28 de June de 2016 em Mobilidade
Prefeito Roberto Cláudio apresenta sistema de carros elétricos compartilhados
O projeto, coordenado pela SCSP, é pioneiro no Brasil
O prefeito Roberto Cláudio apresentou em entrevista coletiva, nesta terça-feira (28/06), o primeiro sistema público no Brasil de carros elétricos compartilhados, o Vamo (Veículos Alternativos para Mobilidade Urbana), no Auditório do Paço Municipal. O projeto pioneiro será coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e contará com 20 carros elétricos, distribuídos em 12 estações.
"Esse sistema vem para inovar e modernizar mais os meios de transporte na cidade. É um ganho coletivo, pois serão menos carros particulares rodando ao mesmo tempo", explicou o Prefeito. Segundo ele, esta será mais uma experiência de mobilidade urbana para Fortaleza. "Nossa ambição é integrar cada vez mais os modais de transporte público: ônibus, bicicletas compartilhadas e, agora, os carros elétricos", finalizou.
Durante o primeiro mês de implantação do projeto-piloto, que se inicia já na próxima segunda-feira (04/07), a fase de demonstração do sistema, três veículos 100% elétricos irão percorrer diversas áreas da cidade em uma estação itinerante. Nessa fase, os usuários serão apresentados ao projeto, poderão realizar um pré-cadastro e farão test drive dos carros elétricos, cujos modelos serão dois Zhidou EEC L7e-80 e um BYD e6.
A empresa selecionada para patrocinar o sistema na cidade foi a Hapvida Saúde, e a empresa Serttel será a responsável por implantar, operar e dar manutenção nos equipamentos. A diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella, vê nesse projeto vanguardista uma possibilidade de redução do carbono. "Já se tem pesquisas que 61% do carbono das cidades é proveniente dos carros. Nossa intenção é gerar mais saúde e melhorar o convívio urbano", afirmou.
O secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboya, explica que o sistema não vem para competir com os táxis, e sim, complementar as alternativas de locomoção dentro da cidade. Segundo ele, serão seis meses de avaliação e coleta de dados do sistema para implantação integral.
Fases de implantação
A implantação completa do sistema ocorrerá em três fases distintas, operando completamente ainda neste ano.
Fase 1: Demonstração
A partir do dia 04 de julho, três veículos 100% elétricos do Vamo irão percorrer diversas áreas da cidade em uma estação itinerante, em potenciais locais de implantação das estações de compartilhamento. O propósito desta fase é ofertar um período de apresentação aos usuários, familiarizando-os ao funcionamento do sistema, podendo realizar pré-cadastro e test drive dos carros elétricos.
Programação da Demonstração (sujeita a alterações):
04 a 08 de julho – Estação Miguel Dias
09 a 12 de julho – Estação Praça das Flores
13 a 16 de julho – Estação Praça do Ferreira
17 a 21 de julho – Estação Bezerra de Menezes
22 a 26 de julho – Estação Parangaba
27 a 31 de julho – Estação Praça de Messejana
Fase 2: Operação Assistida
Nesta fase, que se iniciará a partir do dia 1º de agosto, o Vamo contará com o total de sete carros elétricos, distribuídos em cinco estações já locadas na cidade. O objetivo desta fase é iniciar a operação do sistema dando a necessária atenção aos usuários, dada à complexidade e a magnitude do projeto.
Fase 3: Operação Completa
A partir do dia 1º de setembro, a operação completa do Vamo contará com o total de 20 carros elétricos, sendo 15 Zhidou e cinco BYD, localizados em 12 estações pela cidade. São elas: Igreja de Fátima, Montese, Jóquei Clube, Parangaba, Reitoria da UFC, Avenida Bezerra de Menezes, Avenida da Abolição, Praça Luiza Távora, Avenida Santos Dumont, Avenida Barão de Studart, Cidade 2000 e Avenida Cel. Miguel Dias.
Por se tratar de um projeto-piloto, pioneiro no Brasil, é importante frisar que as alocações das estações passarão por um período de seis meses de monitoramento, no intuito de verificar se há a necessidade de realocação para melhorar o desempenho do sistema.
