17 de April de 2015 em Segurança Cidadã
Núcleo de Mediação de Conflitos da Regional IV celebra primeiro mês com números positivos
Foram 23 atendimentos, dos quais 12 geraram mediações que resultaram em sete encontros, com cinco acordos celebrados
Em um mês de funcionamento o Núcleo de Mediação de Conflitos, criado pela Prefeitura de Fortaleza, prestou 23 atendimentos à população da Regional IV. São mediações, encaminhamentos e orientações sociojurídicas que são direcionadas pelos profissionais capacitados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec).
Do total de atendimentos, 12 geraram mediações que resultaram em sete encontros, com cinco acordos celebrados. “Os números mostram que as pessoas querem resolver seus conflitos na base do diálogo. Mas ressalto o empenho da equipe que vem atendendo de forma profissional e organizada, proporcionando para a sociedade mais a chance de terem uma vida sem conflitos”, ressaltou a responsável pela Coordenadoria de Mediação de Conflitos da Sesec, Tatiane Castro. Além das mediações, a equipe fez sete encaminhamentos e várias orientações sociojurídicas.
Outro dado que chama atenção nesse primeiro mês de atendimento do Núcleo é de onde partiram as demandas. De acordo com o relatório, cerca de 80% da procura pelos serviços foram provenientes de demandas espontâneas da sociedade e do Juizado Especial da área. “A ação de divulgação prévia do trabalho do Núcleo de Mediação e o apoio da Regional IV fizeram com que a população e os órgãos parceiros tivessem conhecimento do nosso trabalho” observou Tatiane. Vale lembrar que ocorreram indicações da Ouvidoria da própria Regional e de delegacias da área.
O Núcleo de Mediação de Conflitos está na Central de Acolhimento da Regional e tem o objetivo de promover a mediação de conflitos e a pacificação social, para assim contribuir nos processos de prevenção e diminuição dos índices de violência e da criminalidade. O espaço funciona todos os dias e visa atender questões familiares, entre vizinhos, situações de injúria, calúnia, difamação, conflitos de dívida, locação imobiliária, ameaça, dentre outros. “Esta ferramenta foi criada pela Prefeitura para que as pessoas possam resolver, de forma pacífica e espontânea, intrigas que poderiam levar anos na justiça para serem resolvidas”, explicou o titular da Sesec, Francisco José Veras de Albuquerque.
Este foi o segundo Núcleo de Mediação de Conflitos criado pela Prefeitura, o primeiro foi instalado há cerca de 10 meses na Regional VI, e a Sesec articula a possibilidade de se inaugurar, até o final desse ano os núcleos nas Regionais II e III.
Coordenadoria de Mediação de Conflitos (COOMED)
A COOMED tem como atribuição implantar uma política de mediação de conflitos, desenvolvida em duas linhas de ação: escola e comunidade, que deverá contribuir com a redução dos índices de violência e promover a cultura de paz. Na atuação escolar, existe a Mediação de Conflitos nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, proporcionando, através do diálogo, meios pacíficos e preventivos de resolução dos conflitos escolares. Na comunidade, funciona como importante instrumento de pacificação social, fomentando o acesso dos cidadãos aos mecanismos institucionais ou alternativos de resolução de conflitos.
A mediação consiste em um processo imparcial de escuta ativa realizado por um profissional habilitado com a função de mediador que acolhe o relato da parte interessada. Em seguida, é enviada uma carta convite para a outra pessoa envolvida na situação conflituosa, com o intuito de marcar uma data para a realização do procedimento de mediação. Lembrando que o processo de mediação de conflitos é uma forma voluntária de entendimento entre as partes envolvidas.
Serviço
Núcleo de Mediação de Conflitos
Local: Regional IV – Av. Dr. Silas Munguba 3770 - Serrinha
Núcleo de Mediação de Conflitos da Regional IV celebra primeiro mês com números positivos
Foram 23 atendimentos, dos quais 12 geraram mediações que resultaram em sete encontros, com cinco acordos celebrados
Em um mês de funcionamento o Núcleo de Mediação de Conflitos, criado pela Prefeitura de Fortaleza, prestou 23 atendimentos à população da Regional IV. São mediações, encaminhamentos e orientações sociojurídicas que são direcionadas pelos profissionais capacitados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec).
Do total de atendimentos, 12 geraram mediações que resultaram em sete encontros, com cinco acordos celebrados. “Os números mostram que as pessoas querem resolver seus conflitos na base do diálogo. Mas ressalto o empenho da equipe que vem atendendo de forma profissional e organizada, proporcionando para a sociedade mais a chance de terem uma vida sem conflitos”, ressaltou a responsável pela Coordenadoria de Mediação de Conflitos da Sesec, Tatiane Castro. Além das mediações, a equipe fez sete encaminhamentos e várias orientações sociojurídicas.
Outro dado que chama atenção nesse primeiro mês de atendimento do Núcleo é de onde partiram as demandas. De acordo com o relatório, cerca de 80% da procura pelos serviços foram provenientes de demandas espontâneas da sociedade e do Juizado Especial da área. “A ação de divulgação prévia do trabalho do Núcleo de Mediação e o apoio da Regional IV fizeram com que a população e os órgãos parceiros tivessem conhecimento do nosso trabalho” observou Tatiane. Vale lembrar que ocorreram indicações da Ouvidoria da própria Regional e de delegacias da área.
O Núcleo de Mediação de Conflitos está na Central de Acolhimento da Regional e tem o objetivo de promover a mediação de conflitos e a pacificação social, para assim contribuir nos processos de prevenção e diminuição dos índices de violência e da criminalidade. O espaço funciona todos os dias e visa atender questões familiares, entre vizinhos, situações de injúria, calúnia, difamação, conflitos de dívida, locação imobiliária, ameaça, dentre outros. “Esta ferramenta foi criada pela Prefeitura para que as pessoas possam resolver, de forma pacífica e espontânea, intrigas que poderiam levar anos na justiça para serem resolvidas”, explicou o titular da Sesec, Francisco José Veras de Albuquerque.
Este foi o segundo Núcleo de Mediação de Conflitos criado pela Prefeitura, o primeiro foi instalado há cerca de 10 meses na Regional VI, e a Sesec articula a possibilidade de se inaugurar, até o final desse ano os núcleos nas Regionais II e III.
Coordenadoria de Mediação de Conflitos (COOMED)
A COOMED tem como atribuição implantar uma política de mediação de conflitos, desenvolvida em duas linhas de ação: escola e comunidade, que deverá contribuir com a redução dos índices de violência e promover a cultura de paz. Na atuação escolar, existe a Mediação de Conflitos nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, proporcionando, através do diálogo, meios pacíficos e preventivos de resolução dos conflitos escolares. Na comunidade, funciona como importante instrumento de pacificação social, fomentando o acesso dos cidadãos aos mecanismos institucionais ou alternativos de resolução de conflitos.
A mediação consiste em um processo imparcial de escuta ativa realizado por um profissional habilitado com a função de mediador que acolhe o relato da parte interessada. Em seguida, é enviada uma carta convite para a outra pessoa envolvida na situação conflituosa, com o intuito de marcar uma data para a realização do procedimento de mediação. Lembrando que o processo de mediação de conflitos é uma forma voluntária de entendimento entre as partes envolvidas.
Serviço
Núcleo de Mediação de Conflitos
Local: Regional IV – Av. Dr. Silas Munguba 3770 - Serrinha