18 de April de 2015 em Fortaleza

AMC promove campanha educativa em bares da cidade alertando sobre segurança no trânsito

Nesta sexta-feira (17/06), a ação esteve na Kina do Feijão Verde e no Cantinho do Frango, ambos na Aldeota


Nos últimos três meses, mais de 600 motoristas já foram abordados pelos educadores da AMC nos Bares (Foto: Thiago Gaspar)

Uma abordagem descontraída, alegre e, ao mesmo tempo, educativa. Desta maneira, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), tem realizado campanha nos bares de Fortaleza para alertar os motoristas acerca do risco de ingerir bebidas alcoólicas e, em seguida, dirigir.

Nesta última edição do projeto AMC nos Bairros, promovida sexta-feira (17/04), os educadores da AMC, vinculados à Coordenadoria do Núcleo de Projetos Especiais, estiveram na Kina do Feijão Verde, localizada na Rua João Cordeiro, e no Cantinho do Frango, na Rua Torres Câmara, ambos na Aldeota. Participaram da mobilização lúdica profissionais da Gerência de Educação para o Trânsito (Geduc) do órgão.

Na abordagem, foi reforçado o alerta de que dirigir sob o efeito do álcool ainda é uma das principais causas de acidentes envolvendo vítimas nas grandes cidades. A educadora de Trânsito Suyanne Ribeiro explica que a ação vem sendo aprimorada a cada edição. Para atrair a atenção e sensibilizar a população, é utilizada a participação irreverente e descontraída da palhaça Faixita, personagem criado pelo grupo, que brinca com os consumidores e fala sobre os riscos no trânsito para quem dirige sob os efeitos do álcool.

"Cada vez mais, temos agido de forma a 'quebrar o gelo', uma vez que o fortalezense sempre que escuta a palavra AMC associa logo a algo punitivo, enquanto a nossa missão nesse momento é, sobretudo, educativa", disse Suyanne Ribeiro. Ela afirma que o público também interage de forma alegre e há uma receptividade cada vez maior ao apelo da campanha.

O empresário Victor Diego Oliveira Marques, 31 anos, elogiou a iniciativa. Segundo ele, não há a percepção de algo inconveniente, mas uma postura séria, que deve envolver todos os motoristas que fazem um intervalo para beber aos fins de semana. "Quando isso acontece, quem dirige é a minha esposa. Entendemos que direção é coisa muito séria", disse.

Nos últimos três meses, mais de 600 motoristas já foram abordados pelos educadores da AMC nos Bares da capital. Durante a abordagem, sempre feita de forma descontraída, os condutores recebem dicas de prevenção aos acidentes.

A ingestão de álcool interfere nos reflexos e na coordenação motora, além de causar dificuldade de concentração no indivíduo. A preocupação com a segurança também é recomendação aos amigos, para que estimulem alternativas como caronas, táxis ou transportes coletivos.

AMC promove campanha educativa em bares da cidade alertando sobre segurança no trânsito

Nesta sexta-feira (17/06), a ação esteve na Kina do Feijão Verde e no Cantinho do Frango, ambos na Aldeota

Nos últimos três meses, mais de 600 motoristas já foram abordados pelos educadores da AMC nos Bares (Foto: Thiago Gaspar)

Uma abordagem descontraída, alegre e, ao mesmo tempo, educativa. Desta maneira, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), tem realizado campanha nos bares de Fortaleza para alertar os motoristas acerca do risco de ingerir bebidas alcoólicas e, em seguida, dirigir.

Nesta última edição do projeto AMC nos Bairros, promovida sexta-feira (17/04), os educadores da AMC, vinculados à Coordenadoria do Núcleo de Projetos Especiais, estiveram na Kina do Feijão Verde, localizada na Rua João Cordeiro, e no Cantinho do Frango, na Rua Torres Câmara, ambos na Aldeota. Participaram da mobilização lúdica profissionais da Gerência de Educação para o Trânsito (Geduc) do órgão.

Na abordagem, foi reforçado o alerta de que dirigir sob o efeito do álcool ainda é uma das principais causas de acidentes envolvendo vítimas nas grandes cidades. A educadora de Trânsito Suyanne Ribeiro explica que a ação vem sendo aprimorada a cada edição. Para atrair a atenção e sensibilizar a população, é utilizada a participação irreverente e descontraída da palhaça Faixita, personagem criado pelo grupo, que brinca com os consumidores e fala sobre os riscos no trânsito para quem dirige sob os efeitos do álcool.

"Cada vez mais, temos agido de forma a 'quebrar o gelo', uma vez que o fortalezense sempre que escuta a palavra AMC associa logo a algo punitivo, enquanto a nossa missão nesse momento é, sobretudo, educativa", disse Suyanne Ribeiro. Ela afirma que o público também interage de forma alegre e há uma receptividade cada vez maior ao apelo da campanha.

O empresário Victor Diego Oliveira Marques, 31 anos, elogiou a iniciativa. Segundo ele, não há a percepção de algo inconveniente, mas uma postura séria, que deve envolver todos os motoristas que fazem um intervalo para beber aos fins de semana. "Quando isso acontece, quem dirige é a minha esposa. Entendemos que direção é coisa muito séria", disse.

Nos últimos três meses, mais de 600 motoristas já foram abordados pelos educadores da AMC nos Bares da capital. Durante a abordagem, sempre feita de forma descontraída, os condutores recebem dicas de prevenção aos acidentes.

A ingestão de álcool interfere nos reflexos e na coordenação motora, além de causar dificuldade de concentração no indivíduo. A preocupação com a segurança também é recomendação aos amigos, para que estimulem alternativas como caronas, táxis ou transportes coletivos.