Área de cobertura
A definição da área de cobertura do Vamo segue os seguintes critérios:
a) preferencialmente, em áreas de considerável densidade populacional e de uso misto do solo, com comércio, residências, lazer, serviços, estudos, cultura, turismo, etc;
b) em áreas com extensão suficiente para ter várias origens e destinos de viagens;
c) preferencialmente em áreas próximas à rede dos diversos sistemas de transporte público existentes, tais como Metrô, VLT e ônibus;
d) sempre que possível, próximas a extensos espaços públicos, a parques e a grandes equipamentos culturais, turísticos, educacionais, que funcionem como polo de atração de viagens
Cadastro no sistema
Para realizar o cadastro online, o usuário deverá apresentar carteira de habilitação (CNH), comprovante de residência e pagar a taxa de adesão. Em plataforma online ou aplicativo, o usuário poderá reservar qualquer veículo disponível em qualquer uma das estações e retirá-lo dentro de 15 minutos, podendo ainda oferecer e solicitar carona. A tarifação de uso será de um valor fixo acrescido de valor adicional por minuto de viagem. O usuário do sistema poderá dirigir pelo tempo que quiser. O site para cadastro é http://www.vamofortaleza.com/.
Tarifas
A taxa de adesão ao sistema vai custar R$ 40,00, que é mensal e revertida em crédito para os usuários. Já a taxa de uso para os 30 minutos iniciais e indivisíveis será no valor de R$ 20,00.
As tarifas para os minutos adicionais têm valores decrescentes para cada período adicional e estão divididas da seguinte forma:
- Entre 30 e 60 minutos adicionais: R$ 0,80 (o minuto)
- Entre 60 e 120 minutos adicionais: R$ 0,60 (o minuto)
- Entre 120 e 240 minutos adicionais: R$ 0,50 (o minuto)
- Após 240 minutos: R$ 0,40 (o minuto)
Fazendo uma simulação simples, o usuário que utilizar o sistema, deverá pagar R$40,00 uma única vez, a cada mês que deseje utilizar, que será revertido em crédito. Este crédito permite que seja, por exemplo, utilizado o sistema duas vezes por até 30 minutos cada.
A partir da segunda vez no mês que utilizar o sistema, o usuário vai desembolsar apenas referente ao tempo de uso. Caso seja até 30 minutos, a tarifa será de R$ 20,00. Dando continuidade, caso utilize o sistema por 45 minutos, o usuário vai desembolsar R$ 32,00. Quando utilizar o sistema por 120 minutos, o valor será de R$ 80,00, chegando a R$ 140,00 no caso de utilizar o sistema por 240 minutos, por exemplo.
Incentivos
- Os usuários cadastrados poderão, via aplicativo, oferecer e solicitar carona, ficando as taxas de uso divididas entre os usuários;
- Os usuários com cadastro ativo no Bilhete Único terão benefícios no sistema;
- Os carros elétricos poderão estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente.
Prefeito Roberto Cláudio apresenta sistema de carros elétricos compartilhados
O projeto, coordenado pela SCSP, é pioneiro no Brasil
O prefeito Roberto Cláudio apresentou em entrevista coletiva, nesta terça-feira (28/06), o primeiro sistema público no Brasil de carros elétricos compartilhados, o Vamo (Veículos Alternativos para Mobilidade Urbana), no Auditório do Paço Municipal. O projeto pioneiro será coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e contará com 20 carros elétricos, distribuídos em 12 estações.
"Esse sistema vem para inovar e modernizar mais os meios de transporte na cidade. É um ganho coletivo, pois serão menos carros particulares rodando ao mesmo tempo", explicou o Prefeito. Segundo ele, esta será mais uma experiência de mobilidade urbana para Fortaleza. "Nossa ambição é integrar cada vez mais os modais de transporte público: ônibus, bicicletas compartilhadas e, agora, os carros elétricos", finalizou.
Durante o primeiro mês de implantação do projeto-piloto, que se inicia já na próxima segunda-feira (04/07), a fase de demonstração do sistema, três veículos 100% elétricos irão percorrer diversas áreas da cidade em uma estação itinerante. Nessa fase, os usuários serão apresentados ao projeto, poderão realizar um pré-cadastro e farão test drive dos carros elétricos, cujos modelos serão dois Zhidou EEC L7e-80 e um BYD e6.
A empresa selecionada para patrocinar o sistema na cidade foi a Hapvida Saúde, e a empresa Serttel será a responsável por implantar, operar e dar manutenção nos equipamentos. A diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella, vê nesse projeto vanguardista uma possibilidade de redução do carbono. "Já se tem pesquisas que 61% do carbono das cidades é proveniente dos carros. Nossa intenção é gerar mais saúde e melhorar o convívio urbano", afirmou.
O secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Saboya, explica que o sistema não vem para competir com os táxis, e sim, complementar as alternativas de locomoção dentro da cidade. Segundo ele, serão seis meses de avaliação e coleta de dados do sistema para implantação integral.
Fases de implantação
A implantação completa do sistema ocorrerá em três fases distintas, operando completamente ainda neste ano.
