11 de October de 2023 em Educação

Com ênfase no protagonismo infantil, crianças das escolas municipais de Fortaleza mergulham em ambientes de criatividade

No Dia das Crianças, conheça iniciativas e ações da Educação Infantil de Fortaleza que estimulam o potencial criativo e a autonomia dos alunos


Aluno do CEI
A pintura é uma das múltiplas linguagens da criança estimulada por meio de práticas criativas no cotidiano das unidades municipais

Uma parede inteira para pintura livre, telas em branco para os pequenos artistas soltarem a imaginação e diversos espaços que trazem materiais da natureza para o cotidiano dos alunos da Educação Infantil de Fortaleza. Estes ambientes criativos são pensados de maneira pedagógica para estimular o desenvolvimento e aprendizado das crianças, por meio das múltiplas linguagens, ou seja, elas aprendem brincando e explorando o mundo. Nas unidades municipais, os estudantes são protagonistas do próprio aprendizado e a equipe de educadores realiza o planejamento desses caminhos.

A criação desses espaços pedagógicos é uma das ações do Programa Ateliê, que funciona atualmente em 88 Centros de Educação Infantil (CEIs) e contempla mais de 16 mil bebês e crianças. Previsto no Plano Fortaleza 2040, o projeto tem como tripé a relação entre escola, família e criança. “A nossa Rede de Ensino compreende as crianças como pessoas potentes, ativas, produtoras de cultura, capazes de expressarem os próprios interesses, preferências, desejos e sentimentos. Portanto, o programa trabalha na perspectiva da criança como protagonista do seu processo de aprendizagem”, pontua a coordenadora da Educação Infantil de Fortaleza, Simone Calandrine.

Uma das unidades de Educação Infantil que desenvolvem essa pedagogia participativa é o Centro de Educação Infantil (CEI) Olinda Maria Feitosa Parente, na Lagoa Redonda. Os espaços descritos no início desta matéria foram organizados pelas professoras da unidade. A coordenadora da unidade, Edneide Nogueira, conta que cada cantinho do CEI é habitado com alguma ação pedagógica para oferecer possibilidades de aprendizados aos pequenos. Por ter uma estrutura ampla, a unidade explora o ambiente interno e externo, além de contar com um bosque que fica em frente ao CEI para diversas atividades cotidianas.

Crianças da Rede Municipal
O bosque frente ao CEI Olinda Maria Feitosa Parente também é utilizado para diversas atividades cotidianas

“Buscamos o desemparedamento da educação infantil e o nosso CEI está em constante movimento. Nossas crianças criam e são estimuladas a inventar as próprias brincadeiras a partir de espaços que construímos para eles. Usamos muito os recursos naturais como plantas, frutos e animais para compor os ambientes e possibilitar o contato deles com a natureza. Inclusive, temos um galinheiro na unidade. Nossas crianças têm autonomia e desenvolvem potenciais que a gente fica encantada ao observar”, descreve a coordenadora do CEI Olinda Maria Feitosa Parente, que atende 96 crianças do Infantil I, II e III.

A professora Renata Jatai, mãe da aluna Sofia Jatai Aguiar, de dois anos de idade, conta que ficou surpresa com o desenvolvimento da filha já no primeiro ano dela no CEI. Ela lembra de um momento em que estava cozinhando com Sofia e a menina reconheceu o manjericão, erva plantada na escola. “Ela identificou e disse ‘que cheiroso o manjericão, mãe’. Outra coisa engraçada é que ela imita em casa a rotina de organização da escola, como tirar a roupa e colocar no armário. Gosto muito da unidade. Eu e outros pais temos um diálogo muito próximo com toda gestão. É lindo ver a Sofia sendo tão bem tratada”, descreve a mãe.

