14 de January de 2015 em Fortaleza

Central de Acolhimento da Secretaria Regional IV registra mais de 10 mil atendimentos em 2014

A Central de Acolhimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no bairro Serrinha (Foto: Igor de Melo)


No local, também funcionam núcleos com serviços da Sefin e SDE (Foto: Igor de Melo)

A Secretaria Regional IV, por meio da Central de Acolhimento, realizou 10.016 procedimentos solicitados por pessoas físicas e jurídicas no período de janeiro à dezembro de 2014. No local, são ofertados serviços como solicitação de alvarás de funcionamento e de registro sanitário; liberação de uso do espaço público; emissão de certidão de demolição e certidão de confinantes (atualização de matrícula de imóveis); solicitação de limpeza urbana e de melhoria na iluminação pública; e o cadastro de ambulantes.

Na Central de Acolhimento, também funcionam o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Nac) da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) - com serviços relativos à IPTU, ISS, ITBI e Dívida Ativa - e o Núcleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Neste, são ofertados serviços de capacitação gerencial, concessão de microcrédito, formalização, consultoria dos negócios e espaço para comercialização de produtos e serviços, com ações de formalização de negócios, acesso ao microcrédito, consultoria, capacitação em gestão empresarial e comercialização de produtos e serviços.

Na sede, também funciona o Núcleo Bolsa Família da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra). A Central de Acolhimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no bairro Serrinha.

Ouvidoria
Os moradores dos 19 bairros que compõem a Regional IV podem fazer denúncias, solicitar serviços e fiscalizações ou dar sugestões presencialmente ou por meio dos telefones (85) 3433-2862 e (85) 3295-9722 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No ano de 2014, foram abertos 668 processos na Ouvidoria da Regional IV.

Saiba mais
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O programa possui três eixos principais: a transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

Central de Acolhimento da Secretaria Regional IV registra mais de 10 mil atendimentos em 2014

A Central de Acolhimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no bairro Serrinha (Foto: Igor de Melo)

No local, também funcionam núcleos com serviços da Sefin e SDE (Foto: Igor de Melo)

A Secretaria Regional IV, por meio da Central de Acolhimento, realizou 10.016 procedimentos solicitados por pessoas físicas e jurídicas no período de janeiro à dezembro de 2014. No local, são ofertados serviços como solicitação de alvarás de funcionamento e de registro sanitário; liberação de uso do espaço público; emissão de certidão de demolição e certidão de confinantes (atualização de matrícula de imóveis); solicitação de limpeza urbana e de melhoria na iluminação pública; e o cadastro de ambulantes.

Na Central de Acolhimento, também funcionam o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Nac) da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) - com serviços relativos à IPTU, ISS, ITBI e Dívida Ativa - e o Núcleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Neste, são ofertados serviços de capacitação gerencial, concessão de microcrédito, formalização, consultoria dos negócios e espaço para comercialização de produtos e serviços, com ações de formalização de negócios, acesso ao microcrédito, consultoria, capacitação em gestão empresarial e comercialização de produtos e serviços.

Na sede, também funciona o Núcleo Bolsa Família da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra). A Central de Acolhimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no bairro Serrinha.

Ouvidoria
Os moradores dos 19 bairros que compõem a Regional IV podem fazer denúncias, solicitar serviços e fiscalizações ou dar sugestões presencialmente ou por meio dos telefones (85) 3433-2862 e (85) 3295-9722 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No ano de 2014, foram abertos 668 processos na Ouvidoria da Regional IV.

Saiba mais
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O programa possui três eixos principais: a transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.