27 de August de 2014 em Infraestrutura
Prefeitura recebe investimento federal para implantação de cinco corredores expressos
O investimento é de cerca de R$ 715 milhões. Os cinco projetos estão sob a responsabilidade do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor)
No âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Pacto da Mobilidade, o Ministério das Cidades assegurou à Prefeitura de Fortaleza, por meio de publicação em Diário Oficial da União, o investimento de cerca de R$ 715 milhões para a implantação de cinco importantes corredores expressos para ônibus na cidade. São eles: BR 116 / Aguanambi, Primeiro Anel Expresso, Perimetral / Juscelino Kubitscheck, Emílio de Menezes / Vital Brasil e Coronel Carvalho / Castelo Branco.
Os cinco projetos, que estão sob a responsabilidade do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), priorizam os usuários do transporte público na capital, que perceberão uma diminuição do tempo de deslocamento com maior conforto e segurança. O secretário de infraestrutura, Samuel Dias, explica os benefícios a serem percebidos pela população. “O ganho na qualidade do serviço vai atrair mais pessoas a utilizarem os ônibus em seus destinos diários, o que resultará num considerável desafogamento do trânsito em geral”, disse Samuel. As obras fazem parte do plano da Prefeitura de Fortaleza de implantação de 130 quilômetros de corredores expressos de ônibus.
BR 116 / Aguanambi
Nesta lista de intervenções, o primeiro corredor a ser implantado é o BR 116 / Aguanambi, com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2015. Entre os serviços na obra, estão a reurbanização das vias com a padronização das calçadas, a implantação de ciclovia compartilhada com passeio, arborização, instalação de estações de ônibus junto ao canteiro central, além de drenagem a pavimentação. Está prevista também a construção de um túnel, ligando a Av. Domingos Olímpio à Av. Antônio Sales, eliminando os semáforos existentes e permitindo o livre acesso às duas avenidas, especificamente naquele trecho. O corredor vai garantir a redução do tempo de viagem dos coletivos, principalmente na Av. Aguanambi, por onde trafegam hoje 58 mil veículos por dia, além de 34 linhas de ônibus. O projeto de implantação do corredor BR-116 / Aguanambi, que tem extensão de 15,2Km, prevê ainda a implantação de corredor expresso de ônibus na BR 116, passarelas, e reforma e ampliação do Terminal de Messejana. As obras contarão com investimentos da ordem de R$ 250 milhões para a sua execução, sendo 50% financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 50% do Governo Federal. O término da obra está previsto para o segundo semestre de 2016.
Primeiro Anel Expresso
Com investimento de R$ 189 milhões, o corredor do Primeiro Anel Expresso de Fortaleza, que tem extensão de 6,8Km, fará a ligação entre o Mucuripe e a Av. Presidente Castelo Branco, na altura da Escola de Aprendizes Marinheiros, criando um arco expresso que contorna a região central da cidade. Trata-se de um importante corredor de transporte que complementará o projeto original da Via Expressa, sendo dividido em dois trechos. O primeiro trecho inicia-se na Avenida Raul Barbosa, seguindo paralelo ao canal da Aerolândia e ao longo das Avenidas Borges de Melo / Aguanambi / Eduardo Girão, chegando à Avenida João Pessoa, perfazendo uma extensão de 4,8Km. O segundo trecho segue da Avenida Bezerra de Menezes, pela Avenida José Bastos, até chegar à Avenida Presidente Castelo Branco, completando 2Km de extensão. O projeto prevê 28 estações de embarque e desembarque, 8 viadutos, 5 túneis, ciclovia e requalificação viária. A obra tem previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.
Perimetral / Juscelino Kubitscheck
Com a implantação do corredor expresso Perimetral / Juscelino Kubitscheck, que terá 20,1 km de extensão, ligando a periferia de Fortaleza de Leste a Oeste pelos terminais Messejana e Antônio Bezerra, será possível a integração dos demais corredores radiais que ligam a periferia ao Centro da cidade. As obras de melhoramento viário abrangem a instalação de 80 estações de embarque e desembarque, 6 túneis, 2 viadutos, ciclovia e requalificação do pavimento e calçadas, proporcionando integração com os seguintes corredores: Antônio Bezerra / Centro; Senador Fernandes Távora / Expedicionários; José Bastos / Augusto dos Anjos; Alberto Craveiro; Paulino Rocha; Via Expressa / Raul Barbosa e Dedé Brasil. Tais intervenções tornarão a Av. Perimetral em uma via expressa, ou seja, sem cruzamentos. A obra terá investimento de R$ 297 milhões. A obra tem previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.
