14 de January de 2015 em Segurança Cidadã

Núcleo de Mediação de Conflitos da SESEC chega a seis meses de funcionamento na Regional VI

Nesse período, foram registrados 51 atendimentos a população de Fortaleza


A prestação de serviço gerou 57 diferentes procedimentos

Em funcionamento há cerca de seis meses, o Núcleo de Mediação da Conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SESEC), instalado na Secretaria Regional VI, registrou 51 atendimentos a população de Fortaleza.

Essa prestação de serviço gerou 57 diferentes procedimentos, entre orientações sociojurídicas, encaminhamentos a órgão da Prefeitura e outros parceiros e, principalmente para as sessões de mediação. “A tarefa do núcleo é mediar os pequenos conflitos, porém quando não cabe, há um esforço da equipe para que o munícipe não fique sem a orientação correta para resolver a sua demanda” explica a responsável pela Coordenadoria de Mediação de Conflitos da SESEC, Tatiane Castro.

Dos quase 60 procedimentos, 58% resultaram em mediação de conflitos, seguido pelos encaminhamentos com 35% do trabalho, enquanto as orientações sociojurídicas foram responsáveis por cerca de 8% dos casos atendidos. “Ainda não chegamos no patamar ideal de resolutividade dos conflitos, mas o fato das partes se abrirem ao diálogo é um grande passo para a resolução pacífica de conflitos que podem durar muito tempo de justiça comum”, ressalta Tatiane Castro.

O Núcleo de Mediação de Conflitos

O Núcleo de Mediação de Conflitos tem o objetivo de contribuir para a prevenção e a diminuição da violência e da criminalidade, promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. O núcleo funciona todos os dias na Central de Acolhimento da Secretaria Regional VI e visa a atender questões familiares, entre vizinhos, situações de injúria, calúnia, difamação, conflitos de dívida, locação imobiliária, ameaça, dentre outros.

A mediação consiste em um processo imparcial de escuta ativa realizado por um profissional habilitado com a função de mediador que acolhe o relato da parte interessada. Em seguida, é enviada uma carta convite para a outra pessoa envolvida na situação conflituosa, com o intuito de marcar uma data para a realização do procedimento de mediação. Lembrando que o processo de mediação de conflitos é uma forma voluntária de entendimento entre as partes envolvidas.

Mais informações pelo telefone (85) 3452-1811.

Núcleo de Mediação de Conflitos da SESEC chega a seis meses de funcionamento na Regional VI

Nesse período, foram registrados 51 atendimentos a população de Fortaleza

A prestação de serviço gerou 57 diferentes procedimentos

Em funcionamento há cerca de seis meses, o Núcleo de Mediação da Conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SESEC), instalado na Secretaria Regional VI, registrou 51 atendimentos a população de Fortaleza.

Essa prestação de serviço gerou 57 diferentes procedimentos, entre orientações sociojurídicas, encaminhamentos a órgão da Prefeitura e outros parceiros e, principalmente para as sessões de mediação. “A tarefa do núcleo é mediar os pequenos conflitos, porém quando não cabe, há um esforço da equipe para que o munícipe não fique sem a orientação correta para resolver a sua demanda” explica a responsável pela Coordenadoria de Mediação de Conflitos da SESEC, Tatiane Castro.

Dos quase 60 procedimentos, 58% resultaram em mediação de conflitos, seguido pelos encaminhamentos com 35% do trabalho, enquanto as orientações sociojurídicas foram responsáveis por cerca de 8% dos casos atendidos. “Ainda não chegamos no patamar ideal de resolutividade dos conflitos, mas o fato das partes se abrirem ao diálogo é um grande passo para a resolução pacífica de conflitos que podem durar muito tempo de justiça comum”, ressalta Tatiane Castro.

O Núcleo de Mediação de Conflitos

O Núcleo de Mediação de Conflitos tem o objetivo de contribuir para a prevenção e a diminuição da violência e da criminalidade, promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. O núcleo funciona todos os dias na Central de Acolhimento da Secretaria Regional VI e visa a atender questões familiares, entre vizinhos, situações de injúria, calúnia, difamação, conflitos de dívida, locação imobiliária, ameaça, dentre outros.

A mediação consiste em um processo imparcial de escuta ativa realizado por um profissional habilitado com a função de mediador que acolhe o relato da parte interessada. Em seguida, é enviada uma carta convite para a outra pessoa envolvida na situação conflituosa, com o intuito de marcar uma data para a realização do procedimento de mediação. Lembrando que o processo de mediação de conflitos é uma forma voluntária de entendimento entre as partes envolvidas.

Mais informações pelo telefone (85) 3452-1811.