28 de March de 2022 em Mobilidade

Após plano de contingência da Prefeitura, trânsito no viaduto da Oliveira Paiva é liberado com mão dupla

Para facilitar ainda mais o deslocamento dos fortalezenses, foram definidas rotas alternativas e as itinerários de ônibus não foram alteradas


operários trabalhando no viaduto da oliveira paiva
O viaduto é de jurisdição federal. Para viabilizar o fluxo em apenas um dos lados da estrutura, o Dnit autorizou a quebra de dois pontos do canteiro central (Foto: Kiko Silva)

O trânsito foi liberado em um lado do viaduto da Avenida Oliveira Paiva, sobre a BR-116, no fim da tarde desta segunda-feira (28/03), após trabalho de reordenação da via feito em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Mapa do tráfego no viaduto da Av. Oliveira Paiva

No início da manhã, um buraco se formou na pista, provocando o bloqueio de uma das vias da estrutura. Para resolver a situação em menor tempo possível, uma vez que se trata de uma avenida com intenso fluxo de veículos, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, convocou reunião com secretarias municipais e representantes de órgãos federais a fim de elaborar um plano de ações.

Com as intervenções feitas, o fluxo voltou a operar tanto no sentido Oeste/Leste, saindo do Castelão rumo à Seis Bocas, quanto no sentido Leste/Oeste, em direção contrária. Na área, é permitido o tráfego de veículos de passeio, ônibus e veículos de pequeno porte.

O viaduto é de jurisdição federal. Para viabilizar o fluxo em apenas um dos lados da estrutura, o Dnit autorizou a quebra de dois pontos do canteiro central, por onde os veículos acessam o lado liberado da pista (pista norte) e também conseguem sair dela. O trabalho foi feito por agentes da Prefeitura.

"A construção do viaduto e toda a sua manutenção é feita pelo governo federal, através do Dnit. Mas, como é um equipamento de Fortaleza, por determinação do prefeito Sarto, nos mobilizamos para minimizar qualquer transtorno para o fortalezense aqui na região. A área onde surgiu o buraco vai ser recuperada pelo Dnit, e nós estaremos com uma faixa liberada para o trânsito, além de termos criado rotas alternativas para os motoristas", destacou o secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa.

Nas rotas alternativas, equipes municipais serão responsáveis pelas sinalizações e bloqueios necessários, além de trabalharem para melhorar iluminação, tapar buracos, realizar serviços de zeladoria e reforçar a segurança. Agentes do Via Livre também atuarão para contribuir com o ordenamento do trânsito.

Rotas alternativas

A alternativa para quem circula nos dois sentidos da Av. Oliveira Paiva e deseja cruzar a BR-116 é utilizar os viadutos da Av. Raul Barbosa/Alberto Craveiro, da Av. Frei Cirilo e da Av. Jornalista Tomás Coelho.

- Sentido Cidade dos Funcionários/Centro

Para o condutor que se desloca no sentido Cidade dos Funcionários/Centro a opção é utilizar a Av. Oliveira Paiva, Av. Desembargador Gonzaga, Av. Rogaciano Leite, Av. Murilo Borges, rotatória da Av. Raul Barbosa, Av. Capitão Aragão e BR-116.

- Sentido Centro/Cidade dos Funcionários

Já para quem deseja se deslocar no sentido Centro/Cidade dos Funcionários a alternativa é utilizar a BR-116, alça do viaduto da BR-116 no sentido Messejana, alça do viaduto da Av. Frei Cirilo, BR-116 e alça do viaduto da Av. Oliveira Paiva.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) mantém o itinerário das treze (13) linhas que trafegam pelo viaduto da Avenida Oliveira Paiva. As linhas devem utilizar o contrafluxo do viaduto da Avenida Oliveira Paiva, no sentido Oeste/Leste (Castelão/Cidade dos Funcionários).

As linhas envolvidas são 022 - Jardim das Oliveiras/Centro – Volta, 024 - Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor – Ida e Volta, 034 - Av. Paranjana I (Corujão) – Ida, 035 - Av. Paranjana II (Corujão) – Volta, 041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu – Ida e Volta, 049 - Siqueira/Oliveira Paiva/Washington Soares – Ida e Volta, 609 - Cidade dos Funcionários/Sitio São José – Volta, 610 - Cidade dos Funcionários/Cj Alvorada – Volta, 611 - Cidade Func/Cofeco/Lago Jacarey – Volta, 612 - Cj Tancredo Neves – Volta, 613 - Barroso/Jardim Viôleta – Ida, 649 - Cidade dos Funcionários/Sitio São José/CMR Ida e 660 - Cj Palmeiras/Centro – Ida.

