A Prefeitura de Fortaleza realizou mais uma edição do Prefeitura Chega Junto neste sábado (22/06), desta vez no bairro Serrinha. A areninha foi o ponto de encontro da população com diversos serviços municipais, como emissão de documentos, ações em saúde e atendimento a pets. Ao todo, foram realizados cerca de 3,5 mil atendimentos.
“Essa é a sétima edição do Prefeitura Chega Junto aqui na Serrinha. Hoje a gente vem para prestar serviço a população, eu mesmo vou despachar as demandas, ouvir as queixas, ouvir os elogios e dar encaminhamento junto com os secretários. É ouvindo as sugestões que a gente chega mais perto da população, fazendo uma Fortaleza melhor para todos”, destacou o prefeito Sarto, que esteve presente em mais uma edição.
“A grande maioria das demandas são focadas na parte da saúde, está todo mundo muito animado com a questão do Vem Saúde, com a carreta, estão pedindo que a gente leve o serviço para seus bairros e também pedindo as benfeitorias nas ruas. A partir dessas demandas, nós estamos conciliando na agenda da prefeitura para incluir as demandas da população. Tem sido muito proveitoso”, comentou Christina Machado, secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM).
Quem aproveitou os serviços da carreta do Vem Saúde foi a costureira Graça Brasil. Assim que o serviço chegou ao bairro ela realizou sua consulta mais perto de casa. Com o Chega Junto, ela também pôde cuidar da saúde de Lola, sua cachorrinha. Ela foi vacinada e recebeu uma coleira contra o calazar.
“Foi muito bom, muito rápido. Os profissionais foram muito atenciosos. E vou continuar por aqui para aproveitar outros serviços”, contou Graça. Ao todo, 500 atendimentos foram realizados em animais.
Outros atendimentos em saúde humana foram ofertados, como vacinação, educação em saúde bucal e em saúde sexual, verificação de pressão arterial, acompanhamento nutricional, entre outros, totalizando 2,5 mil atendimentos, além de 143 na carreta Vem Saúde, incluindo exames.
Gisele Santana trouxe os dois filhos, Gabriel e Gabriela, para se vacinar. A dona de casa também aproveitou o momento de educação em saúde bucal como forma de conscientizar e incentivar as crianças a cuidarem de seus dentes.
“Como aqui é mais perto da minha casa que o posto, aproveitar para trazer os dois para tomarem a vacina contra a gripe. A dentista também olhou os dentes deles e disse que está tudo bem, agora eles vão começar o acompanhamento semestral”, disse ela.
Os serviços, no entanto, não se limitaram aos ofertados pelos agentes públicos. Diversos microempreendedores tiveram a oportunidade de vender seus produtos, entre alimentos e artesanatos. Paulo Dantas vende batata frita através do carrinho que recebeu do projeto Meu Carrinho Empreendedor e aproveitou o momento para aumentar suas vendas.
“Hoje eu vendi 14kg de batata. Normalmente, na praça onde eu fico, eu consigo vender entre 3,5kg e 4kg. Por isso a gente faz questão de estar aqui e participar”, comemorou ele.
Outros atendimentos também foram feitos por diversas outras secretarias. Foram 164 atendimentos pelo Procon, 116 pela Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), 113 pela Etufor, 18 pelo Sine, 50 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), 18 pela ouvidoria e 29 credenciamentos pela AMC.