26 de September de 2014 em Mobilidade

Binário Alberto Sá x Fausto Cabral começa a funcionar neste sábado

A Av. Alberto Sá passará a operar no sentido único de circulação (Varjota-Praia do Futuro) e a Rua Fausto Cabral irá operar em sentido oposto


O acesso dos veículos à Av. Eng. Santana Jr, que vem do sentido Praia do Futuro-Varjota, será feito pela Rua Valdetário Mota (Foto: Igor de Melo)

Dando continuidade às iniciativas do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), a Prefeitura de Fortaleza implanta, neste sábado (27/09), o binário do Papicu. 

O novo binário, de 2Km, facilita o fluxo que hoje circula em mão dupla. A Av. Alberto Sá passará a operar no sentido único de circulação (oeste-leste / Varjota-Praia do Futuro) a partir da Rua Valdetário Mota, estendendo-se até o encontro com a Rua Fausto Cabral, que irá operar em sentido oposto (leste-oeste / Praia do Futuro-Varjota). 

Clique aqui e veja o mapa com as alterações. 

Outro benefício do binário é a otimização da programação semafórica da região, aumentando a capacidade de tráfego nas vias, já que o semáforo entre as Avenidas Eng. Santana Jr. e Alberto Sá passará a ter apenas dois tempos (estágios).

O acesso dos veículos à Av. Eng. Santana Jr, que vem do sentido Praia do Futuro-Varjota, será feito pela Rua Valdetário Mota ou pelo retorno existente após o cruzamento com a Av. Eng. Santana Jr.

Cinco ruas do entorno terão o sentido modificado. São elas: Valdetário Mota, Júlio Azevedo, José Carlos Gurgel Nogueira, Ávila Goulard e Paulo Morais. Elas operam em dois sentidos e passarão a ter sentido único. Outra mudança é que, nos cruzamentos das ruas Valdetário Mota, Júlio Azevedo e José Carlos Gurgel Nogueira, a preferencial é do motorista que trafega pela  Rua Fausto Cabral. 

A Rua Fausto Cabral contará com duas faixas de tráfego misto com estacionamento permitido à esquerda. Já a Av. Alberto Sá passará a ter duas faixas para tráfego misto e uma faixa exclusiva para ônibus.
 
Técnicos do Paitt estudam a possibilidade de, posteriormente, compartilhar a faixa de ônibus com os ciclistas, mas antes será necessário um trabalho de conscientização com os motoristas . “Por uma questão de prudência, vamos aprofundar as análises acerca da possibilidade de implantar a faixa compartilhada em um segundo momento, isso depois de ouvir os cicloativistas e depois de desenvolver um trabalho de educação com os motoristas de ônibus”, afirmou o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia.
 
Nos primeiros dias de implantação, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) acompanharão o trânsito, contando com o apoio dos orientadores do projeto Via Livre. Será ainda avaliada constantemente a necessidade de novas intervenções e/ou adaptações na região.
 
Mudanças no Transporte Coletivo
 
Com a implantação do binário, sete linhas do transporte coletivo que antes passavam pela Av. Alberto Sá, no sentido leste-oeste (Praia do Futuro-Varjota), terão seus itinerários alterados. A intervenção também irá promover a transferência dos pontos de parada que ficavam nesse sentido da via para a R. Fausto Cabral.

No sentido da Av. Alberto Sá que será mantido (oeste/leste), continuam circulando as linhas 712 – Conj. Palmeiras/Papicu, 920 - Papicu/Caça e Pesca, 051 - Grande Circular I, 055 - Corujão/Grande Circular I e 17 - Aldeota/Centro I. Já as linhas que trafegam no sentido oposto passarão a realizar os seguintes itinerários:
 
A linha 712 – Conjunto Palmeiras/Papicu passará a circular pela R. Almeida Prado, R. Solon Onofre, R. Fausto Cabral, R. Valdetário Mota, R. Prof. Silas Ribeiro e retorna ao itinerário original pela Av. Eng. Santana Júnior.

A linha 804 – Aldeota, irá seguir pela R. Fausto Cabral, R. Valdetário Mota, R. Prof. Silas Ribeiro e retorna ao itinerário original pela Av. Eng. Santana Júnior até o terminal do Papicu.

As linhas 052 – Grande Circular II, 054 – Praia do Futuro/Caça e Pesca/Corujão, 056 – Grande Circular II/Corujão, 913 – Papicu/Serviluz/Varjota e 920 – Papicu/Caça e Pesca vão seguir pela R. Fausto Cabral, R. Valdetário Mota, R. Prof. Silas Ribeiro e retornarão ao itinerário original pela Av. Eng. Santana Júnior até o terminal do Papicu.

Os pontos de parada da Av. Alberto Sá foram substituídos por abrigos metálicos e redimensionados, respeitando a distância máxima de 500 metros entre eles. A medida irá garantir a velocidade operacional dos ônibus que irão circular pela faixa exclusiva para o transporte coletivo. A rua Fausto Cabral receberá três novos pontos de parada para atender o novo itinerário das linhas. Agentes operacionais da Etufor estarão posicionados nos pontos desativados para orientar os passageiros nos primeiros dias após a alteração.  

Binário Alberto Sá x Fausto Cabral começa a funcionar neste sábado

A Av. Alberto Sá passará a operar no sentido único de circulação (Varjota-Praia do Futuro) e a Rua Fausto Cabral irá operar em sentido oposto

O acesso dos veículos à Av. Eng. Santana Jr, que vem do sentido Praia do Futuro-Varjota, será feito pela Rua Valdetário Mota (Foto: Igor de Melo)

Dando continuidade às iniciativas do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), a Prefeitura de Fortaleza implanta, neste sábado (27/09), o binário do Papicu. 

O novo binário, de 2Km, facilita o fluxo que hoje circula em mão dupla. A Av. Alberto Sá passará a operar no sentido único de circulação (oeste-leste / Varjota-Praia do Futuro) a partir da Rua Valdetário Mota, estendendo-se até o encontro com a Rua Fausto Cabral, que irá operar em sentido oposto (leste-oeste / Praia do Futuro-Varjota). 

Clique aqui e veja o mapa com as alterações. 

Outro benefício do binário é a otimização da programação semafórica da região, aumentando a capacidade de tráfego nas vias, já que o semáforo entre as Avenidas Eng. Santana Jr. e Alberto Sá passará a ter apenas dois tempos (estágios).

O acesso dos veículos à Av. Eng. Santana Jr, que vem do sentido Praia do Futuro-Varjota, será feito pela Rua Valdetário Mota ou pelo retorno existente após o cruzamento com a Av. Eng. Santana Jr.

Cinco ruas do entorno terão o sentido modificado. São elas: Valdetário Mota, Júlio Azevedo, José Carlos Gurgel Nogueira, Ávila Goulard e Paulo Morais. Elas operam em dois sentidos e passarão a ter sentido único. Outra mudança é que, nos cruzamentos das ruas Valdetário Mota, Júlio Azevedo e José Carlos Gurgel Nogueira, a preferencial é do motorista que trafega pela  Rua Fausto Cabral. 

A Rua Fausto Cabral contará com duas faixas de tráfego misto com estacionamento permitido à esquerda. Já a Av. Alberto Sá passará a ter duas faixas para tráfego misto e uma faixa exclusiva para ônibus.
 
Técnicos do Paitt estudam a possibilidade de, posteriormente, compartilhar a faixa de ônibus com os ciclistas, mas antes será necessário um trabalho de conscientização com os motoristas . “Por uma questão de prudência, vamos aprofundar as análises acerca da possibilidade de implantar a faixa compartilhada em um segundo momento, isso depois de ouvir os cicloativistas e depois de desenvolver um trabalho de educação com os motoristas de ônibus”, afirmou o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia.
 
Nos primeiros dias de implantação, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) acompanharão o trânsito, contando com o apoio dos orientadores do projeto Via Livre. Será ainda avaliada constantemente a necessidade de novas intervenções e/ou adaptações na região.
 
Mudanças no Transporte Coletivo
 
Com a implantação do binário, sete linhas do transporte coletivo que antes passavam pela Av. Alberto Sá, no sentido leste-oeste (Praia do Futuro-Varjota), terão seus itinerários alterados. A intervenção também irá promover a transferência dos pontos de parada que ficavam nesse sentido da via para a R. Fausto Cabral.

No sentido da Av. Alberto Sá que será mantido (oeste/leste), continuam circulando as linhas 712 – Conj. Palmeiras/Papicu, 920 - Papicu/Caça e Pesca, 051 - Grande Circular I, 055 - Corujão/Grande Circular I e 17 - Aldeota/Centro I. Já as linhas que trafegam no sentido oposto passarão a realizar os seguintes itinerários:
 
A linha 712 – Conjunto Palmeiras/Papicu passará a circular pela R. Almeida Prado, R. Solon Onofre, R. Fausto Cabral, R. Valdetário Mota, R. Prof. Silas Ribeiro e retorna ao itinerário original pela Av. Eng. Santana Júnior.

A linha 804 – Aldeota, irá seguir pela R. Fausto Cabral, R. Valdetário Mota, R. Prof. Silas Ribeiro e retorna ao itinerário original pela Av. Eng. Santana Júnior até o terminal do Papicu.

As linhas 052 – Grande Circular II, 054 – Praia do Futuro/Caça e Pesca/Corujão, 056 – Grande Circular II/Corujão, 913 – Papicu/Serviluz/Varjota e 920 – Papicu/Caça e Pesca vão seguir pela R. Fausto Cabral, R. Valdetário Mota, R. Prof. Silas Ribeiro e retornarão ao itinerário original pela Av. Eng. Santana Júnior até o terminal do Papicu.

Os pontos de parada da Av. Alberto Sá foram substituídos por abrigos metálicos e redimensionados, respeitando a distância máxima de 500 metros entre eles. A medida irá garantir a velocidade operacional dos ônibus que irão circular pela faixa exclusiva para o transporte coletivo. A rua Fausto Cabral receberá três novos pontos de parada para atender o novo itinerário das linhas. Agentes operacionais da Etufor estarão posicionados nos pontos desativados para orientar os passageiros nos primeiros dias após a alteração.