01 de March de 2016 em Saúde

Novo modelo de serviço para ostomizados completa um mês de atendimento

Com a implantação do novo processo, 764 usuários já foram atendidos


Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo

O novo sistema de atendimento, agendamento e distribuição das bolsas coletoras e acessórios para pacientes ostomizados do Estado do Ceará, completa um mês de funcionamento nesta quarta-feira (02/03), com o atendimento de 764 usuários. Após a implantação do novo processo pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Governo do Estado, os pacientes passaram a ter um atendimento diferenciado com distribuição feita por meio de agendamentos.

O atendimento centralizado e integral garante aos usuários o acompanhamento por meio de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo. Os pacientes recebem, ainda, o suporte de dois estomaterapeutas. Durante os primeiros 30 dias do novo formato do serviço, foram atendidos 386 usuários provenientes de Fortaleza e 378 residentes do Interior do Estado. Atualmente, são cadastrados 589 pacientes na Capital e 1.035 do Interior. Também nesse período foram entregues 9.190 bolsas de ostomia e 215 acessórios, como cinto, placa, barreira protetora, bolsa de perna, entre outros. Para ter acesso ao Programa, os pacientes precisam fazer o recadastramento no Centro de Saúde Meireles, portando os seguintes documentos: cópia do RG, do CPF, do comprovante de endereço, laudo médico e cartão SUS.

Para a gerente da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, Andressa Aguiar, o novo processo traz benefícios para as pessoas ostomizadas. “A unificação do novo processo garante um melhor atendimento aos usuários com agendamentos por telefone e durante os dois períodos. O benefício foi a ampliação dos profissionais trazendo um atendimento multiprofissional”, destacou.

Os pacientes são avaliados ainda e, caso exista condições para a reversão do estoma, eles são encaminhados por meio da Central de Regulação para realizarem a cirurgia de fechamento da ostomia no Hospital José Martiniano de Alencar, que pertence à rede pública de atendimento do Governo do Estado. O Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada segue as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Saúde em conformidade com a Política Nacional de Saúde das Pessoas com Deficiência.

O Centro de Saúde Meireles está localizado na Avenida Antônio Justa, 3113, Meireles, com atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito por meio do número (85) 3486.6274.

Novo modelo de serviço para ostomizados completa um mês de atendimento

Com a implantação do novo processo, 764 usuários já foram atendidos

Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo

O novo sistema de atendimento, agendamento e distribuição das bolsas coletoras e acessórios para pacientes ostomizados do Estado do Ceará, completa um mês de funcionamento nesta quarta-feira (02/03), com o atendimento de 764 usuários. Após a implantação do novo processo pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Governo do Estado, os pacientes passaram a ter um atendimento diferenciado com distribuição feita por meio de agendamentos.

O atendimento centralizado e integral garante aos usuários o acompanhamento por meio de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo. Os pacientes recebem, ainda, o suporte de dois estomaterapeutas. Durante os primeiros 30 dias do novo formato do serviço, foram atendidos 386 usuários provenientes de Fortaleza e 378 residentes do Interior do Estado. Atualmente, são cadastrados 589 pacientes na Capital e 1.035 do Interior. Também nesse período foram entregues 9.190 bolsas de ostomia e 215 acessórios, como cinto, placa, barreira protetora, bolsa de perna, entre outros. Para ter acesso ao Programa, os pacientes precisam fazer o recadastramento no Centro de Saúde Meireles, portando os seguintes documentos: cópia do RG, do CPF, do comprovante de endereço, laudo médico e cartão SUS.

Para a gerente da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, Andressa Aguiar, o novo processo traz benefícios para as pessoas ostomizadas. “A unificação do novo processo garante um melhor atendimento aos usuários com agendamentos por telefone e durante os dois períodos. O benefício foi a ampliação dos profissionais trazendo um atendimento multiprofissional”, destacou.

Os pacientes são avaliados ainda e, caso exista condições para a reversão do estoma, eles são encaminhados por meio da Central de Regulação para realizarem a cirurgia de fechamento da ostomia no Hospital José Martiniano de Alencar, que pertence à rede pública de atendimento do Governo do Estado. O Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada segue as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Saúde em conformidade com a Política Nacional de Saúde das Pessoas com Deficiência.

O Centro de Saúde Meireles está localizado na Avenida Antônio Justa, 3113, Meireles, com atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito por meio do número (85) 3486.6274.