22 de March de 2016 em Segurança Cidadã
Núcleos de Mediação de Conflitos atenderam 550 solicitações em um ano e meio
A Prefeitura de Fortaleza desenvolve um trabalho de pacificação social na cidade nos Núcleos de Medição de Conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec). O serviço já atendeu 550 solicitações em pouco mais de um ano e meio de funcionamento.
Instalados nas Secretarias Regionais III, IV e VI, os Núcleos realizam a intervenção de pequenos conflitos como desentendimento entre vizinhos, casos de natureza familiar, ameaças, entre outros. “Os Núcleos estão em funcionamento desde julho de 2014 e quando uma pessoa procura o serviço, se não for caso de mediação, as equipes dão orientações sociojurídicas ou fazem os devidos encaminhamentos para a rede assistencial da Prefeitura ou ainda para outros órgãos”, explica a responsável pela Coordenadoria de Mediação de Conflitos (Coomed) da Sesec, Tatiane Castro.
Os números mostram que 78% dos casos mediados chegam a um acordo. “Dos acolhimentos realizados, ou seja, tudo que chega, 70% são passíveis de mediação. Lembrando que as sessões são processos voluntários, porém, das que ocorrem, o percentual de acordo é de quase 80%”, enfatiza o gerente da Célula de Mediação Cidadã da Coomed, Ítalo Borges. Ele observa ainda que, em 30% dos casos, as equipes realizam encaminhamentos e orientações sociojurídicas.
Outro dado ressaltado por Ítalo Borges é o número casos advindos das delegacias. “As delegacias estão sendo parceiros importantes nesse processo de mediação, pois 80% do que recebemos são enviados pelas autoridades policiais, os demais vêm através de encaminhamentos dos próprios setores da Regional, como protocolo da central de acolhimento, ouvidoria e fiscalização”.
Aprimorando o serviço
A consolidação do serviço nas Regionais requereu a construção de um sistema específico para o núcleo. Diante da demanda, a Coordenadora de Tecnologia da Informação, por meio da Célula de Análises de Sistema, desenvolveu o Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Mediações (Sisame). A nova ferramenta tecnológica permite que os mediadores otimizem os dados referentes à Coordenadoria de Mediação de Conflitos, podendo criar relatórios, estatísticas, entre outros benefícios. “Com o Sisame, pode-se destacar pelo menos três fatores importantes: a celeridade na compilação de dados e relatórios, segurança das informações e a facilitação no acesso”, ressalta o responsável pela Célula de Análises de Sistema, Kennedy Rodrigues.
O Sisame vai gerar informações como o acolhimento dos usuários aos Núcleos de Medição de Conflitos, por meio de cadastros socioeconômicos, dados qualitativos e quantitativos das mediações, encaminhamentos, entre outras ações. “Por meio desse controle de dados, a Coomed vai ter uma maior controle, permitindo o direcionamento das ações conforme as demandas apresentadas”, observa Kennedy Rodrigues, que é guarda municipal de carreira e pós-graduando em Engenharia de Software pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Núcleos de Mediação de Conflitos atenderam 550 solicitações em um ano e meio
A Prefeitura de Fortaleza desenvolve um trabalho de pacificação social na cidade nos Núcleos de Medição de Conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec). O serviço já atendeu 550 solicitações em pouco mais de um ano e meio de funcionamento.
Instalados nas Secretarias Regionais III, IV e VI, os Núcleos realizam a intervenção de pequenos conflitos como desentendimento entre vizinhos, casos de natureza familiar, ameaças, entre outros. “Os Núcleos estão em funcionamento desde julho de 2014 e quando uma pessoa procura o serviço, se não for caso de mediação, as equipes dão orientações sociojurídicas ou fazem os devidos encaminhamentos para a rede assistencial da Prefeitura ou ainda para outros órgãos”, explica a responsável pela Coordenadoria de Mediação de Conflitos (Coomed) da Sesec, Tatiane Castro.
Os números mostram que 78% dos casos mediados chegam a um acordo. “Dos acolhimentos realizados, ou seja, tudo que chega, 70% são passíveis de mediação. Lembrando que as sessões são processos voluntários, porém, das que ocorrem, o percentual de acordo é de quase 80%”, enfatiza o gerente da Célula de Mediação Cidadã da Coomed, Ítalo Borges. Ele observa ainda que, em 30% dos casos, as equipes realizam encaminhamentos e orientações sociojurídicas.
Outro dado ressaltado por Ítalo Borges é o número casos advindos das delegacias. “As delegacias estão sendo parceiros importantes nesse processo de mediação, pois 80% do que recebemos são enviados pelas autoridades policiais, os demais vêm através de encaminhamentos dos próprios setores da Regional, como protocolo da central de acolhimento, ouvidoria e fiscalização”.
Aprimorando o serviço
A consolidação do serviço nas Regionais requereu a construção de um sistema específico para o núcleo. Diante da demanda, a Coordenadora de Tecnologia da Informação, por meio da Célula de Análises de Sistema, desenvolveu o Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Mediações (Sisame). A nova ferramenta tecnológica permite que os mediadores otimizem os dados referentes à Coordenadoria de Mediação de Conflitos, podendo criar relatórios, estatísticas, entre outros benefícios. “Com o Sisame, pode-se destacar pelo menos três fatores importantes: a celeridade na compilação de dados e relatórios, segurança das informações e a facilitação no acesso”, ressalta o responsável pela Célula de Análises de Sistema, Kennedy Rodrigues.
O Sisame vai gerar informações como o acolhimento dos usuários aos Núcleos de Medição de Conflitos, por meio de cadastros socioeconômicos, dados qualitativos e quantitativos das mediações, encaminhamentos, entre outras ações. “Por meio desse controle de dados, a Coomed vai ter uma maior controle, permitindo o direcionamento das ações conforme as demandas apresentadas”, observa Kennedy Rodrigues, que é guarda municipal de carreira e pós-graduando em Engenharia de Software pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).