05 de June de 2019 em Gestão

Acervo Digital da Prefeitura de Fortaleza moderniza design e inclui novas funções

Ferramenta disponibiliza mais 17 mil documentos sobre o Município para consulta e download


O Acervo Digital, ferramenta desenvolvida do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), passou recentemente por uma série de mudanças com o intuito de melhorar a navegabilidade e de aperfeiçoar o processo de catalogação dos arquivos. O Acervo disponibiliza à população mais de 17 mil documentos sobre o Município para consulta e download.

Acervo Digital

Conforme destaca Flávia Moraes, gerente da Diretoria do Sistema de Informações (Disin), houve a inclusão de serviços como a busca por autor, o quantitativo por categorias, o Manual de Utilização e a solicitação de pesquisa. Além disso, destaca-se a melhoria no design do site, deixando-o com um aspecto mais limpo, amigável e organizado.

Flávia enfatiza o desenvolvimento e implantação de um novo sistema interno, o “Acervo Admin”, para catalogação e publicação de arquivos no Acervo Digital. “A vantagem é que ele tem ajudado a aperfeiçoar todo o processo de catalogação e publicação além de contribuir para a melhoria na segurança dos dados”, afirma.

O Acervo

O Acervo Digital foi criado no ano de 2015. Tem 17.301 documentos catalogados disponíveis para pesquisa, distribuídos entre oito categorias, 75 fontes e 53 temas. Em constante atualização, tem como objetivo contribuir com a disseminação da informação para pesquisadores, estudantes e a população em geral.

Os conteúdos disponíveis no site do Acervo Digital de Fortaleza são reproduções digitais, provenientes de estudos e pesquisas das pastas municipais da Prefeitura de Fortaleza, bem como estudos e pesquisas de Universidades e diversos órgãos que produzem dados e pesquisas relativos à cidade de Fortaleza nos aspectos econômicos, sociais e histórico, além de obras em domínio público.

Os documentos estão disponibilizados em oito categorias, que são: Cartografia, Iconografia, Planos Diretores, Projetos e Serviços, Estudos e Pesquisas, Leis e Normas, Planos Setoriais e Hemeroteca. Além disso, a população pode conferir, em uma lista constantemente atualizada, quais os documentos mais baixados.

Saiba mais

Os arquivos disponíveis no Acervo Digital estão listados segundo os temas:

Acessibilidade; Ações Preventivas; Aerofotogrametria; Arquitetura e Paisagismo Moderno; Atendimento ao Cidadão; Cadastro Urbano; Centro da Cidade; Cidadania; Comércio; Comportamento Humano; Demografia; Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Urbano; Drenagem Urbana; Ensino e Educação; Esgotamento Sanitário; Espaços Urbanos; Governança de Dados; Governança Urbana; História e Cultura; Imóveis Públicos; Indicadores Sociais; Legislação Estadual; Legislação Municipal; Legislação Urbanística; Medicina e Saúde; Meio Ambiente; Mercado de Trabalho; Mercado Imobiliário; Movimentos Sociais; Patrimônio Histórico; Planejamento Aeroportuário; Planejamento Regional; Planejamento Urbano; Políticas Públicas; Prevenção Primária; Recursos Naturais; Relações de Gênero; Religião; Requalificação Urbana; Resíduos Sólidos; Saneamento Básico; Segurança Pública; Serviço Público; Setores Censitários; Sistema Viário; Socioeconomia; Tecnologia da Informação e Comunicação; Telecomunicações; Trabalho Informal; Transporte e Trânsito; Turismo; e Violência.

Acervo Digital da Prefeitura de Fortaleza moderniza design e inclui novas funções

Ferramenta disponibiliza mais 17 mil documentos sobre o Município para consulta e download

O Acervo Digital, ferramenta desenvolvida do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), passou recentemente por uma série de mudanças com o intuito de melhorar a navegabilidade e de aperfeiçoar o processo de catalogação dos arquivos. O Acervo disponibiliza à população mais de 17 mil documentos sobre o Município para consulta e download.

Acervo Digital

Conforme destaca Flávia Moraes, gerente da Diretoria do Sistema de Informações (Disin), houve a inclusão de serviços como a busca por autor, o quantitativo por categorias, o Manual de Utilização e a solicitação de pesquisa. Além disso, destaca-se a melhoria no design do site, deixando-o com um aspecto mais limpo, amigável e organizado.

Flávia enfatiza o desenvolvimento e implantação de um novo sistema interno, o “Acervo Admin”, para catalogação e publicação de arquivos no Acervo Digital. “A vantagem é que ele tem ajudado a aperfeiçoar todo o processo de catalogação e publicação além de contribuir para a melhoria na segurança dos dados”, afirma.

O Acervo

O Acervo Digital foi criado no ano de 2015. Tem 17.301 documentos catalogados disponíveis para pesquisa, distribuídos entre oito categorias, 75 fontes e 53 temas. Em constante atualização, tem como objetivo contribuir com a disseminação da informação para pesquisadores, estudantes e a população em geral.

Os conteúdos disponíveis no site do Acervo Digital de Fortaleza são reproduções digitais, provenientes de estudos e pesquisas das pastas municipais da Prefeitura de Fortaleza, bem como estudos e pesquisas de Universidades e diversos órgãos que produzem dados e pesquisas relativos à cidade de Fortaleza nos aspectos econômicos, sociais e histórico, além de obras em domínio público.

Os documentos estão disponibilizados em oito categorias, que são: Cartografia, Iconografia, Planos Diretores, Projetos e Serviços, Estudos e Pesquisas, Leis e Normas, Planos Setoriais e Hemeroteca. Além disso, a população pode conferir, em uma lista constantemente atualizada, quais os documentos mais baixados.

Saiba mais

Os arquivos disponíveis no Acervo Digital estão listados segundo os temas:

Acessibilidade; Ações Preventivas; Aerofotogrametria; Arquitetura e Paisagismo Moderno; Atendimento ao Cidadão; Cadastro Urbano; Centro da Cidade; Cidadania; Comércio; Comportamento Humano; Demografia; Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Urbano; Drenagem Urbana; Ensino e Educação; Esgotamento Sanitário; Espaços Urbanos; Governança de Dados; Governança Urbana; História e Cultura; Imóveis Públicos; Indicadores Sociais; Legislação Estadual; Legislação Municipal; Legislação Urbanística; Medicina e Saúde; Meio Ambiente; Mercado de Trabalho; Mercado Imobiliário; Movimentos Sociais; Patrimônio Histórico; Planejamento Aeroportuário; Planejamento Regional; Planejamento Urbano; Políticas Públicas; Prevenção Primária; Recursos Naturais; Relações de Gênero; Religião; Requalificação Urbana; Resíduos Sólidos; Saneamento Básico; Segurança Pública; Serviço Público; Setores Censitários; Sistema Viário; Socioeconomia; Tecnologia da Informação e Comunicação; Telecomunicações; Trabalho Informal; Transporte e Trânsito; Turismo; e Violência.