Recém-chegada à Rede Municipal de Ensino, por meio do último concurso de professores de Fortaleza, Milena Parente, educadora do Infantil I, compartilha a experiência de atuar no CEI Olinda Maria Feitosa Parente. Lembrando dos estudos recentes sobre a pedagogia participativa, a professora reflete sobre a possibilidade de colocar isso em prática. “Nesta minha experiência, vejo que é possível desenvolver essa pedagogia em que crianças, famílias e professores trabalham juntos, em parceria. É muito significativo trabalhar da forma que eu acredito. Está sendo minha primeira experiência como professora e me sinto realizada. Nosso papel é observar, escutar as crianças e organizar espaços para que elas possam ser protagonistas dos seus aprendizados”, considera.

Alunos da Rede Municipal
Na sala de aula ou em atividades externas, o brincar é uma das condições que potencializa o desenvolvimento e as experiências de aprendizagem das crianças

Ateliê: mais estratégias

Além da implementação dos ambientes criativos, o Programa Ateliê realiza encontros formativos para a equipe pedagógica dos 88 CEIs participantes, intercâmbios entre as unidades e oferece todo um direcionamento do plano de trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais. Uma das metas a ser cumprida pelas unidades é a criação de uma rede de pais, incluindo um responsável por cada turma para, de forma coletiva, participarem das decisões e melhorias da unidade escolar.

Protagonismo no currículo

O desenvolvimento da autonomia de bebês e crianças está presente em todo o currículo da Educação Infantil de Fortaleza, por meio de práticas pedagógicas realizadas em todas as unidades municipais. Além do Programa Ateliê, a Rede Municipal desenvolve o Projeto Protagonismo Infantil, em que as crianças têm a possibilidade de vivenciar experiências em que participam ativamente do próprio processo de aprendizagem.

Essas experiências desenvolvidas ao longo do ano letivo são apresentadas durante o Festival de Protagonismo Infantil, evento que já faz parte do calendário da Rede de Ensino e ocorre uma vez no semestre. Em 2023, chegou à quinta edição e trouxe o tema “As relações étnico-raciais no cotidiano da Educação Infantil: dialogando com as múltiplas linguagens de bebês e crianças”.

"O festival busca dar visibilidade às ações que potencializam o protagonismo das crianças da nossa Rede, sempre visando à garantia dos direitos e potencialização da aprendizagem”, destaca a coordenadora da Educação Infantil, Simone Calandrine. Desde o início do projeto, em 2017, já são 14,4 mil crianças participantes. A edição 2023.2 será realizada dia 31 de outubro.

Interações que marcam gerações

Também em 2023, a Educação de Fortaleza realizou a 1ª edição do Festival de Protagonismo Intergeracional, realizado no dia 27 de setembro, no Teatro Municipal São José. O evento é uma das ações promovidas pelas unidades escolares dentro do Programa Intergeracional, que têm o propósito de desenvolver nas crianças noções sobre empatia, respeito aos mais velhos, solidariedade, cidadania e afeto. O programa iniciou na Rede de Ensino em 2016 e faz parte das iniciativas do Marco Legal da Primeira Infância de Fortaleza, Lei Nº 11.070 instituída em 2020.

Natureza no cotidiano escolar

Os elementos que a natureza nos fornece, por sua vez, transformam-se em possibilidades para as crianças da Rede Municipal brincarem e aprenderem. É a partir desta premissa que foi realizado o Seminário Pátios Naturalizados, no dia 04 de setembro, na Academia do Professor Darcy Ribeiro. O intuito da iniciativa é fortalecer o currículo da Educação Infantil, ao garantir os direitos de aprendizagens e desenvolvimento de bebês e crianças a partir do brincar integrado à natureza.

Coordenadoras pedagógicas de 125 Centros de Educação Infantil, que integram a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) e o Programa Ateliê, participaram da imersão. As atividades incluíram palestra, relato de experiências e trilhas formativas. Esta é uma das ações intersetoriais com o propósito de ampliar a discussão sobre a implantação dos pátios naturalizados nas unidades de Educação Infantil.