Após plano de contingência da Prefeitura, trânsito no viaduto da Oliveira Paiva é liberado com mão dupla

Para facilitar ainda mais o deslocamento dos fortalezenses, foram definidas rotas alternativas e as itinerários de ônibus não foram alteradas

operários trabalhando no viaduto da oliveira paiva
O viaduto é de jurisdição federal. Para viabilizar o fluxo em apenas um dos lados da estrutura, o Dnit autorizou a quebra de dois pontos do canteiro central (Foto: Kiko Silva)

O trânsito foi liberado em um lado do viaduto da Avenida Oliveira Paiva, sobre a BR-116, no fim da tarde desta segunda-feira (28/03), após trabalho de reordenação da via feito em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Mapa do tráfego no viaduto da Av. Oliveira Paiva

No início da manhã, um buraco se formou na pista, provocando o bloqueio de uma das vias da estrutura. Para resolver a situação em menor tempo possível, uma vez que se trata de uma avenida com intenso fluxo de veículos, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, convocou reunião com secretarias municipais e representantes de órgãos federais a fim de elaborar um plano de ações.

Com as intervenções feitas, o fluxo voltou a operar tanto no sentido Oeste/Leste, saindo do Castelão rumo à Seis Bocas, quanto no sentido Leste/Oeste, em direção contrária. Na área, é permitido o tráfego de veículos de passeio, ônibus e veículos de pequeno porte.

O viaduto é de jurisdição federal. Para viabilizar o fluxo em apenas um dos lados da estrutura, o Dnit autorizou a quebra de dois pontos do canteiro central, por onde os veículos acessam o lado liberado da pista (pista norte) e também conseguem sair dela. O trabalho foi feito por agentes da Prefeitura.

"A construção do viaduto e toda a sua manutenção é feita pelo governo federal, através do Dnit. Mas, como é um equipamento de Fortaleza, por determinação do prefeito Sarto, nos mobilizamos para minimizar qualquer transtorno para o fortalezense aqui na região. A área onde surgiu o buraco vai ser recuperada pelo Dnit, e nós estaremos com uma faixa liberada para o trânsito, além de termos criado rotas alternativas para os motoristas", destacou o secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa.

Nas rotas alternativas, equipes municipais serão responsáveis pelas sinalizações e bloqueios necessários, além de trabalharem para melhorar iluminação, tapar buracos, realizar serviços de zeladoria e reforçar a segurança. Agentes do Via Livre também atuarão para contribuir com o ordenamento do trânsito.

Rotas alternativas

A alternativa para quem circula nos dois sentidos da Av. Oliveira Paiva e deseja cruzar a BR-116 é utilizar os viadutos da Av. Raul Barbosa/Alberto Craveiro, da Av. Frei Cirilo e da Av. Jornalista Tomás Coelho.

- Sentido Cidade dos Funcionários/Centro

Para o condutor que se desloca no sentido Cidade dos Funcionários/Centro a opção é utilizar a Av. Oliveira Paiva, Av. Desembargador Gonzaga, Av. Rogaciano Leite, Av. Murilo Borges, rotatória da Av. Raul Barbosa, Av. Capitão Aragão e BR-116.

- Sentido Centro/Cidade dos Funcionários

Já para quem deseja se deslocar no sentido Centro/Cidade dos Funcionários a alternativa é utilizar a BR-116, alça do viaduto da BR-116 no sentido Messejana, alça do viaduto da Av. Frei Cirilo, BR-116 e alça do viaduto da Av. Oliveira Paiva.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) mantém o itinerário das treze (13) linhas que trafegam pelo viaduto da Avenida Oliveira Paiva. As linhas devem utilizar o contrafluxo do viaduto da Avenida Oliveira Paiva, no sentido Oeste/Leste (Castelão/Cidade dos Funcionários).

As linhas envolvidas são 022 - Jardim das Oliveiras/Centro – Volta, 024 - Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor – Ida e Volta, 034 - Av. Paranjana I (Corujão) – Ida, 035 - Av. Paranjana II (Corujão) – Volta, 041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu – Ida e Volta, 049 - Siqueira/Oliveira Paiva/Washington Soares – Ida e Volta, 609 - Cidade dos Funcionários/Sitio São José – Volta, 610 - Cidade dos Funcionários/Cj Alvorada – Volta, 611 - Cidade Func/Cofeco/Lago Jacarey – Volta, 612 - Cj Tancredo Neves – Volta, 613 - Barroso/Jardim Viôleta – Ida, 649 - Cidade dos Funcionários/Sitio São José/CMR Ida e 660 - Cj Palmeiras/Centro – Ida.