Fase 1: Demonstração
A partir do dia 04 de julho, três veículos 100% elétricos do Vamo irão percorrer diversas áreas da cidade em uma estação itinerante, em potenciais locais de implantação das estações de compartilhamento. O propósito desta fase é ofertar um período de apresentação aos usuários, familiarizando-os ao funcionamento do sistema, podendo realizar pré-cadastro e test drive dos carros elétricos.
Programação da Demonstração (sujeita a alterações):
04 a 08 de julho – Estação Miguel Dias
09 a 12 de julho – Estação Praça das Flores
13 a 16 de julho – Estação Praça do Ferreira
17 a 21 de julho – Estação Bezerra de Menezes
22 a 26 de julho – Estação Parangaba
27 a 31 de julho – Estação Praça de Messejana
Fase 2: Operação Assistida
Nesta fase, que se iniciará a partir do dia 1º de agosto, o Vamo contará com o total de sete carros elétricos, distribuídos em cinco estações já locadas na cidade. O objetivo desta fase é iniciar a operação do sistema dando a necessária atenção aos usuários, dada à complexidade e a magnitude do projeto.
Fase 3: Operação Completa
A partir do dia 1º de setembro, a operação completa do Vamo contará com o total de 20 carros elétricos, sendo 15 Zhidou e cinco BYD, localizados em 12 estações pela cidade. São elas: Igreja de Fátima, Montese, Jóquei Clube, Parangaba, Reitoria da UFC, Avenida Bezerra de Menezes, Avenida da Abolição, Praça Luiza Távora, Avenida Santos Dumont, Avenida Barão de Studart, Cidade 2000 e Avenida Cel. Miguel Dias.
Por se tratar de um projeto-piloto, pioneiro no Brasil, é importante frisar que as alocações das estações passarão por um período de seis meses de monitoramento, no intuito de verificar se há a necessidade de realocação para melhorar o desempenho do sistema.
Área de cobertura
A definição da área de cobertura do Vamo segue os seguintes critérios:
a) preferencialmente, em áreas de considerável densidade populacional e de uso misto do solo, com comércio, residências, lazer, serviços, estudos, cultura, turismo, etc;
b) em áreas com extensão suficiente para ter várias origens e destinos de viagens;
c) preferencialmente em áreas próximas à rede dos diversos sistemas de transporte público existentes, tais como Metrô, VLT e ônibus;
d) sempre que possível, próximas a extensos espaços públicos, a parques e a grandes equipamentos culturais, turísticos, educacionais, que funcionem como polo de atração de viagens
Cadastro no sistema
Para realizar o cadastro online, o usuário deverá apresentar carteira de habilitação (CNH), comprovante de residência e pagar a taxa de adesão. Em plataforma online ou aplicativo, o usuário poderá reservar qualquer veículo disponível em qualquer uma das estações e retirá-lo dentro de 15 minutos, podendo ainda oferecer e solicitar carona. A tarifação de uso será de um valor fixo acrescido de valor adicional por minuto de viagem. O usuário do sistema poderá dirigir pelo tempo que quiser. O site para cadastro é http://www.vamofortaleza.com/.
Tarifas
A taxa de adesão ao sistema vai custar R$ 40,00, que é mensal e revertida em crédito para os usuários. Já a taxa de uso para os 30 minutos iniciais e indivisíveis será no valor de R$ 20,00.
As tarifas para os minutos adicionais têm valores decrescentes para cada período adicional e estão divididas da seguinte forma:
- Entre 30 e 60 minutos adicionais: R$ 0,80 (o minuto)
- Entre 60 e 120 minutos adicionais: R$ 0,60 (o minuto)
- Entre 120 e 240 minutos adicionais: R$ 0,50 (o minuto)
- Após 240 minutos: R$ 0,40 (o minuto)
Fazendo uma simulação simples, o usuário que utilizar o sistema, deverá pagar R$40,00 uma única vez, a cada mês que deseje utilizar, que será revertido em crédito. Este crédito permite que seja, por exemplo, utilizado o sistema duas vezes por até 30 minutos cada.
A partir da segunda vez no mês que utilizar o sistema, o usuário vai desembolsar apenas referente ao tempo de uso. Caso seja até 30 minutos, a tarifa será de R$ 20,00. Dando continuidade, caso utilize o sistema por 45 minutos, o usuário vai desembolsar R$ 32,00. Quando utilizar o sistema por 120 minutos, o valor será de R$ 80,00, chegando a R$ 140,00 no caso de utilizar o sistema por 240 minutos, por exemplo.
Incentivos
- Os usuários cadastrados poderão, via aplicativo, oferecer e solicitar carona, ficando as taxas de uso divididas entre os usuários;
- Os usuários com cadastro ativo no Bilhete Único terão benefícios no sistema;
- Os carros elétricos poderão estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente.