Com o tema “Turismo para o Crescimento Inclusivo”, neste 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo. Na Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), há muito a festejar. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor turístico com a chegada da pandemia do novo coronavírus, graças aos avanços na vacinação, Fortaleza vai retomando suas atividades e recebendo cada vez mais visitantes.
Foi a responsabilidade na reabertura das atividades que possibilitou o lançamento de novos projetos e o reinício de outros, como no caso do Programa Praia Acessível. Em sintonia com o tema central do Dia do Turismo em 2021, o Praia Acessível é um projeto inclusivo que possibilita o banho de mar assistido a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Realizado desde março de 2016, numa parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado, o programa já atendeu a mais de sete mil pessoas. Durante a pandemia, no entanto, teve que ser suspenso, sendo retomado no mês de agosto, após liberação desse tipo de atividade pelos decretos estadual e municipal.
Com foco na capacitação, a Setfor lançou em junho deste ano a Escola do Turismo de Fortaleza. A ideia é fornecer capacitações regulares aos integrantes da cadeia turística de Fortaleza de forma gratuita, garantindo assim um atendimento mais qualificado ao visitante. A princípio com aulas online, a primeira turma contou com cerca de 240 guardas municipais que atuam nas torres de monitoramento da orla da cidade. Até o fim do ano, já tem um novo calendário de cursos e webinários em parceria com o Sebrae/CE, abordando temas como Mídias Digitais, Atendimento ao Cliente e Como Aumentar suas Vendas.
No mês de julho, foi lançado o Rota do Sol Nordeste, um projeto de integração entre várias cidades que visa fortalecer o turismo nas capitais. O primeiro trecho lançado, Fortaleza – Natal, envolve também as praias de Canoa Quebrada (CE) e Pipa (RN). O segundo trecho liga Fortaleza a São Luís, passando por Paracuru (CE), Jericoacoara (CE) e Tutóioa (MA).
Mais recentemente foi lançado o Projeto Fortaleza Pet Friendly, que visa estimular os estabelecimentos comerciais a receberem os animais de estimação de seus clientes e posicionar Fortaleza como a primeira cidade do Brasil com uma política pública estruturada para o segmento pet.
"Há ainda vários outros projetos sendo desenvolvidos, sempre pensando tanto no fortalezense, quanto no turista. Lembrando que o turismo representa cerca de 30% da economia da cidade, não há dúvidas de que esse é o melhor caminho para um crescimento inclusivo, onde todos podem se beneficiar dessa cadeia", destaca Cláudio Ricardo Gomes de Lima, secretário executivo do Turismo de Fortaleza.