06 de April de 2017 em Mobilidade

Prefeito Roberto Cláudio anuncia novos binários para 2017

Serão beneficiados pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pelos bairros Parque Santa Rosa, Siqueira, Parangaba e Maraponga


Coletiva
De acordo com o Prefeito, as estruturas vão reduzir os riscos de acidentes e de atropelamentos nessas áreas (Foto: Kaio Machado)
O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na tarde desta quinta-feira (06/04), durante coletiva de imprensa no Paço Municipal, o andamento dos projetos que visam à implantação de novos binários nas Regionais IV e V, em Fortaleza, durante o ano de 2017. Ao lado do Prefeito, estavam os gestores da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o grupo técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).

Com o intuito de otimizar a configuração da mobilidade urbana da Capital, foram detalhados, na ocasião, planejamentos direcionados a vias e bairros que irão receber intervenções de fluxo. Nessa perspectiva, serão beneficiados pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pelos bairros Parque Santa Rosa, Siqueira, Parangaba e Maraponga.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do grupo técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), as ações objetivam reorganizar o trânsito de Fortaleza e oferecer condições propícias ao convívio harmônico entre os diversos modais. Serão realizados, para a finalidade, trabalhos em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e as Regionais IV e V.

Foram fornecidas informações acerca do andamento dos projetos e das intervenções relacionadas à implantação dos novos binários, à configuração da infraestrutura cicloviária e à requalificação do entorno do terminal do Siqueira. “São três intervenções importantes que vão priorizar o transporte de ônibus e vão qualificar o entorno dessas avenidas. Também vão ser estruturadas novas ciclovias ou ciclofaixas nessas áreas. Com isso, ganha o trânsito e ganha-se segurança viária, porque esta é uma das preocupações, criar estruturas que reduzam os riscos de acidentes e de atropelamentos nessas áreas”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

Segundo o cronograma, o prazo de entrega das intervenções está previsto para julho deste ano.

Binário Parque Santa Rosa (Rua Tulipa Negra / Rua Eduardo Araújo)
Com obras já em andamento, o bairro Parque Santa Rosa será contemplado com um binário a ser compreendido pelas ruas Tulipa Negra e Eduardo Araújo, cuja requalificação, com pavimentação e drenagem, viabilizou o projeto no local. Neste momento, as vias estão sendo requalificadas com novo pavimento e calçamento, com serviços de micro-drenagem, como nivelamento de pontos de visita (tampas de bueiros) e requalificação de calhas de drenagem, além de nova iluminação e requalificação de pontos de parada.

Na região, todo o fluxo se concentra atualmente na Rua Tulipa Negra, que, por ter sentido duplo, apresenta vários pontos críticos de acidentes, principalmente no cruzamento com a Rua Cônego de Castro. Com o projeto do binário, a Rua Tulipa Negra passará a operar no sentido oeste-leste (Parque Santa Rosa - Mondubim), enquanto a Rua Eduardo Araújo passará a ter sentido inverso leste-oeste (Mondubim - Parque Santa Rosa). O sentido único das vias será no trecho entre as ruas Cônego de Castro e Pedro Cabral.

Com a readequação das vias, será implantada também uma ciclofaixa bidirecional da Rua Eduardo Araújo, entre as ruas Cônego de Castro e Pedro Cabral, e uma ciclorrota no trecho entre as ruas Pedro Cabral e Manuel Sátiro, garantindo uma ligação cicloviária desde a Rua Cônego de Castro até a estação de Metrô Aracapé, com mais 1,8 Km de infraestrutura cicloviária. Com a implantação do binário, nenhuma linha de ônibus será alterada.

Binário Rua Nereu Ramos / Rua José Meneleu (Parangaba / Maraponga)
O projeto do binário envolvendo as ruas José Meneleu e Nereu Ramos tem como foco resolver a atual problemática de conflitos de tráfego naquela região, além de problemas pontuais de congestionamento nos bairros Maraponga, Parangaba, Itaperi e Vila Peri. Além das vias principais, o programa também envolverá especificamente as ruas Manoel Teófilo, Antônio Bandeira, 1º de Janeiro e Leão do Norte. Este projeto está dividido em duas etapas, sendo a primeira envolvendo o Binário da Rua José Meneleu e a segunda compreendendo o Binário da Rua Nereu Ramos.

Primeira Etapa
1) Rua José Meneleu / Rua Manoel Teófilo
- A Rua José Meneleu terá sentido único norte/sul, entre a Avenida Silas Munguba e a Rua 1º de Janeiro;
- Já a rua Manoel Teófilo passará a operar em sentido único sul/norte, no trecho entre a Rua Antônio Bandeira e a Avenida Silas Munguba.
Desse modo, os veículos provenientes da Avenida Godofredo Maciel, que hoje utilizam a Rua Casemiro de Abreu para acessar a Avenida Silas Munguba, passarão a utilizar a Rua Manoel Teófilo.

2) Rua Antônio Bandeira / Rua Primeiro de Janeiro
- A Rua Antônio Bandeira passará a operar em sentido único oeste/leste entre a Avenida Godofredo Maciel e a Rua Manoel Teófilo;
- A rua 1º de Janeiro terá sentido único oeste/leste, entre a Rua José Meneleu e a Avenida Godofredo Maciel.

3) Rua Alemanha / Rua Suécia
- A Rua Alemanha passará a operar em sentido único leste /oeste, entre as ruas Casimiro de Abreu e José Meneleu;
- A Rua Suécia passará a operar em sentido único oeste /leste, entre as ruas Casimiro de Abreu e José Meneleu.

4) Semáforos
- Um semáforo será implantado no cruzamento da Rua Primeiro de Janeiro x Av. Godofredo Maciel. A intenção é permitir que os veículos provenientes da Avenida Silas Munguba possam realizar a conversão à esquerda na Avenida Godofredo Maciel e seguirem em direção ao sul ou para acessarem a Rua Nereu Ramos;
- Será retirado o estágio do semáforo para conversão à esquerda no cruzamento da Rua José Meneleu x Av. Silas Munguba, fazendo com que os veículos provenientes do leste devam realizar laço de quadra, utilizando as ruas José Camelo, Pedro Riquet e Padre Carlos Quixadá, que passarão a operar em sentido único.

5) Obra Física
- Readequação de canteiro central no cruzamento Av. Silas Munguba x Rua José Meneleu;
- Abertura de canteiro central no cruzamento da Rua Primeiro de Janeiro x Av. Godofredo Maciel;
- Fechamento de canteiro central no cruzamento da Rua Antônio Bandeira x Av. Godofredo Maciel.

6) Infraestrutura Cicloviária
Implantação de ciclofaixa bidirecional na Rua José Meneleu, no trecho entre as avenidas Godofredo Maciel e Osório de Paiva. Encontra-se em análise a implantação de ciclofaixas nas ruas 1º de Janeiro e José Meneleu, no trecho entre as avenidas Silas Munguba e Godofredo Maciel.

Segunda Etapa
Segue em estudo propostas de binários nas seguintes vias:
a) as ruas Nereu Ramos e Lins do Rego, no trecho entre a Rua Espanha e a Avenida Augusto dos Anjos;
b) as ruas Araraquara e Leão do Norte, no mesmo trecho entre a Rua Espanha e a Avenida Augusto dos Anjos.

Requalificação do entorno do Terminal do Siqueira
A região do entorno do Terminal do Siqueira, envolvendo a Avenida Gen. Osório de Paiva e as ruas Raimundo Neri e Luiz Vieira (conhecidas com Av. Perimetral), também receberá intervenções para melhoria do fluxo. Atualmente, os cruzamentos destas vias possuem semáforos com 3 estágios, o que causa grandes congestionamentos para todas as aproximações, impactando nos acessos ao Terminal.

Com as intervenções, uma nova via será construída ligando a Rua Raimundo Neri à Rua Luiz Vieira, possibilitando que a operação dos semáforos seja ajustada, reduzindo de três para dois estágios, proporcionando maior fluidez e redução dos atrasos na região. Com as modificações, as conversões à esquerda que atualmente são feitas na própria Avenida Gen. Osório de Paiva, causando redução de capacidade, serão feitas por laços de quadra, possibilitando uma maior capacidade para todas as vias desse cruzamento e trazendo mais benefícios para o Transporte Público.

Prefeito Roberto Cláudio anuncia novos binários para 2017

Serão beneficiados pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pelos bairros Parque Santa Rosa, Siqueira, Parangaba e Maraponga

Coletiva
De acordo com o Prefeito, as estruturas vão reduzir os riscos de acidentes e de atropelamentos nessas áreas (Foto: Kaio Machado)
O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na tarde desta quinta-feira (06/04), durante coletiva de imprensa no Paço Municipal, o andamento dos projetos que visam à implantação de novos binários nas Regionais IV e V, em Fortaleza, durante o ano de 2017. Ao lado do Prefeito, estavam os gestores da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o grupo técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).

Com o intuito de otimizar a configuração da mobilidade urbana da Capital, foram detalhados, na ocasião, planejamentos direcionados a vias e bairros que irão receber intervenções de fluxo. Nessa perspectiva, serão beneficiados pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pelos bairros Parque Santa Rosa, Siqueira, Parangaba e Maraponga.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do grupo técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), as ações objetivam reorganizar o trânsito de Fortaleza e oferecer condições propícias ao convívio harmônico entre os diversos modais. Serão realizados, para a finalidade, trabalhos em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e as Regionais IV e V.

Foram fornecidas informações acerca do andamento dos projetos e das intervenções relacionadas à implantação dos novos binários, à configuração da infraestrutura cicloviária e à requalificação do entorno do terminal do Siqueira. “São três intervenções importantes que vão priorizar o transporte de ônibus e vão qualificar o entorno dessas avenidas. Também vão ser estruturadas novas ciclovias ou ciclofaixas nessas áreas. Com isso, ganha o trânsito e ganha-se segurança viária, porque esta é uma das preocupações, criar estruturas que reduzam os riscos de acidentes e de atropelamentos nessas áreas”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

Segundo o cronograma, o prazo de entrega das intervenções está previsto para julho deste ano.

Binário Parque Santa Rosa (Rua Tulipa Negra / Rua Eduardo Araújo)
Com obras já em andamento, o bairro Parque Santa Rosa será contemplado com um binário a ser compreendido pelas ruas Tulipa Negra e Eduardo Araújo, cuja requalificação, com pavimentação e drenagem, viabilizou o projeto no local. Neste momento, as vias estão sendo requalificadas com novo pavimento e calçamento, com serviços de micro-drenagem, como nivelamento de pontos de visita (tampas de bueiros) e requalificação de calhas de drenagem, além de nova iluminação e requalificação de pontos de parada.

Na região, todo o fluxo se concentra atualmente na Rua Tulipa Negra, que, por ter sentido duplo, apresenta vários pontos críticos de acidentes, principalmente no cruzamento com a Rua Cônego de Castro. Com o projeto do binário, a Rua Tulipa Negra passará a operar no sentido oeste-leste (Parque Santa Rosa - Mondubim), enquanto a Rua Eduardo Araújo passará a ter sentido inverso leste-oeste (Mondubim - Parque Santa Rosa). O sentido único das vias será no trecho entre as ruas Cônego de Castro e Pedro Cabral.

Com a readequação das vias, será implantada também uma ciclofaixa bidirecional da Rua Eduardo Araújo, entre as ruas Cônego de Castro e Pedro Cabral, e uma ciclorrota no trecho entre as ruas Pedro Cabral e Manuel Sátiro, garantindo uma ligação cicloviária desde a Rua Cônego de Castro até a estação de Metrô Aracapé, com mais 1,8 Km de infraestrutura cicloviária. Com a implantação do binário, nenhuma linha de ônibus será alterada.

Binário Rua Nereu Ramos / Rua José Meneleu (Parangaba / Maraponga)
O projeto do binário envolvendo as ruas José Meneleu e Nereu Ramos tem como foco resolver a atual problemática de conflitos de tráfego naquela região, além de problemas pontuais de congestionamento nos bairros Maraponga, Parangaba, Itaperi e Vila Peri. Além das vias principais, o programa também envolverá especificamente as ruas Manoel Teófilo, Antônio Bandeira, 1º de Janeiro e Leão do Norte. Este projeto está dividido em duas etapas, sendo a primeira envolvendo o Binário da Rua José Meneleu e a segunda compreendendo o Binário da Rua Nereu Ramos.

Primeira Etapa
1) Rua José Meneleu / Rua Manoel Teófilo
- A Rua José Meneleu terá sentido único norte/sul, entre a Avenida Silas Munguba e a Rua 1º de Janeiro;
- Já a rua Manoel Teófilo passará a operar em sentido único sul/norte, no trecho entre a Rua Antônio Bandeira e a Avenida Silas Munguba.
Desse modo, os veículos provenientes da Avenida Godofredo Maciel, que hoje utilizam a Rua Casemiro de Abreu para acessar a Avenida Silas Munguba, passarão a utilizar a Rua Manoel Teófilo.

2) Rua Antônio Bandeira / Rua Primeiro de Janeiro
- A Rua Antônio Bandeira passará a operar em sentido único oeste/leste entre a Avenida Godofredo Maciel e a Rua Manoel Teófilo;
- A rua 1º de Janeiro terá sentido único oeste/leste, entre a Rua José Meneleu e a Avenida Godofredo Maciel.

3) Rua Alemanha / Rua Suécia
- A Rua Alemanha passará a operar em sentido único leste /oeste, entre as ruas Casimiro de Abreu e José Meneleu;
- A Rua Suécia passará a operar em sentido único oeste /leste, entre as ruas Casimiro de Abreu e José Meneleu.

4) Semáforos
- Um semáforo será implantado no cruzamento da Rua Primeiro de Janeiro x Av. Godofredo Maciel. A intenção é permitir que os veículos provenientes da Avenida Silas Munguba possam realizar a conversão à esquerda na Avenida Godofredo Maciel e seguirem em direção ao sul ou para acessarem a Rua Nereu Ramos;
- Será retirado o estágio do semáforo para conversão à esquerda no cruzamento da Rua José Meneleu x Av. Silas Munguba, fazendo com que os veículos provenientes do leste devam realizar laço de quadra, utilizando as ruas José Camelo, Pedro Riquet e Padre Carlos Quixadá, que passarão a operar em sentido único.

5) Obra Física
- Readequação de canteiro central no cruzamento Av. Silas Munguba x Rua José Meneleu;
- Abertura de canteiro central no cruzamento da Rua Primeiro de Janeiro x Av. Godofredo Maciel;
- Fechamento de canteiro central no cruzamento da Rua Antônio Bandeira x Av. Godofredo Maciel.

6) Infraestrutura Cicloviária
Implantação de ciclofaixa bidirecional na Rua José Meneleu, no trecho entre as avenidas Godofredo Maciel e Osório de Paiva. Encontra-se em análise a implantação de ciclofaixas nas ruas 1º de Janeiro e José Meneleu, no trecho entre as avenidas Silas Munguba e Godofredo Maciel.

Segunda Etapa
Segue em estudo propostas de binários nas seguintes vias:
a) as ruas Nereu Ramos e Lins do Rego, no trecho entre a Rua Espanha e a Avenida Augusto dos Anjos;
b) as ruas Araraquara e Leão do Norte, no mesmo trecho entre a Rua Espanha e a Avenida Augusto dos Anjos.

Requalificação do entorno do Terminal do Siqueira
A região do entorno do Terminal do Siqueira, envolvendo a Avenida Gen. Osório de Paiva e as ruas Raimundo Neri e Luiz Vieira (conhecidas com Av. Perimetral), também receberá intervenções para melhoria do fluxo. Atualmente, os cruzamentos destas vias possuem semáforos com 3 estágios, o que causa grandes congestionamentos para todas as aproximações, impactando nos acessos ao Terminal.

Com as intervenções, uma nova via será construída ligando a Rua Raimundo Neri à Rua Luiz Vieira, possibilitando que a operação dos semáforos seja ajustada, reduzindo de três para dois estágios, proporcionando maior fluidez e redução dos atrasos na região. Com as modificações, as conversões à esquerda que atualmente são feitas na própria Avenida Gen. Osório de Paiva, causando redução de capacidade, serão feitas por laços de quadra, possibilitando uma maior capacidade para todas as vias desse cruzamento e trazendo mais benefícios para o Transporte Público.