Com ênfase no protagonismo infantil, crianças das escolas municipais de Fortaleza mergulham em ambientes de criatividade

No Dia das Crianças, conheça iniciativas e ações da Educação Infantil de Fortaleza que estimulam o potencial criativo e a autonomia dos alunos

Aluno do CEI
A pintura é uma das múltiplas linguagens da criança estimulada por meio de práticas criativas no cotidiano das unidades municipais

Uma parede inteira para pintura livre, telas em branco para os pequenos artistas soltarem a imaginação e diversos espaços que trazem materiais da natureza para o cotidiano dos alunos da Educação Infantil de Fortaleza. Estes ambientes criativos são pensados de maneira pedagógica para estimular o desenvolvimento e aprendizado das crianças, por meio das múltiplas linguagens, ou seja, elas aprendem brincando e explorando o mundo. Nas unidades municipais, os estudantes são protagonistas do próprio aprendizado e a equipe de educadores realiza o planejamento desses caminhos.

A criação desses espaços pedagógicos é uma das ações do Programa Ateliê, que funciona atualmente em 88 Centros de Educação Infantil (CEIs) e contempla mais de 16 mil bebês e crianças. Previsto no Plano Fortaleza 2040, o projeto tem como tripé a relação entre escola, família e criança. “A nossa Rede de Ensino compreende as crianças como pessoas potentes, ativas, produtoras de cultura, capazes de expressarem os próprios interesses, preferências, desejos e sentimentos. Portanto, o programa trabalha na perspectiva da criança como protagonista do seu processo de aprendizagem”, pontua a coordenadora da Educação Infantil de Fortaleza, Simone Calandrine.

Uma das unidades de Educação Infantil que desenvolvem essa pedagogia participativa é o Centro de Educação Infantil (CEI) Olinda Maria Feitosa Parente, na Lagoa Redonda. Os espaços descritos no início desta matéria foram organizados pelas professoras da unidade. A coordenadora da unidade, Edneide Nogueira, conta que cada cantinho do CEI é habitado com alguma ação pedagógica para oferecer possibilidades de aprendizados aos pequenos. Por ter uma estrutura ampla, a unidade explora o ambiente interno e externo, além de contar com um bosque que fica em frente ao CEI para diversas atividades cotidianas.

Crianças da Rede Municipal
O bosque frente ao CEI Olinda Maria Feitosa Parente também é utilizado para diversas atividades cotidianas

“Buscamos o desemparedamento da educação infantil e o nosso CEI está em constante movimento. Nossas crianças criam e são estimuladas a inventar as próprias brincadeiras a partir de espaços que construímos para eles. Usamos muito os recursos naturais como plantas, frutos e animais para compor os ambientes e possibilitar o contato deles com a natureza. Inclusive, temos um galinheiro na unidade. Nossas crianças têm autonomia e desenvolvem potenciais que a gente fica encantada ao observar”, descreve a coordenadora do CEI Olinda Maria Feitosa Parente, que atende 96 crianças do Infantil I, II e III.

A professora Renata Jatai, mãe da aluna Sofia Jatai Aguiar, de dois anos de idade, conta que ficou surpresa com o desenvolvimento da filha já no primeiro ano dela no CEI. Ela lembra de um momento em que estava cozinhando com Sofia e a menina reconheceu o manjericão, erva plantada na escola. “Ela identificou e disse ‘que cheiroso o manjericão, mãe’. Outra coisa engraçada é que ela imita em casa a rotina de organização da escola, como tirar a roupa e colocar no armário. Gosto muito da unidade. Eu e outros pais temos um diálogo muito próximo com toda gestão. É lindo ver a Sofia sendo tão bem tratada”, descreve a mãe.