Emílio de Menezes / Vital Brasil
Implantação de 6,6Km de corredor preferencial para transporte público no modelo BRS ao longo das Ruas Emílio de Menezes e Vital Brasil, possibilitando ligação do Terminal do Conjunto Ceará ao corredor expresso José Bastos / Augusto dos Anjos e Perimetral, beneficiando os bairros Conjunto Ceará, Granja Portugal e Bom Sucesso. Estão previstas no projeto a reforma do Terminal Conjunto Ceará e a implantação de duas faixas de tráfego em sentido único, com faixa preferencial para o transporte público à direita, junto ao passeio lateral, onde serão implantadas as estações de embarque e desembarque. Com valor de financiamento de R$ 55 milhões, as obras têm previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.
Coronel Carvalho / Castelo Branco
Com investimento de R$ 49 milhões, serão implantados 12,4 km de corredor expresso de ônibus no modelo BRS ao longo das Avenidas Cel. Carvalho, Radialista José Lima Verde e Presidente Castelo Branco. O corredor vai possibilitar a ligação expressa entre o Terminal Antônio Bezerra e a Avenida Alberto Nepomuceno, na zona central da cidade, proporcionando integração com os corredores Perimetral / Juscelino Kubitschek e 1º Anel Expresso. A requalificação das vias componentes deste corredor prevê a implantação de um novo pavimento, recebendo os serviços de drenagem, padronização de calçadas, sinalização, paisagismo e iluminação. Está prevista a implantação de ciclovia na Avenida Presidente Castelo Branco e ciclofaixa na Avenida Cel. Carvalho. No projeto, ainda estão previstas 48 estações de embarque e desembarque, e uma rotatória no encontro da Avenida Pres. Castelo Branco e Rua Adriano Martins. As obras têm previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.
O Transfor
O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) está baseado nos conceitos de coletividade e mobilidade urbana sustentável, além da acessibilidade universal. O Transfor prioriza a implantação de corredores exclusivos para o transporte público. O novo sistema garante rápido embarque através de rampas, além da utilização de ônibus articulados e até biarticulados. Nas vias em que o Transfor atua as calçadas são padronizadas, oferecendo maior conforto, segurança e acessibilidade para os pedestres. Com a implantação do programa, a prefeitura irá diminuir o tempo das viagens, os custos do transporte, o tempo de embarque e desembarque dos passageiros, com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito.
Prefeitura recebe investimento federal para implantação de cinco corredores expressos
O investimento é de cerca de R$ 715 milhões. Os cinco projetos estão sob a responsabilidade do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor)
No âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Pacto da Mobilidade, o Ministério das Cidades assegurou à Prefeitura de Fortaleza, por meio de publicação em Diário Oficial da União, o investimento de cerca de R$ 715 milhões para a implantação de cinco importantes corredores expressos para ônibus na cidade. São eles: BR 116 / Aguanambi, Primeiro Anel Expresso, Perimetral / Juscelino Kubitscheck, Emílio de Menezes / Vital Brasil e Coronel Carvalho / Castelo Branco.
Os cinco projetos, que estão sob a responsabilidade do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), priorizam os usuários do transporte público na capital, que perceberão uma diminuição do tempo de deslocamento com maior conforto e segurança. O secretário de infraestrutura, Samuel Dias, explica os benefícios a serem percebidos pela população. “O ganho na qualidade do serviço vai atrair mais pessoas a utilizarem os ônibus em seus destinos diários, o que resultará num considerável desafogamento do trânsito em geral”, disse Samuel. As obras fazem parte do plano da Prefeitura de Fortaleza de implantação de 130 quilômetros de corredores expressos de ônibus.
BR 116 / Aguanambi
Nesta lista de intervenções, o primeiro corredor a ser implantado é o BR 116 / Aguanambi, com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2015. Entre os serviços na obra, estão a reurbanização das vias com a padronização das calçadas, a implantação de ciclovia compartilhada com passeio, arborização, instalação de estações de ônibus junto ao canteiro central, além de drenagem a pavimentação. Está prevista também a construção de um túnel, ligando a Av. Domingos Olímpio à Av. Antônio Sales, eliminando os semáforos existentes e permitindo o livre acesso às duas avenidas, especificamente naquele trecho. O corredor vai garantir a redução do tempo de viagem dos coletivos, principalmente na Av. Aguanambi, por onde trafegam hoje 58 mil veículos por dia, além de 34 linhas de ônibus. O projeto de implantação do corredor BR-116 / Aguanambi, que tem extensão de 15,2Km, prevê ainda a implantação de corredor expresso de ônibus na BR 116, passarelas, e reforma e ampliação do Terminal de Messejana. As obras contarão com investimentos da ordem de R$ 250 milhões para a sua execução, sendo 50% financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 50% do Governo Federal. O término da obra está previsto para o segundo semestre de 2016.
