Os projetos selecionados pelo edital de inovação aberta do Pedala Mais (Modalidade Especial de Contratação para Solução Inovadora nº 001/2024 - Startup), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), foram apresentados na última terça-feira (22/10) para técnicos da Prefeitura de Fortaleza. Os projetos são Safe Lane, da STW Brasil; Bicicletas elétricas para entregadores, da Serttel; e Aplicativo de bonificação, da TC Urbes.
Edição do Diário Oficial do Município (DOM) com os projetos selecionados
"A ideia principal do edital de inovação aberta da ciclomobilidade é buscar ideias novas que possam incentivar o uso da bicicleta na cidade. Nesse edital, temos três ideias vencedoras que serão testadas: a primeira é uma solução que vai aumentar a segurança viária, principalmente à noite, com sinais luminosos no pavimento, além de permitir contar quantos ciclistas passam em cruzamentos perigosos; a segunda é uma solução de compartilhamento de bicicletas elétricas para entregadores de delivery; e a terceira é um aplicativo que vai testar um conceito, já utilizado em algumas cidades, de premiação de incentivo ao uso da bicicleta, ou seja, quanto mais pedala, mais a pessoa acumula pontos", explica o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia.
O edital de inovação aberta do Pedala Mais faz parte do Programa Inovafor, que é a Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Fortaleza, criada em 2023, e possui recurso total de R$ 212 mil para a contratação de soluções inovadoras que incentivem a utilização da bicicleta como principal meio de transporte. Os três projetos serão implantados em novembro deste ano e terão duração de 12 meses para que sejam avaliados. Veja os detalhes:
Safe Lane (STW Brasil)
O Safe Lane foi projetado para aumentar a segurança dos ciclistas em cruzamentos. O sistema utiliza sensores para detectar a presença de ciclistas nas ciclofaixas e dispositivos de iluminação de LED instalados nessas faixas para alertar motoristas que estão prestes a fazer conversões. Quando o ciclista se aproximar do Safe Lane, as luzes de LED na ciclofaixa acenderão, sinalizando aos motoristas a necessidade de redobrar a atenção ao realizar a manobra. O Safe Lane visa reduzir o número de sinistros de trânsito envolvendo ciclistas em cruzamentos. Entre 2015 e 2019, Fortaleza registrou 568 colisões em interseções.
Bicicletas elétricas para entregadores (Serttel)
O projeto propõe o desenvolvimento de um modelo de compartilhamento de bicicletas elétricas para entregadores a baixo custo, por meio de parcerias estratégicas com empresas e o Poder Público, que subsidiarão parte dos investimentos. A proposta busca aprimorar o modelo de bicicletas elétricas já utilizado no Bicicletar, adaptando-o para atender às demandas específicas dos entregadores em termos de ergonomia, autonomia, velocidade, praticidade e usabilidade. As bicicletas serão compartilhadas em estações ou galpões destinados ao serviço, podendo ser acessadas via aplicativo para smartphones ou pelo uso do Bilhete Único.
Aplicativo de bonificação (TC Urbes)
O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte diário, oferecendo uma recompensa monetária através de um aplicativo de bonificação. Os usuários poderão se cadastrar no app para registrar e validar suas viagens feitas tanto com bicicletas próprias quanto com as do sistema de compartilhamento Bicicletar. Além da remuneração por quilômetro pedalado, o aplicativo poderá oferecer prêmios, como brindes ou cupons de desconto de patrocinadores e empresas parceiras do projeto.
Pedala Mais
Lançado em 2023, o Pedala Mais Fortaleza é impulsionado pela Iniciativa Bloomberg para Infraestrutura Ciclável (BICI, da sigla em inglês), programa da Bloomberg Philanthropies gerenciado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI) para a implementação de projetos inovadores relacionados à ciclomobilidade. O Pedala Mais tem como meta dobrar o número de usuários de bicicleta em Fortaleza, passando de 5% para 10% nos próximos 10 anos.