Recém-chegada à Rede Municipal de Ensino, por meio do último concurso de professores de Fortaleza, Milena Parente, educadora do Infantil I, compartilha a experiência de atuar no CEI Olinda Maria Feitosa Parente. Lembrando dos estudos recentes sobre a pedagogia participativa, a professora reflete sobre a possibilidade de colocar isso em prática. “Nesta minha experiência, vejo que é possível desenvolver essa pedagogia em que crianças, famílias e professores trabalham juntos, em parceria. É muito significativo trabalhar da forma que eu acredito. Está sendo minha primeira experiência como professora e me sinto realizada. Nosso papel é observar, escutar as crianças e organizar espaços para que elas possam ser protagonistas dos seus aprendizados”, considera.

Alunos da Rede Municipal
Na sala de aula ou em atividades externas, o brincar é uma das condições que potencializa o desenvolvimento e as experiências de aprendizagem das crianças

Ateliê: mais estratégias

Além da implementação dos ambientes criativos, o Programa Ateliê realiza encontros formativos para a equipe pedagógica dos 88 CEIs participantes, intercâmbios entre as unidades e oferece todo um direcionamento do plano de trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais. Uma das metas a ser cumprida pelas unidades é a criação de uma rede de pais, incluindo um responsável por cada turma para, de forma coletiva, participarem das decisões e melhorias da unidade escolar.

Protagonismo no currículo

O desenvolvimento da autonomia de bebês e crianças está presente em todo o currículo da Educação Infantil de Fortaleza, por meio de práticas pedagógicas realizadas em todas as unidades municipais. Além do Programa Ateliê, a Rede Municipal desenvolve o Projeto Protagonismo Infantil, em que as crianças têm a possibilidade de vivenciar experiências em que participam ativamente do próprio processo de aprendizagem.

Essas experiências desenvolvidas ao longo do ano letivo são apresentadas durante o Festival de Protagonismo Infantil, evento que já faz parte do calendário da Rede de Ensino e ocorre uma vez no semestre. Em 2023, chegou à quinta edição e trouxe o tema “As relações étnico-raciais no cotidiano da Educação Infantil: dialogando com as múltiplas linguagens de bebês e crianças”.

"O festival busca dar visibilidade às ações que potencializam o protagonismo das crianças da nossa Rede, sempre visando à garantia dos direitos e potencialização da aprendizagem”, destaca a coordenadora da Educação Infantil, Simone Calandrine. Desde o início do projeto, em 2017, já são 14,4 mil crianças participantes. A edição 2023.2 será realizada dia 31 de outubro.

Interações que marcam gerações

Também em 2023, a Educação de Fortaleza realizou a 1ª edição do Festival de Protagonismo Intergeracional, realizado no dia 27 de setembro, no Teatro Municipal São José. O evento é uma das ações promovidas pelas unidades escolares dentro do Programa Intergeracional, que têm o propósito de desenvolver nas crianças noções sobre empatia, respeito aos mais velhos, solidariedade, cidadania e afeto. O programa iniciou na Rede de Ensino em 2016 e faz parte das iniciativas do Marco Legal da Primeira Infância de Fortaleza, Lei Nº 11.070 instituída em 2020.

Natureza no cotidiano escolar

Os elementos que a natureza nos fornece, por sua vez, transformam-se em possibilidades para as crianças da Rede Municipal brincarem e aprenderem. É a partir desta premissa que foi realizado o Seminário Pátios Naturalizados, no dia 04 de setembro, na Academia do Professor Darcy Ribeiro. O intuito da iniciativa é fortalecer o currículo da Educação Infantil, ao garantir os direitos de aprendizagens e desenvolvimento de bebês e crianças a partir do brincar integrado à natureza.

Coordenadoras pedagógicas de 125 Centros de Educação Infantil, que integram a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) e o Programa Ateliê, participaram da imersão. As atividades incluíram palestra, relato de experiências e trilhas formativas. Esta é uma das ações intersetoriais com o propósito de ampliar a discussão sobre a implantação dos pátios naturalizados nas unidades de Educação Infantil.