto “Por Dentro do seu Bairro”, desenvolvido em parceria com o grupo Edson Queiroz, por meio do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Eges), que produziu sete fascículos, um por Regional, nos quais foram coletados dados das empresas nos diversos bairros da cidade.
Segundo o coordenador de Projetos da SDE, Paulo Barbosa, o levantamento tentou entender como funcionam os negócios em pequenas empresas. “A partir desses dados, vamos montar políticas públicas para ajudar os empreendedores. O crédito para eles é um fator relevante. Nossa política de crédito ainda é pequena, mas vamos ampliar nos próximos anos”, declarou.
As Regionais de Fortaleza são áreas com alta densidade demográfica, que congregam populações de estratos sociais diferentes, que variam entre baixo, médio e alto poder econômico e educacional, de acordo com a localização geográfica.
Para um dos palestrantes do evento, Odair Furtado, ex-presidente do Conselho Federal de Psicologia, o poder público cumpre sua função ao sistematizar e apresentar essas informações. “Esses dados científicos ajudam os empreendedores para que eles errem menos em seus negócios. É de fundamental importância um momento como este”, afirmou.
A consultora em comércio exterior Marina Lecas acredita que o evento dissemina novas ideias no mercado do empreendedorismo. “A dimensão desse seminário é a de incentivar e dar um rumo aos jovens empreendedores, que muitas vezes começam sem nenhuma orientação e se sentem perdidos.”
Saiba Mais
O Projeto Por Dentro Dos Bairros – Um Retrato Do Potencial Socioeconômico De Fortaleza tem como premissa diagnosticar, em cada Regional, os potenciais econômicos da cadeia produtiva de acordo com o segmento que define a vocação dos bairros, de modo a detectar os principais entraves que dificultam a maior competitividade dos setores produtivos e comerciais da atividade, limitam os processos de inovação dos produtos e das ações de venda e consumo e dificultam a inserção de uma cultura de desenvolvimento sustentável. A iniciativa também pretende apresentar mecanismos, por meio de treinamento, que favoreçam a mudança desse perfil, permitindo a geração de emprego e renda para as populações dos bairros de cada Regional.