29 de June de 2015 em Fortaleza
Fortaleza avança nos resultados da Educação
A cidade aumentou 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano fundamental
O município de Fortaleza experimenta, hoje, o maior investimento da história da cidade na área da Educação. Dentre os avanços nestes dois primeiros anos de gestão, está a evolução no processo de avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa). Depois de amargar o mais baixo índice do Ceará no tocante à alfabetização, Fortaleza aumentou 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano fundamental e alcança, em 2014, a marca de 147,3 pontos.
A Educação de Fortaleza continua crescendo no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, na modalidade de avaliação de leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental (Spaece-Alfa). Os índices do SPAECE-ALFA subiram nos últimos dois anos. O número de escolas que estão no nível mais alto, o desejável, de aprendizagem na alfabetização passou de 20, em 2012, para 74, em 2014.
Fortaleza também cresceu 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, aumentando de 131,4 pontos, em 2012, para 147,3, em 2014. Também houve redução no percentual dos alunos não alfabetizados, que caiu de 4,8%, em 2012, para 1,2%, em 2014, o que representa uma melhora de 75%.
Os resultados positivos são reflexos de uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza desde o início da gestão Roberto Cláudio. O viés pedagógico do Município é um diferencial. O Município implantou, na totalidade, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que já rendeu à Fortaleza melhorias significativas.
De forma inédita, a Prefeitura de Fortaleza realizou seleção pública para diretores escolares e para coordenadores distritais, cujas nomeações, anteriormente, ocorriam por indicação política. A Secretaria Municipal de Educação (SME) ainda realizou concurso para contratação de 800 assistentes de Educação Infantil. Anteriormente, a atividade era realizada por mão de obra terceirizada e precária.
A partir de 2014, cada aluno passou a receber um kit com novo fardamento, mochila, sandália, agenda do aluno, material pedagógico coletivo e, pela primeira vez, material individual (que inclui lápis, borracha, caneta, apontador, caderno, pincel, cola, régua, tinta, massa de modelar, entre outros). De posse do material individual, os estudantes podem desenvolver plenamente todas as atividades de sala de aula sem custo algum para as famílias.
A regularização do calendário escolar, que desde 2007 acumulava atrasos causando prejuízos a alunos, pais e professores, foi uma medida básica realizada pela Prefeitura para o aumento da qualidade da educação em Fortaleza. Em 2013, pela primeira vez, em sete anos, as aulas da rede pública municipal de ensino começaram no mesmo dia das demais escolas da cidade.
Também ocorreu a implantação de 1/3 da carga horária do professor para planejamento, o que foi efetivado em 100% da rede municipal em agosto de 2014. Ou seja, 1/3 da carga horária desses profissionais, hoje, é destinada ao planejamento das aulas. Os professores, agora, podem utilizar o tempo de planejamento para momentos de estudos individuais ou coletivos, planejamento das atividades pedagógicas, organização de material didático e para favorecer a formação contínua na própria escola ou em formações organizadas pela SME.
Em 2015, o canal de diálogo da SME com as unidades escolares foi fortalecido e estreitado através da Criação do Colegiado de Diretores. Os gestores das escolas de cada distrito de educação elegeram, entre eles, um grupo que funciona como um canal de comunicação direta entre as escolas e a SME. Os 38 membros do Colegiado dos Diretores, juntamente com os Coordenadores de Distritos, atuam como mediadores das decisões sobre os atos e processos educacionais.
A cidade de Fortaleza está fazendo história ao elevar os índices de aprendizagem das escolas públicas da Capital. A SME entende que educar é um processo coletivo, onde governo, família e escola dão-se as mãos em prol de um único objetivo: garantir que cada aluno aprenda efetivamente e que essa aprendizagem se dê na idade certa. Esses resultados são frutos de todo o comprometimento da Prefeitura de Fortaleza com a educação.
Fortaleza avança nos resultados da Educação
A cidade aumentou 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano fundamental
O município de Fortaleza experimenta, hoje, o maior investimento da história da cidade na área da Educação. Dentre os avanços nestes dois primeiros anos de gestão, está a evolução no processo de avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa). Depois de amargar o mais baixo índice do Ceará no tocante à alfabetização, Fortaleza aumentou 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano fundamental e alcança, em 2014, a marca de 147,3 pontos.
A Educação de Fortaleza continua crescendo no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, na modalidade de avaliação de leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental (Spaece-Alfa). Os índices do SPAECE-ALFA subiram nos últimos dois anos. O número de escolas que estão no nível mais alto, o desejável, de aprendizagem na alfabetização passou de 20, em 2012, para 74, em 2014.
Fortaleza também cresceu 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, aumentando de 131,4 pontos, em 2012, para 147,3, em 2014. Também houve redução no percentual dos alunos não alfabetizados, que caiu de 4,8%, em 2012, para 1,2%, em 2014, o que representa uma melhora de 75%.
Os resultados positivos são reflexos de uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza desde o início da gestão Roberto Cláudio. O viés pedagógico do Município é um diferencial. O Município implantou, na totalidade, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que já rendeu à Fortaleza melhorias significativas.
De forma inédita, a Prefeitura de Fortaleza realizou seleção pública para diretores escolares e para coordenadores distritais, cujas nomeações, anteriormente, ocorriam por indicação política. A Secretaria Municipal de Educação (SME) ainda realizou concurso para contratação de 800 assistentes de Educação Infantil. Anteriormente, a atividade era realizada por mão de obra terceirizada e precária.
A partir de 2014, cada aluno passou a receber um kit com novo fardamento, mochila, sandália, agenda do aluno, material pedagógico coletivo e, pela primeira vez, material individual (que inclui lápis, borracha, caneta, apontador, caderno, pincel, cola, régua, tinta, massa de modelar, entre outros). De posse do material individual, os estudantes podem desenvolver plenamente todas as atividades de sala de aula sem custo algum para as famílias.
A regularização do calendário escolar, que desde 2007 acumulava atrasos causando prejuízos a alunos, pais e professores, foi uma medida básica realizada pela Prefeitura para o aumento da qualidade da educação em Fortaleza. Em 2013, pela primeira vez, em sete anos, as aulas da rede pública municipal de ensino começaram no mesmo dia das demais escolas da cidade.
Também ocorreu a implantação de 1/3 da carga horária do professor para planejamento, o que foi efetivado em 100% da rede municipal em agosto de 2014. Ou seja, 1/3 da carga horária desses profissionais, hoje, é destinada ao planejamento das aulas. Os professores, agora, podem utilizar o tempo de planejamento para momentos de estudos individuais ou coletivos, planejamento das atividades pedagógicas, organização de material didático e para favorecer a formação contínua na própria escola ou em formações organizadas pela SME.
Em 2015, o canal de diálogo da SME com as unidades escolares foi fortalecido e estreitado através da Criação do Colegiado de Diretores. Os gestores das escolas de cada distrito de educação elegeram, entre eles, um grupo que funciona como um canal de comunicação direta entre as escolas e a SME. Os 38 membros do Colegiado dos Diretores, juntamente com os Coordenadores de Distritos, atuam como mediadores das decisões sobre os atos e processos educacionais.
A cidade de Fortaleza está fazendo história ao elevar os índices de aprendizagem das escolas públicas da Capital. A SME entende que educar é um processo coletivo, onde governo, família e escola dão-se as mãos em prol de um único objetivo: garantir que cada aluno aprenda efetivamente e que essa aprendizagem se dê na idade certa. Esses resultados são frutos de todo o comprometimento da Prefeitura de Fortaleza com a educação.