Primeiro Anel Expresso
Com investimento de R$ 189 milhões, o corredor do Primeiro Anel Expresso de Fortaleza, que tem extensão de 6,8Km, fará a ligação entre o Mucuripe e a Av. Presidente Castelo Branco, na altura da Escola de Aprendizes Marinheiros, criando um arco expresso que contorna a região central da cidade. Trata-se de um importante corredor de transporte que complementará o projeto original da Via Expressa, sendo dividido em dois trechos. O primeiro trecho inicia-se na Avenida Raul Barbosa, seguindo paralelo ao canal da Aerolândia e ao longo das Avenidas Borges de Melo / Aguanambi / Eduardo Girão, chegando à Avenida João Pessoa, perfazendo uma extensão de 4,8Km. O segundo trecho segue da Avenida Bezerra de Menezes, pela Avenida José Bastos, até chegar à Avenida Presidente Castelo Branco, completando 2Km de extensão. O projeto prevê 28 estações de embarque e desembarque, 8 viadutos, 5 túneis, ciclovia e requalificação viária. A obra tem previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.
Perimetral / Juscelino Kubitscheck
Com a implantação do corredor expresso Perimetral / Juscelino Kubitscheck, que terá 20,1 km de extensão, ligando a periferia de Fortaleza de Leste a Oeste pelos terminais Messejana e Antônio Bezerra, será possível a integração dos demais corredores radiais que ligam a periferia ao Centro da cidade. As obras de melhoramento viário abrangem a instalação de 80 estações de embarque e desembarque, 6 túneis, 2 viadutos, ciclovia e requalificação do pavimento e calçadas, proporcionando integração com os seguintes corredores: Antônio Bezerra / Centro; Senador Fernandes Távora / Expedicionários; José Bastos / Augusto dos Anjos; Alberto Craveiro; Paulino Rocha; Via Expressa / Raul Barbosa e Dedé Brasil. Tais intervenções tornarão a Av. Perimetral em uma via expressa, ou seja, sem cruzamentos. A obra terá investimento de R$ 297 milhões. A obra tem previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.
Emílio de Menezes / Vital Brasil
Implantação de 6,6Km de corredor preferencial para transporte público no modelo BRS ao longo das Ruas Emílio de Menezes e Vital Brasil, possibilitando ligação do Terminal do Conjunto Ceará ao corredor expresso José Bastos / Augusto dos Anjos e Perimetral, beneficiando os bairros Conjunto Ceará, Granja Portugal e Bom Sucesso. Estão previstas no projeto a reforma do Terminal Conjunto Ceará e a implantação de duas faixas de tráfego em sentido único, com faixa preferencial para o transporte público à direita, junto ao passeio lateral, onde serão implantadas as estações de embarque e desembarque. Com valor de financiamento de R$ 55 milhões, as obras têm previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.
Coronel Carvalho / Castelo Branco
Com investimento de R$ 49 milhões, serão implantados 12,4 km de corredor expresso de ônibus no modelo BRS ao longo das Avenidas Cel. Carvalho, Radialista José Lima Verde e Presidente Castelo Branco. O corredor vai possibilitar a ligação expressa entre o Terminal Antônio Bezerra e a Avenida Alberto Nepomuceno, na zona central da cidade, proporcionando integração com os corredores Perimetral / Juscelino Kubitschek e 1º Anel Expresso. A requalificação das vias componentes deste corredor prevê a implantação de um novo pavimento, recebendo os serviços de drenagem, padronização de calçadas, sinalização, paisagismo e iluminação. Está prevista a implantação de ciclovia na Avenida Presidente Castelo Branco e ciclofaixa na Avenida Cel. Carvalho. No projeto, ainda estão previstas 48 estações de embarque e desembarque, e uma rotatória no encontro da Avenida Pres. Castelo Branco e Rua Adriano Martins. As obras têm previsão de início no segundo semestre de 2015 e previsão de término no segundo semestre de 2018.
O Transfor
O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) está baseado nos conceitos de coletividade e mobilidade urbana sustentável, além da acessibilidade universal. O Transfor prioriza a implantação de corredores exclusivos para o transporte público. O novo sistema garante rápido embarque através de rampas, além da utilização de ônibus articulados e até biarticulados. Nas vias em que o Transfor atua as calçadas são padronizadas, oferecendo maior conforto, segurança e acessibilidade para os pedestres. Com a implantação do programa, a prefeitura irá diminuir o tempo das viagens, os custos do transporte, o tempo de embarque e desembarque dos passageiros, com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito.